Famalicão: Projeto Educativo do Agrupamento Padre Benjamim Salgado precisa de uma escola nova

Na tomada de posse, que aconteceu esta segunda-feira, da nova direção do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS), José Moreira garantiu que a instituição vai prosseguir o seu caminho baseado na qualidade e excelência. «Estamos focados no sucesso educativo dos nossos alunos e em potencializar as especificidades únicas deste agrupamento», referiu aquando da cerimónia.

Recorde-se que há um ano José Moreira foi indigitado para a presidência da Comissão Administrativa Provisória, órgão que assegurou a gestão do Agrupamento após o vazio diretivo com a saída de Alfredo Mendes. José Moreira assumiu o papel de diretor e a responsabilidade de conduzir o agrupamento nos próximos quatro anos.

Perante um auditório repleto de professores, funcionários, autarcas e representantes de diversas instituições locais, o diretor sublinhou a importância do Agrupamento no contexto regional, mas lembrou a necessidade de melhorar as infraestruturas. «O AEPBS é reconhecido por todos como um dos fatores de desenvolvimento, mas esta Secundária é a única no concelho que não sofreu qualquer modernização. Um dos fatores de desenvolvimento da região não pode estagnar por causa das suas instalações», apontou José Moreira, pedindo ao vereador Augusto Lima para ter «um carinho especial pelo nosso Agrupamento».

O vereador da Educação, Augusto Lima, reconhece que só com uma «escola moderna, inclusiva e de excelência» será possível «vencer os desafios do futuro». Por isso, considerou a requalificação da Escola Secundária P.e Benjamim Salgado uma prioridade para o Município de Famalicão. «Esta será a próxima escola do concelho a ser intervencionada. Nem tudo depende de nós, mas naquilo que depende está a ser feito», garantiu. Falta de afeto não é «pois também aqui fui aluno», recordou o vereador.

José Moreira afirmou que, independentemente das obras, a equipa estará empenhada em dar o seu melhor, destacando que o potencial humano tem conseguido ultrapassar os constrangimentos do edifício. «Juntos – alunos, pais, professores e funcionários – vamos continuar a elevar o AEPBS, mantendo a escola no rumo do sucesso e da excelência», vincou.

A mesma opinião partilhada pelo autarca Augusto Lima: «a qualidade das instalações tem relevo, mas as paredes nem sempre são o mais importante. Os projetos educativos e o potencial humano é que fazem a diferença, como se comprova aqui. O sucesso alcançado e o reconhecimento das boas-práticas deve-se ao trabalho feito por todos», destacou Augusto Lima, focando que o novo diretor é a pessoa indicada para dar continuidade ao desenvolvimento do AEPBS. «Muito do que se fez deve-se à liderança do professor José Alfredo Mendes, mas fico satisfeito que o Conselho Geral o tenha escolhido a si e ao seu projeto. Conseguiu fazer uma transição pacífica e natural e fez com que a escola continuasse – e vai continuar – no bom caminho», expressou Augusto Lima.

Famalicão: Bênção e Procissão dos Ramos na Praça 9 de Abril

Domingo, dia 2 de abril, a Igreja celebra a bênção e Procissão dos Ramos, na Praça 9 de Abril, com início às 10 horas. Após a bênção, a procissão segue pela Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Alves Roçadas, Rua S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua Manuel Pinto de Sousa até à Igreja Matriz Nova, onde às 11h15, celebra-se a eucaristia do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor. Ainda na Praça 9 de Abril, às 11 horas, será recriada a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.

Na tarde deste dia, às 15 horas, sai a segunda edição do Cortejo Bíblico Páscoa Hebraica, a partir do centro paroquial, junto à Matriz Nova. O cortejo segue pela Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Bastos, Alameda D. Maria II, Rua Lourenço da Silva Oliveira, Praça D. Maria II, Rua de Santo António e termina na Praça 9 de Abril.
Este cortejo tem uma linha histórica que pretende mostrar a opressão de Israel e a sua libertação, por Deus, debaixo do jugo dos Egípcios.

Famalicão: “Padrinhos” do FC Famalicão levam o folar ao Centro Escolar Luís de Camões

Antes da pausa letiva para a Páscoa, os alunos do Centro Escolar Luís de Camões receberam, esta quinta-feira, a visita de Riccieli e Alexandre Penetra que não foram de mãos vazias e, qual padrinhos, entregaram o folar.

Os jogadores do FC Famalicão estiveram com os meninos e meninas do pré-escolar e o 1.º ciclo deste estabelecimento do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco que se apresentaram animados e devidamente vestidos com as cores do clube. Como prémio, qual folar, receberam ovos e chocolates da Páscoa, autógrafos dos dois defesas, pulseiras e outros adereços para que mantenham viva a paixão que já mostram pelo Futebol Clube de Famalicão.

«O carinho que recebemos é demonstrativo da paixão que os famalicenses sentem pelo clube. Sabemos que muitos destes meninos e meninas são presença frequente nos jogos e, como tal, puderam, de alguma forma, concretizar o sonho de estarem com jogadores que costumam estar a apoiar desde as bancadas», referiu Riccieli visivelmente «muito feliz» por proporcionar este momento «que ficará, certamente, na memória das crianças».

As palavras do capitão da equipa tiveram eco na voz de Alexandre Penetra. O jogador não se mostrou surpreendido com a receção dos jovens adeptos, acrescentando que o Famalicão é um «amor que passa de geração em geração». O camisola 6 destaca que «é comum vermos famílias completas a assistir aos jogos e é esse cenário que desejamos ter no Municipal na partida de segunda-feira», diante do Arouca. «Estamos a atravessar uma fase muito positiva e os adeptos têm sido uma peça fulcral para este crescimento. Queremos manter esta energia para que possamos continuar a cimentar a nossa posição na tabela classificativa».

Famalicão: Páscoa Doce com convívio

Este fim de semana, a Alameda D. Maria II recebe a segunda edição da Páscoa Doce.

Este é mais um momento da programação definida pela Confraria das Santas Chagas para as festividades da Páscoa.

A abertura está marcada para as 10 horas, com a presença das confeitarias de Famalicão e de outras localidades. Por que Páscoa é, por tradição, sinal de doces, incluindo as amêndoas, não podiam faltar nesta quadra festiva.

Esta montra de doces é também sinal de convívio fraterno entre os famalicenses, à semelhança do que se vive nas casas em dia de Páscoa. Assim, no sábado, às 10h30, a equipa Apolo Famalicense Associação de Dança faz uma atuação; às 15 horas, está marcado um concerto de metais pela Artave.

Por volta das 15 horas, tem lugar o primeiro Concurso de Doces Caseiros de Páscoa destinado a amadores.

Como os doces precisam de vinho, por volta das 17 horas há uma prova de vinhos verdes.

Famalicão: Via-Sacra Jovem na noite desta sexta-feira

Em preparação para a Semana Santa, esta sexta-feira, realiza-se a via-sacra jovem, com saída da igreja matriz nova às 21h30. Começa no interior do espaço religioso e segue pela Rua Álvaro Castelões, Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua de S. António, Praça 9 de Abril e termina no interior da Antiga Igreja Matriz.
A via-sacra faz parte das tradições mais acarinhadas pelos católicos, sobretudo durante a quaresma. É um exercício espiritual – e, em alguns casos, também físico – que ajuda quem a faz a reviver a paixão e morte do Senhor Jesus, acompanhando Aquele que deu a vida pela humanidade e aprendendo d’Ele o “caminho da cruz”, o caminho de todos os homens e mulheres, mais ainda de todos os cristãos.

Famalicão: Mariana e Inês alcançam bons resultados no Europeu de Xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, jogadoras do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, em representação de Portugal no Campeonato Europeu Feminino, terminaram a prova com bons resultados.

Na competição que decorreu em Petrovac (Montenegro), entre os dias 17 e esta quarta-feira, com a participação de 136 atletas de 34 países, Mariana Silva concluiu com 4,5 pontos e uma performance exatamente igual ao Elo que possui atualmente (1920). Cabeça de série n.º 116 à partida da prova, Mariana terminou no 94.º lugar, um registo bem considerável.

Ana Inês Silva totalizou 4 pontos e fechou a prova em 111.º lugar. Tal como a irmã, Inês ficou acima do ranking inicial (era a 125), mas o mais importante foi a performance de 1978, que lhe permitiu arrecadar 44,6 pontos para o Elo.

O Clube de Xadrez A2D agradece à Associação Académica da Didáxis, Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo patrocínio às atletas, bem como, ao apoio prestado pela Federação Portuguesa de Xadrez.

 

Concertos das bandas de Famalicão e da Sinfónica Portuguesa este fim de semana

As festividades da Páscoa em Famalicão incorporam vários momentos culturais. Este sábado, a Banda de Música de Famalicão realiza um concerto de Páscoa, na igreja matriz nova, às 21h30. A direção é de Armando Teixeira, com o seguinte programa: Echos of San Marco (Johan de Meji); El Arca de Noé (Óscar Navarro); La Passio de Crist (Ferrer Ferran); Hallelujah Chorus (Handel’s Messiah).

No Domingo de Ramos, às 18h30, na matriz nova, tem lugar um concerto de Páscoa “Requiem” de Frigyes Hidas. uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa, que conta com a participação do coro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Academia de Música de Costa Cabral, do Porto.

Há uns anos que o programa da Semana Santa inclui cinema. Este ano é no dia 4, às 21h30, na Casa das Artes, com “A noiva de Sérgio Trefaut”. No dia 5 é exibido “Regresso ao Pó”, de Li Ruijun. A entrada é livre.

Já posterior à Páscoa, realiza-se um Concerto de Encerramento pela Orquestra Artave e Coro CCM. Está marcado para o dia 15, às 21h30, na igreja matriz nova. O maestro é Luís Machado, com o seguinte programa: W.A. Mozart – Sinfonia nº 35 “Haffner”, W.A. Mozart – “Missa da Coroação”.