Famalicão: Projeto «Andorinhas» transforma centenas de alunos em artistas

Cerca de 139 alunos do 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Pedome vão subir ao palco do Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, esta sexta-feira, no âmbito do «Andorinhas», projeto de cocriação desenvolvido durante este ano letivo no âmbito do Há Cultura | Cultura Para Todos e sob direção artística da companhia de teatro famalicense Momento – Artistas Independentes.

Nos dois espetáculos teatrais – às 18h30 e às 21h30 -, serão protagonistas os alunos das escolas de Oliveira S. Mateus, Castelões e Riba de Ave, que vão apresentar um trabalho performativo descrito como «um conjunto de memórias registadas de crianças que se traduzem numa ingénua viagem sobre as asas de uma andorinha no seu ciclo migratório».

O projeto tem por base a essência do teatro e tudo o que daí advém, como o trabalho e compreensão de emoções, os conceitos de liberdade e limites pessoais, o poder da imaginação e da criação, entre outros. Teve como objetivos principais o estímulo da imaginação e a criatividade e a redução das desigualdades, bem como os primeiros sinais de variações na autoestima e timidez.

Com encenação de Diogo Freitas e dramaturgia de Filipe Gouveia, «Andorinhas» faz parte do projeto Há Cultura | Cultura Para Todos, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE), e resultou de um trabalho de capacitação artística desenvolvido pela Momento junto do corpo docente e da comunidade estudantil. Iniciado em outubro do ano passado, o trabalho incluiu a realização de oficinas, bem como a construção do espetáculo.

A entrada nos espetáculos é gratuita, mas implica o levantamento prévio de ingresso na bilheteira do Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave. Para mais informações, contacte: tnf@famalicao.pt .

Famalicão: Espetáculo de poesia e música sobre Abril em Avidos

Na noite deste sábado, às 21h30, o auditório António Gomes, em Avidos, recebe um recital poético-musical comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

O espetáculo – Abril… Sempre! – conta com as participações de Rui Mesquita (piano), Carlos Carneiro (guitarra clássica), Mónica Mesquita, Sofia Oliveira e Flávio Ferreira (canto) e António Sousa (poesia).

Esta iniciativa tem o apoio da Junta de Freguesia de Avidos e Lagoa e a colaboração da Fraternidade Nuno Álvares.

Famalicão: Festa a S. Tiago em Outiz

Nos dias 27 e 28 de julho, Outiz estará em festa com as comemorações a S. Tiago.

O programa festivo começa pela manhã, com a entrada dos Zés P´reiras de Barcelinhos, com a noite reservada para a atuação da tuna académica Incognituna, às 21h30, do grupo Banda Docasião, às 22 horas, e uma sessão de fogo de artifício.

No domingo, dia 28, às 10h30, celebra-se missa solene; às 15h30, entrada da fanfarra dos escuteiros de Mouquim, seguindo-se atos religiosos com a procissão em honra de S. Tiago. Às 17 horas, atuação da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense.

Famalicão: Mafalda é campeã do mundo de Desporto Escolar

Mafalda Mesquita é a nova campeã do Mundo de natação de Desporto Escolar, nos 400 livres.

O feito foi conseguido esta quinta-feira, no decurso dos Mundiais de Desporto Escolar, que estão a decorrer na Roménia.

Mafalda é aluna da Secundária Camilo Castelo Branco e atleta do GD Natação.

Em representação de Portugal, Mafalda Mesquita e Tiago Costa, também do GDN, conseguiram, na quarta-feira, o segundo lugar nos 100 metros costas.

Famalicão: Mulher morre depois de ser atropelada

Na madrugada desta quinta-feira, uma mulher, com cerca de 60 anos, morreu depois de ser atropelada por uma viatura, em plena Avenida dos Descobrimentos, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o atropelamento aconteceu cerca das 02h20, em circunstâncias não apuradas.

A vítima, em estado grave, ainda foi transportada para o hospital pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão mas acabou por falecer.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão visita Centro Social de Bairro

Na manhã do próximo sábado, Clara Marques Mendes, secretária de estado da Ação Social e da Inclusão, participa na sessão solene que marca o início das obras de requalificação do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, do Centro Social de Bairro.

A instituição, a comemorar 40 anos, vai alargar o edifício para duplicar a resposta aos utentes com deficiência, contando com um apoio do PRR, no valor de 870 mil euros. Trata-se do alargamento e requalificação de salas do antigo centro de atividades ocupacionais dos jovens com incapacidades.

O Centro Social de Bairro, uma das mais antigas do concelho, já dá apoio a 30 jovens e adultos com incapacidades, mas com este novo edifício, vai duplicar a capacidade do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, sendo que alguns dos novos utentes já vão participando em atividades da instituição.

Famalicão: Equipa feminina já tem dias e horas para jogar com o Braga, Sporting e Benfica

Já há dias e horas para as primeiras partidas da edição 24/25 da Liga BPI. No principal campeonato nacional feminino, o FC Famalicão terá um início difícil, dado que vai encontrar, nas primeiras jornadas, o Braga, Sporting e Benfica.

Na primeira ronda, a equipa famalicense visita a cidade vizinha no dia 1 de setembro, às 11 horas; depois, no dia 13, às 17 horas, recebe o Sporting; na terceira jornada, visita o campeão nacional Benfica. O jogo está marcado para o dia 21 de setembro, às 15 horas. Ainda em setembro, no dia 29, visita o Valadares Gaia, em partida da quarta jornada, marcada para as 15 horas.

Foto arquivo