
Concelho
Famalicão: Poda das árvores vão condicionar circulação automóvel na Av. dos Descobrimentos

Arnoso Santa Maria está em festa a partir desta sexta-feira e até domingo. A Festa do Senhor arranca com a celebração de uma eucaristia, seguindo-se um momento de animação musical com cantares ao desafio.
No sábado o destaque vai para a atuação do grupo “Toka & Dança” que antecede a sessão de fogo de artifício, agendada para as 00h00.
No último dia, domingo, pela manhã há eucaristia em honra do Santíssimo Sacramento e da parte da tarde a procissão com a Banda de Arnoso.
O Presidente da Junta de Joane recorreu às redes sociais para reportar mais um episódio de falta de civismo relacionado com o lixo.
Segundo António Oliveira, é recorrente o uso do espaço em redor aos ecopontos para depositar lixo não doméstico e, por isso, incompatível para a recolha pela empresa responsável pelo tratamento dos resíduos.
O autarca utilizou uma imagem recolhida junto ao ecoponto da zona da ilha para ilustrar o problema.
António Oliveira apela, uma vez mais, para o uso adequado dos ecopontos.
No mês em que se celebra a Semana Europeia do Desporto e integrado no Beactive Night em Família, Vila Nova de Famalicão recebe, na noite do dia 24 de setembro, uma corrida/caminhada de 5km, em simultâneo com igual iniciativa que decorre no Jamor.
A prova realiza-se a partir das 21 horas, no Parque da Devesa, com partida e chegada no parque de estacionamento do Citeve.
Inscrições gratuitas até 21 de setembro no site da Runporto.
«Verde Melão» é o nome da iniciativa que celebra dois emblemáticos produtos da região: o vinho verde e o melão casca de carvalho. De 19 a 21 de agosto, a Praça – Mercado Municipal de Famalicão recebe perto de uma dezena de produtores, numa festa que inclui um dia dedicado ao emigrante famalicense.
Promovido pelo Município de Famalicão, «Verde Melão» conta com a presença de três produtores de melão casca de carvalho do concelho – Aires Mesquita, Augusto Martins e Joaquim Gonçalves -, um produto de características únicas muito dependente das condições climatéricas e da existência de um microclima favorável que só existe entre o Minho e Douro Litoral.
O certame contará ainda com três produtores de vinho – Casa Agrícola de Compostela, Vinhos Castro e Frutivinhos -, bem como produtores de fumeiro – Fumeiro do Fernando, Fumeiro Rosa Mendes e Talho Divino Salvador – do concelho.
Para além da venda e degustação dos produtos típicos da região, a iniciativa prevê ainda a realização do showcooking «Ideias de utilização do melão casca de carvalho e harmonizações», a cargo do Chef residente da Praça, Álvaro Costa, no sábado, dia 20, a partir das 16h00.
O segundo dia do certame é dedicado à comunidade emigrante que por esta altura do ano está de regresso às origens e com muita vontade de voltar a saborear os produtos da terra. A Festa do Emigrante acontece no sábado à tarde, com um momento de boas-vindas e sessão de networking.
Também não vai faltar animação musical no «Verde Melão», com o concerto de Maria do Sameiro, no dia 19, e de Costinha, no dia 21, ambos com início pelas 18h00, e DJ Sets nos dias 19 e 20 de agosto, a partir das 21h00.
Potenciar e valorizar os produtos tradicionais do concelho e da região junto dos famalicenses e da comunidade emigrante é o grande objetivo da iniciativa «Verde Melão», promovido pelos pelouros do Turismo e Relações Internacionais do Município de Vila Nova de Famalicão.
Mais informações e toda a programação em www.famalicao.pt .
A nova via estruturante do Parque Empresarial Terra Negra, que abrange as freguesias de Ribeirão e Lousado, já se encontra aberta à circulação de veículos em toda a sua extensão. Com perto de dois quilómetros, a Rua de Montoito liga a rotunda de Santana, em Ribeirão, na Estrada Nacional 14, e o Loteamento Industrial da Carvalhosa, na freguesia de Lousado, até ao entroncamento com a Estrada Municipal 508/1, tendo resultado de um investimento municipal superior a um milhão de euros.
O obra resultou de uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a empresa multinacional Continental Mabor, que beneficiou um dos mais importantes polos industriais do Norte do país, onde pontuam empresas como a Continental, a Leica e a Rsteel, entre muitas outras, e faz parte do processo de melhoria de acessibilidades para a zona industrial, incluído no processo de criação de alternativas à Nacional 14, entre Famalicão, Trofa e Maia, e para a zona residencial de Lousado.
A primeira fase da obra do novo troço viário – desde a rotunda de Santana até à zona industrial onde está implantada a Continental Mabor – foram executados pelo Município de Famalicão, sendo que o restante arruamento ficou a cargo da multinacional, estando atualmente em curso trabalhos de colocação de marcas rodoviárias, passeios e iluminação pública.
A empreitada inclui ainda a criação de um acesso público entre a Rua da Circulação e a Rua de Montoito, que ainda não está concluído, através de um viaduto que existe no local e que passou para o domínio público por acordo concretizado no início deste mês entre o Município e a Continental Mabor.
“Foi dado um passo importante no que refere à melhoria da gestão rodoviária a sul do concelho” destaca o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, demonstrando-se ciente da importância deste troço. “É uma nova estrada, segura e eficiente, que permitirá às empresas crescer ainda mais, sem prejuízo para os que residem nesta parte do concelho”, acrescenta.