A Associação Teatro Construção, de Joane, foi contemplada pelo BPI e Fundação “la Caixa” com um prémio no valor de 43.160 mil euros. Em causa o projeto de “Desenvolvimento através da Cultura e da Arte”. O objetivo passa por mitigar os problemas comportamentais das crianças, promovendo o desenvolvimento através da arte da cultura, explorando as suas emoções e melhorando as suas ferramentas de comunicação e interação. Procura, ainda, realizar oficinas de teatro e de parentalidade, criando um espaço seguro e de partilha, incluindo espetáculos e atividades na natureza.
Este ano, o BPI Fundação “la Caixa” selecionou 39 projetos sociais a quem vai contemplar com 1,4 milhões de euros. O objetivo geral passa por combater a pobreza na infância e adolescência, sendo que este ano irá contemplar mais de 9 mil beneficiários.
Entre os premiados, encontram-se respostas sociais para a capacitação de competências sociais e emocionais, projetos de requalificação de espaços infantis, programas de desporto inclusivo, ações de cidadania e de combate à discriminação, cursos de educação parental, atividades de educação assistidas por cães e até a gamificação da língua portuguesa.
Na cerimónia de entrega do Prémio Infância 2024, que decorreu esta quinta-feira, dia 12, no Espaço Ágora – BPI All In One, foi salientada a importância de apoiar respostas sociais que permitam enfrentar os desafios da transmissão da pobreza entre gerações.
De acordo com o relatório “Portugal e o Elevador Social: Nascer pobre é uma fatalidade?”, da Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, que teve o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”, uma em cada quatro pessoas que cresceram numa família com baixos recursos financeiros, não consegue sair da situação de pobreza na idade adulta.