Famalicão: Presidente da Câmara recebe equipas do FAC e Riba d´Ave

Ao final da tarde desta quinta e sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal, recebe as equipas de hóquei em patins do FAC e do Riba d´Ave, formações que garantiram, na época passada, o regresso ao principal escalão da modalidade.

O Famalicense venceu a zona Norte, enquanto que os ribadavenses terminaram a prova no segundo posto.

No salão sobre dos Paços do Concelho, a primeira formação a ser recebida é o FAC, às 18h30, desta quinta-feira. Amanhã, sexta-feira, às 18 horas, é a vez do Riba d´ Ave.

 

Famalicão: Centro de Recolha Animal passa a abrir no primeiro sábado de cada mês

O Centro de Recolha Oficial Animal (CROA) vai passar a estar aberto ao público no primeiro sábado de cada mês. As “Manhãs CROA” arrancam já em fevereiro pelo que, no próximo sábado, o espaço abre portas entre as 10 e as 13 horas para receber todos aqueles que queiram conhecer o espaço e adotar um amigo de quatro patas.

Este novo horário vai servir muitas pessoas «sem horário disponível para visitar o CROA ao longo da semana. Por isso, decidimos avançar com esta alteração no horário de funcionamento para que possam conhecer o nosso espaço e, quem sabe, levar um amigo para casa», avança o vereador responsável pelo pelouro do Bem Estar Animal, Hélder Pereira.

Refira-se que, no ano passado, o CROA de Famalicão registou 511 adoções e mais de 500 esterilizações. O espaço está aberto de segunda a quinta-feira, entre as 10 e as 12h30 e as 14 e as 17 horas; às sextas, das 10h30 às 12h30, e, agora, no primeiro sábado de cada mês, entre as 10h00 e as 13h00.

Mais informações sobre o CROA de Famalicão em www.famalicao.pt, na página oficial de Facebook em https://www.facebook.com/croafamalicao, através do email canilmunicipal@famalicao.pt e dos telefones 252 322 235 e 913 791 535.

 

Famalicão: São dois os feridos na Urbanização das Bétulas

No decurso de uma ocorrência, a PSP desenvolveu, na tarde desta segunda-feira, na Urbanização das Bétulas, junto à estação ferroviária de Famalicão, uma intervenção não programada da qual há a registar dois feridos e não um, como foi avançado, inicialmente, pelo Cidade Hoje. Tudo terá acontecido devido a desavenças entre vizinhos.

Os feridos, sem gravidade, foram transportados ao hospital de Famalicão.

O acesso esteve interdito naquela zona e das buscas realizadas desconhece-se se há detidos ou apreensões.

Foto arquivo

É oficial: FC Famalicão confirma Denilson Júnior

Tal como Cidade Hoje avançou, em primeira mão, Denilson Júnior é reforço do FC Famalicão, com um contrato válido por uma temporada e meia.

O jogador, citado pelo clube, diz que está «muito feliz por ter assinado pelo Futebol Clube de Famalicão» e pelo facto de estar de regresso ao futebol português. «Tenho boas expectativas para este novo desafio na minha carreira. A língua irá ajudar bastante e sei que o plantel é muito acolhedor e unido». No mais, prosseguiu, «podem esperar tudo de mim. Sou um jogador de grupo e estou aqui para ajudar».

O avançado brasileiro, de 27 anos, regressa ao futebol português, tendo já representado o CD Tondela e o FC Paços Ferreira. Na sua carreira destacam-se, ainda, passagens pelo Fluminense, Avaí, São Paulo, Vitória e Atlético Mineiro, clubes pelos quais disputou o Brasileirão.

Denilson Júnior atuou ainda em Espanha, Azerbaijão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

 

Famalicão: Quatro campeões nacionais e 12 medalhas nos nacionais de masters

Nas Caldas da Rainha, de sexta a domingo passado, os nadadores mais “velhos” do Grupo Desportivo de Natação conquistaram quatro títulos nacionais e 12 medalhas. No Nacional de Masters, no primeiro dia de competição, Francisco Zamith venceu os 400 Livres e foi segundo nos 50 Mariposa, enquanto que Christophe Fernandes foi segundo nos 100 Costas. António Matos conseguiu o terceiro lugar nos 50 Mariposa, o mesmo lugar conquistado pela estafeta 4×50 Livres (Christophe Fernandes, Luís Moreira, Flávio Silva e Francisco Zamith.

No sábado, Christophe Fernandes venceu os 100 Estilos, com António Matos a terminar na segunda posição. Francisco Zamith conquistou nova vitória, nos 200 Mariposa, e a estafeta 4×50 Livres foi segunda (Cristina furtado, Francisca Carmo, Marta Jordão e Vanessa Moreira). O último dia da competição registou nova vitória de Zamith, nos 200 Livres e a estafeta 4×50 Estilos foi segunda (Marta Jordão, Cristina Furtado, Vanessa moreira, Francisca Carmo).

O treinador Jorge Maia registou, perante estes desempenhos, que «em Famalicão há qualidade em todos os escalões de competição, desde os mais novos até ao escalão de Masters. Em termos desportivos foi um sucesso absoluto», realçando que estes êxitos «contribuem da melhor forma para cimentar a grandeza de um clube que vive 24 horas a natação e que projeta a marca Famalicão a nível nacional e internacional ao mais alto nível».

Famalicão: Intervenção policial na Urbanização das Bétulas provoca um ferido

Na tarde desta segunda-feira, a PSP desenvolveu uma intervenção na Urbanização das Bétulas, junto à estação ferroviária, da qual terá resultado um ferido.

No decurso desta intervenção, por razões que ainda não foram reveladas pela PSP, o ferido, aparentemente sem gravidade, foi transportado ao hospital de Famalicão.

O acesso esteve interditado naquela zona e das buscas realizadas desconhece-se se há detidos ou apreensões.

 

Famalicão: Deputados do PSD reúnem com Associação de Integração Multicultural

A Associação de Integração Multicultural, que recebeu, esta segunda-feira, a visita de deputados do PSD, assinalou como dificuldades dos imigrantes o atendimento no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e registos centrais do Estado, acesso ao mercado de arrendamento e obtenção de equivalências académicas e profissionais. Jorge Paulo Oliveira e Clara Marques Mendes, deputados social-democratas, reuniram com a associação sediada em Vila Nova de Famalicão, embora com uma abrangência territorial alargada à região e que tem por objetivo ajudar à integração dos imigrantes que escolhem este território para residir e trabalhar.

A comitiva social-democrata, que contou também com a presença de Susana Forte, da Comissão Política do PSD, foi recebida pela presidente da direção, Taciana Flores, e pelo secretário da Assembleia Geral, Alcino Monteiro, que deram a conhecer o trabalho que a instituição desenvolve desde 2020. Foi reportado que o trabalho assenta, sobretudo, no auxilio e ajuda a todos aqueles que nesta região, muito particularmente em Vila Nova de Famalicão, procuram construir os seus projetos de vida, ajuda que se materializa, por exemplo, na legalização, trabalho, alojamento, educação e saúde.

Refira-se que os últimos dados conhecidos dão conta da presença de 2.678 estrangeiros com estatuto legal de residente em Vila Nova Famalicão, distribuídos por 68 nacionalidades. Os cidadãos com origem no Brasil são dominantes (1270), a que se seguem as comunidades provenientes da India (300) e Ucrânia (242).

No final do encontro, Jorge Paulo Oliveira e Clara Marques Mendes consideraram que «os imigrantes não subtraem, somam cultura, diversidade, capacidade de trabalho e valor económico. Num país de emigração, cabe-nos a especial obrigação de respeitar e tratar bem aqueles que escolhem Portugal para aqui viverem, da mesma forma que queremos e desejamos que os nossos emigrantes sejam respeitados e bem tratados nos países de acolhimento». Além disso, prosseguiram, «é preciso ter presente que Portugal tem no inverno demográfico, a par da estagnação económica, um dos seus maiores problemas estruturais, só resolúvel de forma mais imediata pela atração de cidadãos estrangeiros».