
Durante três dias, perto de uma centena de professores do Agrupamento de Escolas Terras do Ave participaram na formação Erasmus + sobre “A interferência da dislexia na aprendizagem das línguas – estratégias para aulas inclusivas”, dinamizada por Boelo van der Pool.
No final da atividade, os professores mostram-se satisfeitos e acreditam que agora as dinâmicas em sala de aula serão diferentes porque foram alertados para várias situações e necessidades que afetam os alunos com dislexia e que podem comprometer o sucesso do processo de aprendizagem.
O facto de a formação estar a cargo de uma pessoa disléxica foi “profundamente reveladora e esclarecedora das necessidades das pessoas que apresentam esta condição”, referiram os docentes.
O vereador da Educação do Município de Famalicão, Augusto Lima, marcou presença na primeira sessão e ficou sensibilizado com o número de docentes inscritos na formação e com a dinâmica da mesma. “Em primeiro lugar porque a formação foi em inglês – contribuindo para a estratégia de internacionalização do agrupamento – e depois porque é urgente falar de dislexia”.