
Vinte jovens da comunidade onde se insere o Agrupamento de Escolas Terras do Ave vão viajar pela Europa. Esta iniciativa insere-se no projeto “Together We Rise”, da União Europeia, e vai proporcionar viagens culturais, promotoras do desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos envolvidos.
O projeto deste agrupamento de escolas, em parceria com a YUPI (Youth Union of People with Initiative), foi aprovado no âmbito do programa DiscoverEU Inclusion Action e reafirma o compromisso do estabelecimento de ensino «com o desenvolvimento comunitário, proporcionando aos jovens ferramentas para se tornarem agentes de mudança nas suas comunidades». Ainda segundo nota informativa da escola, o “Together We Rise” visa capacitar os participantes com competências de liderança, digitais e empreendedoras, ajudando-os a superar barreiras socioeconómicas e a explorar novas oportunidades.
Por outro lado, a iniciativa também fomenta a inclusão social e o diálogo intercultural, «fortalecendo o sentimento de pertença à União Europeia e promovendo o respeito pela diversidade cultural». Do projeto também constam práticas sustentáveis e de sensibilização ambiental «para a formação dos jovens na construção de uma sociedade mais consciente e responsável».
Esta aprovação «reflete o esforço coletivo de uma equipa dedicada, que, com empenho e abnegação, tem trabalhado de forma incansável na conceção, redação e implementação deste tipo de projeto», expressa o Agrupamento de Escolas Terras do Ave.