Famalicão: Programa para investigadores/bolseiros atribui prémios de 5.000 euros

Foi aprovada, esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, a abertura de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, medida de promoção da inovação empresarial por via do desenvolvimento de atividades de Investigação e Inovação (I&I) e a sua transferência para a indústria do concelho. O programa prevê a atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação no valor de 5 mil euros cada uma.

Dirigido a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso, aprovados por instituições oficiais, nacionais ou internacionais, o período de receção de candidaturas decorre de 1 de fevereiro a 30 de abril, em www.famalicaomadein.pt, onde vai estar o formulário de candidatura, bem como informação regulamentar sobre o programa que atesta, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, «a aposta num concelho criador, onde prolifera a inovação e são criadas condições para o desenvolvimento, através da investigação (…) para isso temos que reter e atrair talento e é esse um dos grandes objetivos desta iniciativa». Mário Passos acrescenta, ainda, que esta medida «vai ao encontro do compromisso assumido com os famalicenses de criar um programa de bolsas de inovação, por forma a potenciar a competitividade económica do nosso concelho».

O Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação decorre da implementação ‘do MadeIN ao CreatedIN’, que inclui o novo eixo de ação: MadeInovar. Esta nova abordagem do Famalicão MadeIn aposta na criação e no desenvolvimento de valor, procurando atrair empresas de base tecnológica, incentivar a transição – digital e climática -, promover a ciência, conhecimento e tecnologia, aproximar as entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e as empresas do território, assim como criar, atrair e reter talento e fomentar a coesão e o bem-estar social.

Foto: Câmara Municipal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Pedro Abrunhosa nos 30 anos de carreira de Fernando Marques

O artista Fernando Marques inaugura, na noite desta sexta-feira, às 22 horas, a exposição de pintura ‘Fusão’, na Praça – Mercado Municipal de Famalicão. A instalação, que assinala os 30 anos de carreira artística, conta com a presença do músico Pedro Abrunhosa.

Tendo como base a arte plástica e a música, a mostra apresenta temas musicais retratados em tela e pretende, segundo o autor, ser um momento de fusão entre estas duas artes.

Artista autodidata natural de Gavião, José Fernando Marques, cujo nome artístico é ‘MARques’, descobriu a paixão pela arte num recanto da Rua do Caminho Velho, ainda na infância. É um explorador da arte em todas as suas formas, mas é pelo pincel que realiza os seus projetos artísticos.

A exposição ‘Fusão’ tem entrada livre e vai estar patente no mercado municipal até dia 30 de abril.

Famalicão: Jovem de 17 anos detido por conduzir sem carta no centro da cidade

Na tarde desta quarta-feira, por volta das 14h30, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um jovem de 17 anos na cidade de Vila Nova de Famalicão, na Rua Luís Barroso. A detenção ocorreu porque o jovem não possuía qualquer documento que o habilitasse a conduzir veículos motorizados.

A situação foi detetada pelos agentes da PSP que patrulhavam a zona e que se aperceberam de que o jovem conduzia um veículo sem qualquer licença de condução. Após a intervenção policial, o jovem foi detido e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Jovem acabou detido depois de ameaçar e tentar agredir PSP

Agentes da PSP detiveram, esta quarta-feira ao final da tarde, na Rua D.Sancho I, no centro de Famalicão um jovem de 22 anos.

Na sequência da detenção terá estado um episódio onde com ameaças e tentativa de agressão.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Câmara aprova Unidade de Execução que vai receber a USF de S. Miguel-o-Anjo e um parque verde de 10 hectares

A delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, que vai permitir a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área para habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano, bem como a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores, foi a aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal.

A área delimitada apresenta um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.

Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para uma candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros, com um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas unidades de saúde ronda os 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro que ultrapassa os 40%.

Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro para o minigolfe.

O espaço alvo de intervenção, banhado pelo rio Pelhe, terá uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.

Está também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.

A delimitação desta Unidade de Execução esteve sujeita ao escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado e a aprovação e divulgação do relatório final da discussão pública esteve também em análise na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.

Famalicão: Seleção de Boccia soma mais um título

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da seleção de Boccia Sénior, sagrou-se campeã nacional por equipas, zona norte, com uma performance cem por cento vitoriosa.

A competição, com 140 atletas, decorreu esta quarta-feira, em Famalicão, com a equipa a ter a coordenação técnica de Luís Silva e Vânia Pinheiro.

A seleção famalicense esteve representada por cinco atletas que dominaram, por completo, a concorrência, terminando a prova só com vitórias. Desta prestação, realce para as vitórias sobre o SC Braga, nas meias-finais, por 15 a 1, e na final, sobre a Associação é Bom Viver, por 6 a 4, alcançando assim mais um título nacional.

O treinador Luís Silva declara-se «orgulhoso» com mais esta conquista, mas não quer que a equipa entre em euforias «porque temos já em maio a fase final do campeonato nacional, a realizar-se na Mealhada» prova que pretende vencer e, assim, fechar a época sem derrotas.

Famalicão: Festival de videojogos e tecnologia regressa em maio na Lagoa

O Famalicão Extreme Gaming, uma referência na indústria de videojogos em Portugal, está de regresso com a quarta edição presencial com novas datas e um novo local.

O festival de videojogos e tecnologia de Vila Nova de Famalicão regressa a 24, 25 e 26 de maio, na zona industrial da Lagoa, num espaço com mais de 4600m2.

Após o sucesso da edição de 2019, com mais de 6000 visitantes, 2100 alunos e a presença de 37 escolas, o Famalicão Extreme Gaming traz de volta a magia dos videojogos para o concelho e promete novas apostas de entretenimento aos visitantes.

O Famalicão Extreme Gaming é um festival de videojogos e de tecnologia, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar os jogos mais recentes para consolas, simuladores e dispositivos da nova geração, assistir ou jogar todo o tipo de videojogos, e interagir com alguns influenciadores (Streamers, TikTokers, Youtubers e outros) de renome nacional.

As competições profissionais de eSports são uns dos momentos altos deste certame, que conta com a participação de várias equipas, casters e apresentadores de especialidade, com transmissão via Streaming (Twitch).

As novidades sobre a edição deste ano serão publicadas nas redes sociais do evento bem como no site http://www.famalicaoextremegaming.pt/