Famalicão: Projeto Cuidar Maior em destaque na Assembleia da República

Jorge Paulo Oliveira, deputado do PSD, e Eduardo Oliveira, do PS, na Assembleia da República, falaram sobre o projeto “Cuidar Maior”, desenvolvido pelo Centro Social e Paroquial de Requião, em parceria com outras entidades. Os deputados abordaram esta iniciativa famalicense na audição do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no debate do Orçamento de Estado para 2022 que decorreu esta sexta-feira.

Jorge Paulo Oliveira apontou o projeto como pioneiro no domínio da intervenção e de apoio aos Cuidadores Informais. “Conheço bem o trabalho desta associação exemplar no país, muito marcado pela proximidade à comunidade, pela ambição de alargar cada vez mais o âmbito da sua atuação, uma associação que já sinalizou e acompanha mais de uma centena de cuidadores informais. Sei bem das suas dificuldades que, por certo, não diferem das dificuldades das muitas outras associações que, felizmente, o país dispõe neste domínio e há dificuldades que são difíceis de aceitar”, explicou.

O deputado do PSD apontou como dificuldade a “teia burocrática associada aos procedimentos administrativos em torno do Estatuto do Cuidador Informal”. Jorge Paulo Oliveira pediu ainda que esses processos sejam “desburocratizados e simplificados”. “Não é pedir muito, mas é exatamente esse o pedido de associações, como a Cuidar Maior”, notou.

O projeto “Cuidar Maior” foi criado em janeiro de 2020 e foi “replicado em vários pontos do país”. A iniciativa foi instaurada pela aprovação de uma candidatura ao programa Portugal Inovação Social – Parceiras para o Impacto. O programa deixa de estar em vigor em março de 2023.

Segundo Eduardo Oliveira, o termino do programa “está a preocupar os promotores do projeto, dado que, sem o apoio do Estado não será possível dar continuidade ao trabalho social que está a ser realizado junto dos cuidadores informais e das suas famílias”. O deputado dirigiu-se ainda à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança, questionando-a sobre as “novidades que o setor social pode esperar do Governo relativamente a esta matéria do apoio aos cuidadores informais”.

Hóquei em patins: FAC fecha campeonato com vitória

Depois de ter garantido, na penúltima jornada, o regresso à 1.ª divisão, a equipa de Vítor Silva terminou a época com uma vitória, 6-8, em casa do CH Carvalhos, em partida disputada este sábado.

O FAC totalizou 68 pontos em 26 jornadas da zona norte do nacional da 2.ª divisão, em resultado de 22 vitórias e apenas 2 empates e outras tantas derrotas. Agora, segue-se a disputa do título nacional frente ao primeiro classificado da zona sul, o CRF Murches, equipa de Cascais.

Hóquei em patins: Riba d´Ave/Sifamir discute promoção à 1.ª divisão a 4 e 11 de junho

Fechada, este sábado, a zona norte do nacional da 2.ª divisão, o Riba d´Ave/Sifamir, segundo da prova, com 64 pontos, depois da vitória, 6-2, sobre o Infante de Sagres, vai disputar o play off de promoção com o Sport Alenquer e Benfica. Os jogos que vão determinar qual destas equipas sobre à divisão maior da modalidade decorrem nos dias 4 e 11 de junho.

Da última jornada da fase regular, a equipa de Raul Meca começou a perder, mas depois do empate de Miccoli não mais largou a frente do marcador. Anderson Nery fez o 2-1, seguindo-se novo golo de Miccoli. Os visitantes reduziram para 3-2, mas antes do intervalo Hugo Barata fez o quarto golo ribadavense. Na segunda parte, mais dois golos: Miccoli aos 7 e Artur Ribeiro aos 24 minutos.

Foto: Marlene Ferreira

 

Ambiente: Espaços verdes de Famalicão contam com uma nova sinalização

O Município de Vila Nova de Famalicão está a sinalizar alguns espaços verdes do concelho com placas informativas que dão conta das novas práticas adotadas no tratamento e manutenção deles.

Estas novas soluções requerem menos recursos, nomeadamente água, que valorizam as espécies autóctones, os insetos polinizadores e o ecossistema e que podem ser reproduzidas em qualquer jardim, informa a autarquia.

Famalicão: Despiste de mota na Av. do Brasil faz um ferido

Pelo menos uma pessoa ficou ferida, na manhã deste domingo, num despiste de mota, em plena Avenida do Brasil, em Gavião, Vila Nova de Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 08h00 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Desconhece-se o tipo de ferimentos da vítima.

Famalicão: Daniela Lopes é campeã nacional de águas abertas

Daniela Lopes, do GD Natação, é campeã nacional júnior de Águas Abertas e consegue o apuramento para o Europeu. O feito foi alcançado este sábado, na prova que decorre em Avis.

Afonso Silva foi quarto no mesmo escalão no campeonato nacional de Águas Abertas.