“Margarida Girão nas Bétulas” é um projeto comunitário ligado às artes plásticas e fotografia realizado na Urbanização das Bétulas. A artista plástica Margarida Girão desenvolveu uma residência artística neste bairro, entre abril e setembro, e o resultado final será apresentado na Casa das Artes de Famalicão esta sexta-feira, dia 13 de dezembro, pelas 18 horas, com entrada livre.
A sessão de apresentação na Casa das artes também inclui um concerto protagonizado pelos “Sons do Bairro”, projeto musical de inclusão também promovido pela autarquia famalicense.
A residência artística resultou na elaboração de um caderno artístico que celebra a motivação, a curiosidade e o sonho, através de fotografias e composições criadas durante as oficinas desenvolvidas. Segundo a artista, confessa que saiu «de Famalicão a reavaliar e, consequentemente, a autoequilibrar a minha flexibilidade perante a diversidade».
Margarida Girão é uma artista portuguesa, nascida em Coimbra, que faz colagens desde os 11 anos, idade em que traçou o seu sonho de ser artista e, simultaneamente, trabalhar em organizações com propósitos humanitários e ligados à justiça social. Em 2020, iniciou o seu trabalho relacionado com a expressão criativa e plástica como ferramenta de interação e de consciencialização social.