Cerca de uma centena os técnicos superiores entraram ao serviço do Município de Famalicão, esta segunda-feira, para assegurar as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) nas escolas do 1ºCiclo.
No novo ano letivo, o Município tem em curso um novo programa de dinamização das atividades, inseridas no âmbito das cinco oficinas definidas: atividade física, desportiva e movimento; artes; desenvolvimento pessoal e social; conhecimento do mundo e ciências e inovação.
Trata-se de um programa alargado «e diversificado, que promove o conhecimento e proporciona mais tempo para brincar», frisou o presidente de Câmara, Mário Passos, na receção aos novos colaboradores. Estes técnicos foram recrutados no âmbito de um concurso com contrato a termo certo, que garante «a estabilidade do quadro e do desenvolvimento de toda a dinâmica das AEC’s» ao longo de todo o ano letivo.
Neste ano letivo, o Município estabeleceu uma nova organização e um programa de atividades em articulação com Agrupamentos de Escola, associações de pais e parceiros locais, «que procuram dar aos alunos mais tempo para brincar e mais atividades», assinala o Município, em nota de imprensa.
Os Agrupamentos de Escolas de Gondifelos, D. Sancho I, Escolas Terras do Ave, Ribeirão e parte das escolas do Agrupamento de Escolas D. Maria II, adotaram um modelo de concentração das atividades letivas no período da manhã, deixando a tarde para as atividades de enriquecimento curricular.
Estas atividades dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico são financiadas pela Câmara Municipal, planificadas e organizadas pela autarquia em parceria com os Agrupamentos de Escola e supervisionadas pedagogicamente pelos estabelecimentos de ensino.