Famalicão: Programa municipal acompanhou um milhar de crianças e jovens em risco de abandono escolar

Ao longo do ano letivo passado, o programa Acompanhar, para crianças e jovens em risco de abandono escolar, trabalhou com perto de um milhar de alunos das diferentes escolas do concelho. O Município aponta uma taxa de sucesso educativo acima dos 99 por cento.

Promovido pelo pelouro da Educação, o Acompanhar visa melhorar o rendimento escolar, através de processos de capacitação, inclusão e envolvimento social dos alunos e de ações complementares de educação não formal e capacitação ao nível da inteligência emocional.

Cada uma das crianças e jovens participaram em pelo menos 40 horas de capacitação grupal, em programas de tutoria de pares e mentoria, nas 53 intervenções socioeducativas realizadas nos dois últimos anos.

A monitorização contínua permitiu constatar que, de uma forma global, o Programa Acompanhar tem contribuído «para a melhoria progressiva e estabilização dos índices de envolvimento escolar dos alunos», sendo que cerca de um terço deles «apresentava no percurso educativo pelo menos duas retenções e, agora, encontram-se a frequentar Cursos de Educação e Formação, Cursos Profissionais e Percursos Alternativos de Formação.

 

4 Comments

  1. Causa nobre 👏👏👏👏o mais interessante não será a foto mas sim ,o acto de ajudar o próximo 🙏e depois nós não valemos por aquilo que temos mas sim por aquilo que somos ……um bem haja aos voluntários e também aos jovens em questão pois pedir ajuda e ser ajudado é meio caminho para tudo beijinhos no ❤.

  2. Bom dia CIDADE HOJE a notícia está muito mal feita ,pois dá a parecer que os jovens da fotografia é que estao com mau aproveitamento escolar ,coisa que não corresponde a verdade😡
    Pois os jovens da fotografia são jovens da PASEC que trab com jovens com dificuldade e abandono escolar👏,por isso Cidade Hoje ao menos deem referência a estes jovens pelo feito que a instituiçao PASEC teem feito ao longo destes anos.

  3. É de extrema importância este programa, e os resulatdos já alcancados.
    É necessário suscitar o interesse dos jovens pela aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Festa em honra de S. Bento em Joane

A Festa de S. Bento de Joane realiza-se de 11 a 14 de julho, mas no dia 23 de junho, domingo, às 15 horas, no Largo de S. Bento, há um leilão de oferendas para angariação de fundos. A animação está garantida através do Grupo de Cavaquinhos Seniores de Joane.

Este ano a festa só foi possível graças a um grupo de mulheres que se juntaram para manter viva a tradição.

Assim, no dia 11 de julho, Dia de S. Bento, às 9h30 e às 19 horas, haverá missa e sermão; no dia 12 de julho, às 19 horas, novamente missa e sermão.

A 13 de julho, sábado, pelas 19 horas, missa e procissão de velas; 21h30, concerto com os “Marotos da Concertina” e atuação da banda “Alvorada Musical”. Pela meia noite sessão de fogo de artifício.

No último dia de festas, domingo, 11 horas, missa e sermão; 15 horas, procissão; 16 horas, atuação do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em apartamento no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, ao início da tarde desta sexta-feira, para um incêndio num apartamento localizado na Rua Ana Plácido, no centro de Famalicão.

À Cidade Hoje fonte do socorro afirmou que o foco de incêndio concentrou-se na zona da cozinha do apartamento, tendo a situação ficado rapidamente resolvida.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

FC Famalicão começa a trabalhar a 1 de julho

O plantel do Futebol Clube de Famalicão regressa ao trabalho no dia 1 de julho, no Centro de Treinos, estando igualmente definido o calendário da pré-epoca, que contempla vários jogos de preparação. Realce para o jogo de apresentação, no dia 30 de julho, com o Deportivo da Corunha.

FC Famalicão x CD Trofense
17 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Leixões SC
20 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x FC Penafiel
24 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Casa Pia AC
27 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Deportivo de La Coruña
30 de julho – Jogo de apresentação

FC Famalicão x Moreirense FC
3 de agosto – Jogo à porta fechada

Famalicão: Contratado médio Tom van de Looi

Tom van de Looi é o primeiro reforço do Futebol Clube de Famalicão para a nova época. O médio neerlandês, de 24 anos, assinou contrato por três épocas.

Formado no FC Groningen, Tom van de Looi estreou-se com 18 anos na I Liga Neerlandesa. Após uma passagem pelo NEC Nijmegen, jogou em Itália, no Brescia, onde esteve nas últimas quatro temporadas.

Do currículo do médio constam, ainda, internacionalizações entre as seleções sub-17 e sub-20 dos Países Baixos, destacando-se a presença no Campeonato da Europa de sub-17 em 2016.

Com “grandes expectativas para esta temporada”, o jogador diz que o Futebol Clube de Famalicão “é um clube que está a crescer muito e que se tem revelado muito bom para jovens jogadores”, sublinhando “a aptidão do clube para fazer evoluir jogadores e elevá-los para um nível muito alto”.

Tom van de Looi sente que chegou “o momento de dar um novo passo na carreira”. Admitindo ter contactado Justin de Haas, revelou que o compatriota lhe “transmitiu coisas muito boas sobre o clube”, nomeadamente, “as condições de excelência que lhe permitiram melhorar as suas qualidades”.

Tom van de Looi define-se como “um médio defensivo”, que pode jogar na posição 8, “que gosta de ter bola, forte taticamente e que tenta ganhar todos os duelos físicos”.

Famalicão: Corte de água na freguesia da Carreira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão emitiu um aviso para os moradores da freguesia da Carreira. De acordo com o comunicado, amanhã, sexta-feira, dia 21 de junho, os serviços operacionais do Município realizarão uma intervenção de manutenção na conduta de abastecimento de água localizada na Rua do Canto.

Esta intervenção, essencial para garantir a qualidade e segurança do fornecimento de água, implicará a interrupção temporária do abastecimento de água na área circundante. O corte está programado para ocorrer entre as 08h00 e as 12h00.

Famalicão: Duas propostas de cinema no Teatro Narciso Ferreira

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, apresenta para o próximo sábado duas sugestões de cinema.

Às 16 horas, pode ver a versão portuguesa de O Panda do Kung Fu 4. Na noite do mesmo dia, às 21h30, é exibido o filme Challengers, de Luca Guadagnino, que relata a história de Tashi Duncan, uma antiga estrela do ténis que se tornou treinadora, que nunca pede desculpa pelo seu jogo dentro e fora do campo, tão-pouco se questiona sobre o preço a pagar pela vitória.