Famalicão: Projeto Educativo do Agrupamento Padre Benjamim Salgado precisa de uma escola nova

Na tomada de posse, que aconteceu esta segunda-feira, da nova direção do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS), José Moreira garantiu que a instituição vai prosseguir o seu caminho baseado na qualidade e excelência. «Estamos focados no sucesso educativo dos nossos alunos e em potencializar as especificidades únicas deste agrupamento», referiu aquando da cerimónia.

Recorde-se que há um ano José Moreira foi indigitado para a presidência da Comissão Administrativa Provisória, órgão que assegurou a gestão do Agrupamento após o vazio diretivo com a saída de Alfredo Mendes. José Moreira assumiu o papel de diretor e a responsabilidade de conduzir o agrupamento nos próximos quatro anos.

Perante um auditório repleto de professores, funcionários, autarcas e representantes de diversas instituições locais, o diretor sublinhou a importância do Agrupamento no contexto regional, mas lembrou a necessidade de melhorar as infraestruturas. «O AEPBS é reconhecido por todos como um dos fatores de desenvolvimento, mas esta Secundária é a única no concelho que não sofreu qualquer modernização. Um dos fatores de desenvolvimento da região não pode estagnar por causa das suas instalações», apontou José Moreira, pedindo ao vereador Augusto Lima para ter «um carinho especial pelo nosso Agrupamento».

O vereador da Educação, Augusto Lima, reconhece que só com uma «escola moderna, inclusiva e de excelência» será possível «vencer os desafios do futuro». Por isso, considerou a requalificação da Escola Secundária P.e Benjamim Salgado uma prioridade para o Município de Famalicão. «Esta será a próxima escola do concelho a ser intervencionada. Nem tudo depende de nós, mas naquilo que depende está a ser feito», garantiu. Falta de afeto não é «pois também aqui fui aluno», recordou o vereador.

José Moreira afirmou que, independentemente das obras, a equipa estará empenhada em dar o seu melhor, destacando que o potencial humano tem conseguido ultrapassar os constrangimentos do edifício. «Juntos – alunos, pais, professores e funcionários – vamos continuar a elevar o AEPBS, mantendo a escola no rumo do sucesso e da excelência», vincou.

A mesma opinião partilhada pelo autarca Augusto Lima: «a qualidade das instalações tem relevo, mas as paredes nem sempre são o mais importante. Os projetos educativos e o potencial humano é que fazem a diferença, como se comprova aqui. O sucesso alcançado e o reconhecimento das boas-práticas deve-se ao trabalho feito por todos», destacou Augusto Lima, focando que o novo diretor é a pessoa indicada para dar continuidade ao desenvolvimento do AEPBS. «Muito do que se fez deve-se à liderança do professor José Alfredo Mendes, mas fico satisfeito que o Conselho Geral o tenha escolhido a si e ao seu projeto. Conseguiu fazer uma transição pacífica e natural e fez com que a escola continuasse – e vai continuar – no bom caminho», expressou Augusto Lima.

Ribeirão: Junta construiu mais de 50 novos gavetões no cemitério

A Junta de Freguesia de Ribeirão, construiu 57 novos gavetões no cemitério local. Esta medida visa evitar a falta de espaço para sepultar os falecidos da comunidade.

Além dos gavetões, foi construído mais um bloco de ossários, devido ao aumento da procura, especialmente com a popularidade da cremação e o depósito de ossadas após os cinco anos de utilização gratuita das campas.

A obra dos gavetões está concluída, e a Junta está agora a regularizar os passeios ao redor do novo bloco. Dois espaços sobrantes serão utilizados para jazigos duplos, que serão colocados em oferta pública após a sua conclusão. A concessão de 17 gavetões já foi aprovada pela Junta.

Famalicão: Ciclista ferido em despiste na N206

Um ciclista ficou ferido, na manhã deste domingo, na sequência do despiste da bicicleta onde seguia, em plena N206.

O acidente aconteceu na Avenida João XXI, na freguesia de Vermoim, tendo sido acionada para o local uma equipa dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e a GNR.

A vítima, depois de socorrida no local, foi transportada para o hospital de Famalicão com ferimentos ligeiros.

Famalicão: Praça / Mercado com transmissão do Turquia x Portugal em ecrã gigante

A Praça-Mercado é um dos palcos do campeonato da Europa de futebol que está a decorrer na Alemanha, exibindo todos os jogos, em ecrã gigante. Este sábado, a partir das 17h00, será transmitido em ecrã gigante o Turquia x Portugal.

Nos dias de jogos da seleção são sorteadas duas camisolas de Portugal por todos os que fizerem compras na Praça-Mercado.

Hoje há Marcha LGBTQIAP+ em Famalicão

A marcha do Orgulho LGBTQIAP+ sai à rua na tarde deste sábado, a partir das 15h00, da Praça D. Maria II.

O percurso definido para a 3ª Marcha pelos Direitos LGBTQIAP+ passa pela Praça Dona Maria II, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril, Rua Barão da Trovisqueira, Rua Adolfo Casais Monteiro, Avenida 25 de Abril, Rua São João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto e Praça Álvaro Marques.

A Câmara Municipal vai associar-se ao movimento pela defesa dos Direitos Humanos Universais ao iluminar o edifício dos Paços do Concelho com as cores da bandeira arco-íris.

Famalicão: Décima meia maratona faz parte do calendário de competições da World Athetics

A Q8 Meia Maratona de Famalicão vai para a estrada no dia 20 de outubro e faz parte do calendário de competições da World Athetics e, por isso, segue as regras técnicas e de competição mundial de atletismo. Os resultados publicados serão reconhecidos pela World Athletics para todos os seus fins estatísticos, incluindo rankings mundiais e qualificação para campeonatos.

A prova vai iniciar-se às 9h30, na Avenida Brasil, e terminará no parque de estacionamento junto ao Citeve. Para além da distância de 21 km há, novamente, uma corrida/caminhada de 10 km. Esta prova mais pequena é, também, cronometrada; contudo, a pensar em todos os que gostariam de participar, a distância poderá também ser feita a caminhar.

O percurso da 10º edição da Q8 Meia Maratona de Famalicão será o mesmo do ano anterior, sendo assim um trajeto mais plano, o que permitirá a obtenção de novos recordes.

As inscrições para a Meia Maratona de Famalicão já estão disponíveis no site da organização www.runporto.com