Famalicão: “Presidência de Proximidade” leva Mário Passos às obras de construção da USF de S. Miguel-o-Anjo

Na visita, esta terça-feira, à União de Freguesias de Famalicão e Calendário, o presidente da Câmara Municipal sublinhou que estas localidades «são o exemplo do que estamos a fazer em todo o concelho, com um investimento sustentado e com impacto da população». Declaração proferida depois da passagem pelas obras de construção da Unidade de Saúde Familiar de S. Miguel-o-Anjo, um investimento comparticipado pelo PRR, superior a 2,1 milhões de euros.

Esta valência, que começou a ser construída em setembro do ano passado, fica integrada no futuro Parque do Pelhe. Trata-se de uma mancha verde de cerca de 8 hectares, junto ao rio com o mesmo nome. O concurso público para esta intervenção tem um preço-base de 2.8 milhões de euros e um prazo de execução de 270 dias. Será um espaço apto para a realização de múltiplas atividades, desde desportivas, lúdicas e lazer.

Mário Passos esteve, também, na Bruma, marca no mercado há mais de 70 anos, referência na criação de torneiras que equilibram eficiência e design, refletida em mais de 25 coleções de produtos com clientes em todo o mundo. Mas, o roteiro ‘Presidência de Proximidade’ começou com a visita e almoço na EB 2,3 Júlio Brandão, numa comunhão entre a autarquia e o ensino saudada pelo coordenador da escola. «Esta interligação entre a autarquia e as escolas é importante, para melhor conhecer a comunidade educativa», referiu Fedro Guimarães.

O autarca visitou as obras na rotunda na Avenida dos Descobrimentos, a conclusão da pavimentação da Rua S. Miguel-o-Anjo e a antiga escola de Meães onde está o projeto artístico e cultural The Village. Trata-se de um estúdio dedicado à produção artística para músicos e artistas famalicenses, sob a direção de André Silvestre.

Na reunião com o movimento associativo, «dos quais levamos sempre ideias e formas para concretizar projetos e estreitar colaborações», Mário Passos encontrou instituições históricas como o Famalicense Atlético Clube, Clube de Rugby, Banda de Música de Famalicão, Rancho da Casa do Povo de Calendário ou a ACAFADO.

No final, Estela Veloso, presidente da União de Freguesias, notou que «é muito importante sentirmo-nos apoiados enquanto presidentes de Junta e, nestas visitas, mostrar as nossas preocupações, que são as da população, discutindo as melhores soluções para as solicitações que nos chegam no dia-a-dia».

O roteiro ‘Presidência de Proximidade’ segue na próxima semana com visita à freguesia de Lousado.

5 Comments

  1. O Sr Presidente da câmara municipal de Famalicão faz o que tem a fazer como presidente da câmara.Claro está que deve ir ver as obras em curso no terreno.Não e por este ano haver eleições que o faz porque as eleições estão ganhas por natureza e não precisa de fazer campanha mas sim ir ver as abras do conselho em andamento

  2. Começa a intrujice,durante o mandato é assobiar para o lado agora é que aparece o falso intresse pelos famalicenses

Deixe um comentário

Famalicão: Construção definitiva da rotunda na Bernardino Machado começa na próxima semana

A rotunda provisória, instalada na Avenida Marechal Humberto Delgado para facilitar o acesso dos automobilistas à nova Estação Rodoviária de Famalicão, bem como a outros equipamentos das proximidades – Parque da Devesa e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) – passa a definitiva e a construção começa na próxima semana. O início das obras foi anunciado por Mário Passos, no decurso da reunião da Câmara Municipal, realizada esta quinta-feira. A estrutura será ornamentada com uma conjugação de luz e água, numa obra que o autarca considera que vai causar um forte impacto visual.

A construção, no entroncamento da Avenida Marechal Humberto Delgado com a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro, permite viragens para a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro pelos dois sentidos da Avenida Marechal Humberto Delgado e viragem à esquerda para a Avenida por parte dos automobilistas que circulam pela Alameda, algo que até agora não era possível. Durante mais de um ano o Município testou esta solução provisória e agora avança para a construção definitiva da rotunda.

Com duas vias em cada sentido, a Avenida Marechal Humberto Delgado tem uma extensão de cerca de 950 metros, iniciando-se a Norte, à saída do túnel da Rotunda Bernardino Machado, e terminando a Sul na Rotunda da Paz. É um troço integrante da Estrada Nacional 14 que, após a construção da Variante Nascente, passou a ser de domínio municipal.

Famalicão: ‘Pensar 2025’ debateu a Juventude, Associativismo e Desporto

O Café-Concerto da Casa das Artes foi o local escolhido para a mais recente edição do Pensar 2025, moderada por Eduardo Oliveira, presidente da Concelhia do PS de Famalicão e candidato à Presidência da Câmara Municipal, numa sessão dedicada à “Juventude, Associativismo e Desporto”.

Foram vários os intervenientes, sendo eles, Sofia Pereira, secretária-geral da Juventude Socialista, Ana Luísa Campos e Adriana Martins, representantes da Pastoral Juvenil de Famalicão, Abraão Costa, presidente da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência, Márcio Sousa, presidente da AFSA, Sara Gomes, presidente da PASEC, Luís Miranda, presidente da JS de Famalicão, Rui Carvalho, presidente do Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa e Ivo Sá Machado, responsável pelo programa autárquico.

Com o objetivo de apoiar associações ao nível da formação, informação e apoio a possíveis candidaturas de financiamento a fundos europeus, Abraão Costa defendeu a criação de uma incubadora do associativismo. Já Rui Carvalho referiu a necessidade de implementar incentivos locais para o associativismo.

O ciclo “Pensar 2025”, promovido pelo PS de Famalicão, voltou a envolver a comunidade famalicense numa reflexão conjunta acerca das melhores soluções para o concelho. Os encontros, que se realizam uma vez por mês, já tem a próxima sessão agendada para 8 de abril com a temática da habitação.

Famalicão: Comunhão Pascal dos BV Famalicenses é a 6 de abril

A tradicional Comunhão Pascal da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Famalicenses está marcada para o dia 6 de abril. Trata-se de um momento de convívio e celebração entre a direção, comando e corpo de bombeiros, para o qual são convidadas várias entidades.

O programa abre com a formatura geral, às 7h45, seguindo-se, às 8h15, o hastear das bandeiras. Às 9 horas, na Antiga Matriz, é celebrada a eucaristia, finda a qual o corpo de bombeiros sai em desfile até ao Quartel Aníbal Alves Oliveira. Às 10h15, receção às autoridades, seguindo-se a sessão solene com entrega de condecorações e promoções. O almoço decorre a partir das 12 horas.

Famalicão: Feira das Sopas, este sábado, em Cabeçudos

Este sábado, o Agrupamento de Escuteiros 445 de Cabeçudos está a organizar uma Feira das Sopas, a partir das 19h30, no Salão Paroquial da freguesia.

A entrada tem um custo de 5 euros e dá acesso a provar 5 sopas quentinhas. Além disso, haverá ainda comida à disposição como bifanas, panados e pataniscas. Pode também o serviço take-away a partir das 19h00.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento pode contactar a organização do evento através das suas redes sociais.

Famalicão: BE leva petição “Respeito por quem trabalha por turnos» à feira de São José

Na tarde desta quarta-feira, o Bloco de Esquerda contactou com população de Oliveira São Mateus, na feira anual das Festas de São José. Os bloquistas divulgaram a petição “Respeito por quem trabalha por turnos” que tem como objetivo levar ao Parlamento o debate para melhorar os direitos e as condições de quem trabalha no regime de turnos.

O BE propõe, por exemplo, subsídio por turnos obrigatório (mínimo 30% do salário base), 24 horas de descanso na mudança de horário de turno e dois fins de semana de descanso, no mínimo, a cada seis semanas de trabalho por turnos. O máximo de 35 horas semanais para quem faz trabalho por turnos ou noturno a e antecipação da idade de reforma em seis meses por cada ano de trabalho por turnos/noturno (até ao limite de 55 anos de idade).

 

Famalicão: Gustavo Sá é o terceiro melhor jovem da Liga

Depois de Lazar Carević ter sido eleito o melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic e Óscar Aranda ser considerado o terceiro melhor avançado – distinções atribuídas pela Liga Portugal referentes ao mês de fevereiro – agora é Gustavo Sá a ver reconhecido os bons desempenhos. O médio foi eleito pelo Sindicato dos Jogadores o terceiro melhor jovem da I Liga, com 12,46% de uma eleição segundo as pontuações dadas pelos três diários desportivos, das escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato e a votação online.

Nos quatro jogos disputados neste período – o jogo com o Boavista Futebol Clube, que se realizou a 31 de janeiro, foi integrado nesta contabilização – Gustavo Sá marcou, precisamente, ao Boavista FC e fez duas assistências nos jogos com Gil Vicente Futebol Clube e Moreirense Futebol Clube.

Recorde-se que o jovem jogador, que anda a ser seguido por vários clubes e já foi avançada a possibilidade do Sporting o contratar no próximo verão, joga esta sexta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, ao serviço da Seleção Nacional sub-21. O jogo de preparação é às 18h30 e a Roménia é o adversário. Rodrigo Pinheiro, outro jovem jogador do FC Famalicão, também está nos convocados para este momento de preparação.