Famalicão: Projeto municipal de apoio à população idosa e cidadãos portadores de deficiência dá um passo em frente

O programa municipal “Mais e Melhores Anos” será estudado e otimizado para o elevar para novos patamares de desenvolvimento, de forma a que o apoio à qualidade de vida da população idosa e de cidadãos portadores de deficiência de Vila Nova de Famalicão seja ainda mais efetivo. Este passo resulta do protocolo de cooperação, assinado na passada semana, pela Câmara Municipal e pela Universidade do Porto, através da Faculdade de Desporto.

O acordo, firmado no dia 7 de julho, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e pelo diretor da FADEUP, António Manuel Fonseca, no salão nobre dos Paços do Concelho, representa um passo em frente neste projeto, assume Mário Passos. O edil deu conta que são «parcerias como esta que nos permitem evoluir mais, chegar mais longe. Temos projetos desportivos interessantes e muito importantes no Município, mas ainda podemos potenciá-los por via do cruzamento da área técnica com o conhecimento académico».

O diretor da FADEUP, António Manuel Fonseca, elogiou o posicionamento da autarquia famalicense, considerando que «a tomada de decisão será sempre melhor, quanto mais informados forem os nossos políticos». No que refere ao benefício para a faculdade, António Manuel Fonseca realça que «enquanto escola, o que nos interessa é que o nosso parceiro sinta que valeu a pena (…) que resultou numa maior qualidade dos serviços que providencia e que fornece aos cidadãos».

A formalização desta parceria constitui um passo importante no compromisso assumido pela autarquia de promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis no concelho, tratando-se de uma alavanca para garantir elevados níveis de qualidade, humanismo e eficiência no âmbito da promoção da saúde, melhoria da qualidade de vida e otimização do serviço prestado à população.

A FADEUP é uma instituição académica de referência no ensino e na investigação no âmbito das Ciências do Desporto e da Atividade Física, relacionada com a Saúde e a Doença, dispondo de reconhecida competência e capacidade, em termos de recursos humanos e materiais nos principais domínios da avaliação e prescrição do exercício.

Perigo iminente: Desmoronamentos na ciclovia Famalicão – Póvoa

Devido ao mau tempo que se tem vindo a fazer sentir, estão a registar-se vários desmoronamentos na via ciclo-pedonal Famalicão – Póvoa.

O alerta chegou à Cidade Hoje por utilizadores daquela via que reportaram situações de perigo iminente na zona de Barradas, entre as freguesias do Louro e Brufe, em Famalicão.

É aconselhada a não utilização do espaço até uma intervenção das entidades competentes.

Famalicão: Mau tempo cancela festas a S. Vicente

O programa da festa de S. Vicente, da tarde deste domingo, foi cancelado.

Em função do mau tempo, com chuva intensa e vento forte, a Comissão de Festas decidiu não desenvolver o programa que estava agendado, dado não estarem garantidas as condições de segurança para a realização das iniciativas.

O sorteio das rifas será realizado no dia 8 de fevereiro, na missa na capela de S. Vicente.

Famalicão perde (1-3) com o Benfica debaixo de temporal

Apesar do mau tempo, a partida entre o Famalicão e o Benfica, da décima quarta jornada da Liga BPI, começou animada. As visitantes marcaram logo no primeiro minuto, por Marie Alidou, mas a resposta das famalicenses foi célere. Aos 3 minutos, Mafalda Nunes aproveita o balanceamento ofensivo das águias e lança Rita Dias. A guarda-redes Lena Pauels sai da baliza, mas a avançada famalicense chega primeiro e faz o empate, resultado com que se chegou ao intervalo. Foi uma primeira parte, tal como todo o jogo, marcada pela chuva intensa e vento e forte que condicionou o futebol das duas equipas. Mas, mesmo assim, foram bons os primeiros 45 minutos das famalicenses perante o líder da prova.

Na segunda parte, o Benfica, por Nycole Raysla, volta a marcar cedo, aos 49 minutos. A equipa visitante esteve mais segura nesta fase da partida, mantendo as famalicenses – quase sempre – dentro do seu meio campo, em ações de contenção perante as tentativas do Benfica para ampliar o marcador… que conseguiu, aos 90 minutos, por Andreia Norton.

Nota para algum público que, perante o mau estado do tempo, não arredou o pé do campo n.º 2 do Estádio Municipal.

Com esta derrota, o Famalicão continua em zona de despromoção, com apenas 6 pontos.

Foto arquivo

 

Famalicão: Ana Marinho vence nona edição da Eco Run

A atleta famalicense, que representa o S. Salvador do Campo, venceu à geral absoluta e, também no seu escalão, sub-23, a prova realizada esta manhã, no Seixal.

Na Eco Run D. Paio Peres Correia, Ana Marinho fez a prova de corta-mato, de 4.500 metros, em pouco mais de 15 minutos.

Famalicão: Jornada 13 não foi de azar para o FAC

Marcio Sisti, Carlos Dias e Martim Almeida foram os autores dos golos na vitória do FAC, na partida da 13.ª jornada do nacional da 2.ª divisão de hóquei em patins.

Diante da Académica, a equipa de Miguel Viterbo chegou ao intervalo a vencer, por 0-1: na segunda metade ampliou para 0-3 e só depois permitiu o golo adversário.

Na classificação, liderada pelo CH Carvalhos, com 31 pontos, o FAC mantém a quarta posição, com 26 pontos.

Na próxima jornada, a primeira da segunda volta, o Famalicense visita o CP Sobreira.

 

Foto arquivo

Mau tempo agrava-se este domingo com a chegada da depressão Hermínia

A depressão Hermínia está a atingir Portugal continental a partir deste domingo, trazendo chuva intensa, vento forte e agitação marítima significativa.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Norte do país será o mais afetado nas primeiras horas do dia, com a precipitação a alastrar gradualmente ao restante território. O vento poderá atingir rajadas de 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas zonas montanhosas.

A agitação marítima também será preocupante, especialmente na costa ocidental, onde se prevêem ondas que podem chegar aos 11 metros.