
Segundo informações recolhidas por CIDADE HOJE, a iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Famalicão – Porto de Encontro – vai manter-se apenas no interior dos bares e restaurantes aderentes, em cumprimento das regras determinadas pela Direção-Geral da Saúde para o funcionamento dos mesmos no atual contexto de pandemia, mas não na rua.
Contactado o presidente da ACIF, Fernando Xavier Ferreira assumiu esta decisão de manter o “Famalicão, Porto de Encontro” indoor, «porque todos os espaços cumprem as regras de saúde», mas deu nota que a associação não apoia, nem promove o ajuntamento público na rua, no dia 24 de dezembro, como é tradição. O dirigente empresarial explica que o agravamento da pandemia concorre para esta tomada de posição «e que a saúde é um bem primeiro, que todos devemos preservar e proteger».
No último boletim da DGS, sobre a situação pandémica em cada concelho, emitido na passada sexta-feira, Famalicão registava 423 casos por cem mil habitantes. Aliás, a incidência de casos em Vila Nova de Famalicão tem vindo a aumentar há quatro semanas consecutivas.
Aderiram à iniciativa “Coma a rabanada, oferecemos o Porto” 37 restaurantes e 9 bares. Recorde-se que “Famalicão, Porto de Encontro” é uma iniciativa que junta largas centenas de pessoas à porta dos bares, para na véspera de Natal conviverem e brindarem à amizade.