A freguesia de Vermoim já dispõe de um capsulão onde pode depositar cápsulas de café usadas (em alumínio ou plástico). O equipamento está instalado na Avenida de Vila Mende e faz parte de rede municipal que já contempla 50 locais para o efeito.
Esta estratégia municipal de recolha e valorização deste tipo de resíduos arrancou no final do ano passado e, até ao momento, os famalicenses já depositaram mais de 13 toneladas de cápsulas de café.
O plástico e alumínio das cápsulas são reciclados e as borras e filtros vão para compostagem.
Os famalicenses que queiram reciclar estes materiais devem inserir as cápsulas de café usadas num saco de plástico fechado, dirigir-se a um dos capsulões disponíveis em todo concelho e depositá-lo dentro do equipamento. A localização de todos os capsulões pode ser consultada em www.famalicao.pt/recolha-de-capsulas-de-cafe
Recorde-se que a implementação deste projeto surgiu do protocolo celebrado entre o município de Vila Nova de Famalicão, a AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, e as empresas Nestlé, Delta Cafés, Massimo Zanetti, Newcoffee, JVM, José Maria Vieira e UCC Coffee, – comercializadoras de café em cápsula para consumo doméstico em Portugal.