Famalicão: «Portugal não pode estar condenado a ser um país de baixos salários»

Hugo Soares defendeu, esta quarta-feira, um choque fiscal e administrativo para «libertar as empresas e as pessoas de um verdadeiro garrote que prejudica o desenvolvimento económico e os rendimentos das famílias». A posição do cabeça de lista da Aliança Democrática no distrito de Braga foi assumida após um périplo por empresas, entre as quais a Caixiave, na freguesia de Ribeirão.

Acompanhado por uma comitiva que integrou outros candidatos a deputados, entre os quais o famalicense Jorge Paulo Oliveira, que é quarto da lista, o também secretário-geral do PSD reiterou o compromisso da AD reduzir «os impostos sobre o trabalho e investimento», mas com «responsabilidade e equilíbrio orçamental. Portugal não pode estar condenado a ser um país de baixos salários», afirmou.

Hugo Soares reafirmou que «é preciso libertar recursos às empresas e ao próprio Estado e instituições, para que se baixe os custos de atividade, sobretudo na burocracia e na carga fiscal, para que se possa pagar melhores salários e promover mais investimento».

«Portugal tem que ter as pessoas a poder viver melhor», disse, ainda, Hugo Soares. Além da melhoria progressiva do salário mínimo, «que nunca pode ser posta em causa, temos de garantir salários e rendimentos mais elevados para todos», por «oposição ao Partido Socialista que defende uma sociedade de baixos salários e dependente do Estado».

A Aliança Democrática propõe a redução do IRS para todos, com redução das taxas, especialmente para a classe média a fixação de um teto máximo de 15% no IRS para os jovens até aos 35 anos. Para o IRC propõe uma redução gradual para 15% em 2 pontos percentuais ao ano. O objetivo, segundo a AD, é garantir um crescimento do PIB próximo de 3,5% no final desta legislatura e 4% na próxima.

3 Comments

  1. Quem é o governo , retira parte da reforma a pessoas de baixos recursos ????? . Qual a cor política dos empregadores nacionais …… Por isso é que , OS PORTUGUESES VIVEM MUITO MAL ..

  2. Não dá para entender, um partido que não quer aomentar os salários porque as empresas não podem mais, na campanha diz o contrário??

Deixe um comentário

Famalicão: Aranda eleito o terceiro melhor avançado de fevereiro

Óscar Aranda foi considerado o terceiro melhor avançado da Liga Portugal Betclic no passado mês de fevereiro. O avançado espanhol recolheu 10,26% dos votos dos treinadores, num reconhecimento do bom momento de forma que está a atravessar.

Durante o mês passado, Óscar Aranda marcou na receção ao Moreirense e fez uma assistência para Václav Sejk na deslocação a Barcelos, em partida contra o Gil Vicente Futebol Clube. Acrescem as boas exibições e o que acrescenta ao coletivo famalicense, particularmente em zonas mais ofensivas.

Famalicão: Incêndio florestal de grandes dimensões na freguesia de Esmeriz

A tarde desta quarta-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões, numa zona florestal da freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o alerta para as chamas foi dado às 14h20.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses.

O combate às chamas está a ser complicado devido ao vento forte que se faz sentir, no entanto, não há zonas habitacionais ou industriais em risco.

Famalicão: Jorge Reis-Sá vence Prémio Fundação Inês de Castro

“Prado do Repouso”, uma antologia poética que oferece uma visão alargada do percurso literário do escritor famalicense, recolheu a preferência do júri do Prémio Fundação Inês de Castro.

Publicada no ano passado, pela editora A Casa dos Ceifeiros, do próprio escritor, no “Prado do Repouso” constam 25 anos de poesia de Jorge Reis-Sá, numa obra que reflete a sua evolução.

O presidente do júri, José Carlos Seabra Pereira, considerou que «a polifacetada intervenção cultural de Jorge Reis-Sá culmina na sua multifacetada criação literária de confronto com as situações-limite propiciadas pelas novas tecnologias e com vidas de rotina e perda, mas também do sentido da sobrevida, da busca de resgate na memória afetiva e no mistério do amor infindo».

A cerimónia de entrega de prémios desta iniciativa que distingue obras de prosa ou poesia escritas em língua portuguesa, realiza-se no 29 de março, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Pel´ A Casa dos Ceifeiros, projeto criado em 2017, já foram publicados mais de uma dezena de livros, metade dos quais da sua autoria, tendo vencido, em 2023, a primeira edição do Grande Prémio de Conto Branquinho da Fonseca, da Associação Portuguesa de Escritores, com o livro “A hipótese de Gaia”.

Nascido em 1977 em Vila Nova de Famalicão, Jorge Reis-Sá licenciou-se em Biologia e fundou em 1999 as Quasi Edições, que editou até 2009, sendo atualmente, além de editor, consultor de várias instituições e editoras, bem como colaborador em algumas revistas.

Estreou-se na literatura em 1999 e tem publicado poesia, contos, crónicas e romances, tendo-se dedicado nos últimos anos também à literatura infantil e juvenil. Apresenta atualmente o programa “Mil Vezes Camões” na RTP3. Em preparação está “Mil Vezes Camilo”. «Honrado» e «responsabilizado» em poder falar de Camilo nos 200 anos do nascimento do romancista de Seide S. Miguel, Jorge Reis-Sá já conta como convidados Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis e Afonso Reis Cabral, Francisco José Viegas, Isabel Pires de Lima, Ivo Castro e Cristina Sobral, Joana Matos Frias e Rui Lage, José Viale Moutinho, Mário Cláudio, Pedro Mexia, Sérgio Guimarães Sousa.

Trofa: Diogo Piçarra, Plutónio e Nenny no Festival da Juventude

Já foram revelados os primeiros nomes do Festival da Juventude da Trofa (Belive).

O evento acontece de 24 a 26 de julho, no recinto do Mercado / Feira da Trofa.

No primeiro dia, às 22h30, atua Diogo Piçarra. Seguindo-se, dia 25, Plutónio às 23h00 e Nenny fecha o festival, no dia 26, com espetáculo marcado para as 23h00.

Todos os concertos são de entrada livre. O Belive é uma organização da Câmara Municipal da Trofa, em parceria com a Junta de Freguesia de Bougado.

Famalicão: Feira do Livro Solidária de Delães cancelada

A Feira do Livro Solidária, marcada para o próximo sábado, em Delães, foi cancelada.
Esta iniciativa da Conferência Vicentina não se realiza devido à previsão de mau tempo, situação que poderia comprometer o conforto dos participantes e visitantes neste certame.
Com esta atividade, a organização pretende angariar fundos para a compra de bens alimentares para ajudar quem mais precisa.

Famalicão: Escola D. Maria II leva alunos à Assembleia da República

Os alunos do Clube Europeu da Escola D. Maria II visitaram a Assembleia da República, no dia 7 de março. Uma visita no âmbito do tema ao concurso nacional da Rede dos Clubes Europeus da DGE.

Nesse dia, a Assembleia da República reunia-se em sessão solene para evocar o cinquentenário da universalização do Direito das Mulheres ao Voto em Portugal. Os alunos, sentados nas galerias, tiveram oportunidade de assistir aos discursos das deputadas de cada partido com representação parlamentar. Terminadas as intervenções, usou da palavra o presidente da Assembleia da República​, José Pedro Aguiar-Branco, a que se seguiu a interpretação do Hino Nacional, pela banda da Guarda Nacional Republicana.

Encerrada a sessão, foram recebidos pelo deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira, que os acompanhou numa visita. Sentados nas bancadas dos diferentes grupos parlamentares, ouviram as informações relativas ao funcionamento deste órgão legislativo; depois exploraram os principais espaços do Palácio de S. Bento, aprendendo sobre a história e a função do parlamento e do seu edifício.

Segundo a direção da Escola, esta experiência proporcionou aos estudantes um contacto direto com o funcionamento do principal órgão legislativo do país; incentivou-os à reflexão sobre a importância da participação cívica e democrática na sociedade, com o principal foco no papel das mulheres como garante de uma sociedade inclusiva.

Os responsáveis acreditam, por isso, que esta experiência enriqueceu o conhecimento dos alunos, consolidando as aprendizagens obtidas nas aulas e ampliando os seus horizontes culturais. Um contributo para o tratamento do tema a concurso nos Clubes Europeus deste ano letivo: “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade”.