Famalicão: Plantel regressa nos primeiros dias de julho para preparar candidatura europeia

O plantel do FC Famalicão inicia os trabalhos de preparação para a época desportiva nos primeiros dias de julho (1 ou 2), com um plantel não muito diferente do da época passada que continua sob a orientação técnica de Hugo Oliveira. O treinador, na sua estreia nesta condição, chegou em dezembro passado, levando a equipa ao segundo melhor registo na I Liga, desde que o clube chegou ao principal campeonato nacional.

Do grupo que vai apresentar-se o presidente da SAD fala «em ajustes». Miguel Ribeiro, em recentes declarações no decurso do Congresso de Dirigentes da ANDIF, que decorreu em Matosinhos, confere que, «pela primeira vez nos últimos anos, o Famalicão vai fazer ajustes e não refazer o plantel. Daí o nosso otimismo para a próxima época, porque uma das grandes mais valias para quem trabalha é poder manter o máximo possível de jogadores. Isto é verdadeiramente importante», considerou.

E o otimismo de que fala passa por chegar à Europa. «O Famalicão é um candidato efetivo às competições europeias», atirou o dirigente, assinalando que «quem está há cinco épocas no top oito, está, efetivamente, a bater à porta da Europa. Ainda não conseguiu, mas vai conseguir, tenho a certeza. E espero que seja já na próxima época».

De volta ao mercado, Miguel Ribeiro admitiu que não espera «que existam grandes namoros aos nossos atletas, porque a acontecer alguma coisa, será muito rápido». E um dos alvos mais apetecíveis do plantel, Gustavo Sá, pode ficar mais tempo no clube. «É um jogador de muito valor. Tem 20 anos e está há três épocas a titular na 1ª Liga. Sabemos que é um jogador ao qual os principais clubes estão atentos e recordo que tem contrato até 2029, é um dos capitães da equipa e está feliz em Famalicão».

Gustavo Sá está atualmente ao serviço da Seleção nacional que vai disputar o Campeonato da Europa sub-21, pelo que uma eventual decisão sobre a sua saída só deverá ser equacionada pela SAD após a competição.

Recorde-se que também Rodrigo Pinheiro e Mathias de Amorim estão na Seleção, fazendo do Famalicão, a par do Sporting, o clube com mais jogadores ao serviço do selecionador Rui Jorge.

13 Comments

  1. Antonio Lopes as obras no estádio pararam porque iam fazer uma cidade desportiva em 2008… pode ser que o projecto saia da gaveta…

  2. Muito bem Miguel Ribeiro 👏🏻👏🏻👏🏻, partilho consigo o mesmo sonho que é ver o meu Futebol Clube de Famalicãoa jogar na Europa, e ser ambicioso é um grande passo para alcançar o sucesso.
    Só acho que não havia necessidade nenhuma em vir para a comunicação social anunciar que vai jogar para atingir o patamar Europeu, numa altura em que mal acabou a época e sinceramente não sei qual a vantagem de revelar publicamente o objetivo que queremos alcançar e por isso sabemos bem que quem assume antes do tempo um objetivo tão ambicioso como este, só tem duas hipóteses…
    Ou está muito bem preparado a todos os níveis, nomeadamente financeiro e desportivo com jogadores de classe acima da média, ou então está fora da realidade do futebol português.
    Espero sinceramente estar enganado e que alcancemos o tão desejado lugar europeu.

  3. Rui Manuel tens de ir para lá tu dragão, a coisa ficava resolvida. O estádio é Municipal mas querem que seja a SAD/clube a resolver, que se fod*m as leis.

  4. Assim seja na próxima época .desejamos todos crescer juntos por este emblema

  5. Isso também é uma verdade. Mas não podem estar á espera que seja alguém a fazer, a Direção da Sad, como empresa que é, deve organizarem a sua contabilidade de forma de dar saída ao seus compromissos.

  6. É uma brincadeira está treta do FC Famalicão.

    Um clube cheio de promessa da Europa desde a última subida.
    Pura treta do Dr. da SAD.

    Um estádio á imagem do clube.
    Pura treta do dito DR.

    Uma política de SAD virada somente para os negócios accionistas.

    Uma SAD sem um estádio para competir, sem condições dignas para receber adeptos.

    Que pretendem vender?

  7. Como vamos para a Europa, se não temos estádio?
    Já vi clubes com grandes expetativas no princípio das épocas, e, no fim quase que descem de divisão. Espero e desejo o melhor para o FAMA.

Deixe um comentário

Famalicão: Tiago Pereira salta para a final do triplo salto nos Europeus de Atletismo

Ao final da manhã deste sábado, na Noruega, o famalicense conseguiu 16.05 no triplo salto e reservou um lugar na final dos europeus de atletismo sub-23, que se disputam até este domingo.

A marca alcançada por Tiago Pereira é um novo recorde pessoal.

O atleta, em representação de Portugal, já tinha participado no salto em comprimento, terminando em 20.º lugar, com 7,30 metros.

Famalicão: GD Joane vai encarar cada partida na pró nacional como uma final

O Grupo Desportivo de Joane avança para a nova época desportiva com uma “revolução” dentro de portas. Da época passada (Campeonato de Portugal) ficaram 10 jogadores e para a nova temporada (pró nacional da AF Braga) já foram contratados oito atletas, aguardando-se mais alguns reforços para atacar um dos campeonatos «mais competitivos das últimas épocas». É esta a opinião do treinador, também ele novo no clube (José Manuel Teixeira), que é partilhada por Nuno Oliveira, o diretor desportivo.

O plantel apresentou-se na manhã deste sábado para preparar a participação na principal prova da AF Braga. O desafio «é olhar para cada jogo como uma final. Estamos ainda numa fase muito embrionária e não vou, agora, anunciar objetivos, porque esse seria o maior erro», avisa José Manuel Teixeira.

O treinador reconhece as dificuldades que aí vêm. «Há quem diga, e com razão, que estamos num minicampeonato de Portugal, com equipas muito apetrechadas», mas vai avisando que «dentro daquilo é a história do Joane vamos construir uma equipa competitiva. Nesta fase temos que perceber que há uma restruturação muito grande e, doravante, há que assimilar processos e conceitos. O que vamos pedir aos jogadores é que sejam o reflexo de um clube que tem uma alma imensa. E pedimos aos adeptos que nos ajudem a alavancar aqueles que são os nossos objetivos. Seremos aplicados e ponderados, sempre na luta e nunca abdicando de um lugar cimeiro na classificação».

Do plantel e do que falta para fechar, José Manuel Teixeira fala de «critério» nas escolhas. «Estamos a tentar contratar bem. Fomos buscar jogadores talentosos que vão mostrar que têm competências para jogar nesta divisão».

O diretor desportivo, Nuno Oliveira, refere que o clube está no “mercado” para contratar mais dois reforços e que vai olhar para a formação para fechar o grupo de trabalho para 25/26.

Sobre objetivos, não esconde que a grandeza do Joane «obriga-nos a olhar para a competição de forma muito positiva, sabendo que será um campeonato muito difícil. Estamos esperançados em fazer um bom trabalho», porque «o nosso compromisso é olhar para os lugares cimeiros da tabela. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer e temos que estar unidos naqueles que são os nossos objetivos. Vamos ser competitivos a cada jogo e nada adianta olhar para a frente, porque o caminho é para se fazer a cada partida».

Carlos Dias (ex-S. Cristóvão), Ricardo Ferreira (ex-Arões), Pedro Pacheco (ex-Ronfe), Maga (ex-Vilarinho), André Alves, Carlitos, Lousada e Carlos Durães (todos ex-Torcatense) são, para já, os reforços.

Da época passada continuam Ferreira, Diogo Ribeiro, João Ferreira, Pinto, Vitinha, Barreto, Miguel Silva, Barbosa, Rui Jorge e Correia (ex-júnior).

José Manuel Teixeira é líder da equipa técnica, que tem como adjuntos Miguel Ricardo Faria, Ismael Sousa e Pedro Miguel Carvalho (treinador de guarda-redes).

Sábado e domingo com previsão de chuva

A chuva parece estar de regresso este fim de semana, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo a informação disponível, os primeiros aguaceiros deverão começar a cair na região na noite deste sábado, mantendo-se até, pelo menos, ao início da tarde deste domingo.

As temperaturas na região não vão ultrapassar os 23 graus.

Famalicão: Gabriel Maia deixa Europeus na meia-final

O atleta famalicense terminou a sua participação nos Europeus sub-23 de atletismo com o décimo terceiro lugar nas meias-finais dos 200 metros.

Gabriel Maia correu na manhã deste sábado e fez a prova em 21.13 segundos.

Recorde-se que também correu nos 100 metros, onde checou às meias-finais. Os Europeus de Atletismo sub-23 estão a decorrer, desde a passada quinta-feira, na Noruega.

Bombeiros apelam ao respeito pelas zonas de socorro

Os Bombeiros de Famalicão deixaram um apelo à comunidade após uma ocorrência registada na noite desta sexta-feira, na freguesia de Antas, num claro alerta para a necessidade de respeitar as zonas de intervenção durante as operações de socorro.

Durante as operações de socorro, é essencial que a população colabore e respeite as orientações das equipas de emergência

A corporação denunciou a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos pedidos feitos no momento.

Infelizmente, nesta ocorrência, verificámos a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos nossos insistentes pedidos para que se mantivessem afastados

Segundo os Bombeiros, situações como esta “dificultam o trabalho dos operacionais, colocando em risco a segurança de todos e comprometendo a eficácia do socorro”.

No final da nota, deixaram um apelo claro:

Contamos com o bom senso e colaboração de todos. O respeito pelas zonas de intervenção é um ato de cidadania e pode fazer a diferença na vida de alguém

Famalicão: Homem em estado grave após queda de 15 metros em Antas

Um homem de 62 anos sofreu esta sexta-feira uma queda de aproximadamente 15 metros, a partir de um prédio situado na Avenida José Freitas Dias, na freguesia de Antas, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado pelas 20h41, tendo sido mobilizados para o local dois veículos e quatro operacionais dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. A PSP também compareceu na ocorrência e está a averiguar o que poderá ter originado a queda, cuja causa permanece por apurar.

Sem identificação no momento do socorro, a vítima foi assistida no local e transportada em estado grave para o Hospital de Famalicão.