Famalicão: PS celebra 50 anos de Abril e agradece a António Costa

Música, poesia, almoço-convívio e discursos. Foi assim que a Secção de Famalicão do PS assinalou os 50 anos do 25 de Abril. A cerimónia, que decorreu na passada quinta-feira, no Centro Social de Seide, começou com as intervenções dos deputados municipais Elisa Costa e Luís Miranda que mencionou que «somente de horizontes abertos evitaremos as amarras e a clausura do passado». Já Elisa Costa destacou alguns desafios democráticos presentes e futuros, como o aumento da participação dos cidadãos, o fortalecimento dos mecanismos de controlo e equilíbrio de poderes, para evitar os abusos de poder, a fulanização da política, o clientelismo, e a necessidade de reforçar a responsabilização política dos detentores de cargos.

Pelas 12h30, os militantes e simpatizantes juntaram-se à mesa, começando por ouvir as intervenções de duas mulheres socialistas. Sofia Correia destacou vários exemplos da luta pelos direitos da mulher nos últimos 50 anos. Adelina Ortiga lembrou Lino Lima e Armando Bacelar, dois «famalicenses que muito lutaram pela nossa liberdade». O ex-deputado da Constituinte, Jerónimo Pereira, falou da sua experiência política durante a Assembleia Constitucional e do desafio que foi fazer a Constituição de 1976, num prazo de um ano, quer pelo ambiente vivido à altura, quer por um conjunto de deputados que não tinham qualquer formação académica.

Para o presidente da Comissão Política do Partido Socialista de Vila Nova de Famalicão, Eduardo Oliveira, «comemorar Abril é partilhar verdade, sem discursos populistas ou discursos da ilusão».

Relativamente a Vila Nova de Famalicão, referiu que «devemos ser mais ambiciosos, definir uma estratégia junto dos nossos empresários para que o concelho produza mais, garantindo mão-de-obra qualificada e condições para que cresçam, garantindo também mais e melhor qualidade de vida para os trabalhadores».

Defende «uma oferta de serviços públicos em consonância com a grandeza não só do concelho, mas também do território do Médio Ave que integra». Eduardo Oliveira aproveitou para agradecer a António Costa: «neste primeiro convívio que temos após as últimas legislativas gostava de agradecer a António Costa, porque se temos investimento no concelho, como, por exemplo, em várias unidades de Saúde Familiares de Famalicão, deve-se a uma governação recente do Partido Socialista. António Costa olhou por Famalicão e valorizou os famalicenses, investindo na saúde USF Joane, São Miguel-o- Anjo…), na acessibilidade (variante à N14 e EN206), na segurança (requalificação esquadra da PSP), na educação e na família (gratuitidade das creches e dos manuais escolares)».

Concluiu, lembrando Zeca Afonso; «traz um amigo também”, de freguesia em freguesia, vamos mobilizar, para tornar o nosso projeto mais forte para vencer 2025. Vamos fazer a mudança e fazer de Vila Nova de Famalicão um concelho para todas e todos».

Deixe um comentário

Marcha da Flor do Monte da Carreira vence Marchas Antoninas

A Marcha da Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte da Carreira foi a grande vencedora da grande noite das Marchas. Inspirados nas Antoninas como “A joia da Coroa do concelho” tal como uma joia preciosa numa coroa real, a Marcha da Flor do Monte que puxou “o brilho, a identidade e a memória coletiva do povo” conquistou o júri do desfile, numa edição que assinalou as ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’.

Com um total de 140 pontos, a Marcha da Flor do Monte da Carreira arrecadou ainda os prémios de “Melhor Coreografia”, e “Melhores Arcos”.

O segundo lugar foi atribuído à GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação, que somou 132 pontos e venceu o prémio de “Melhor Letra” e “Melhor Música”. Em terceiro lugar ficou a Associação do Coração – Vale São Cosme, também com 132 pontos.

A Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe venceu o prémio de “Melhor Guarda-Roupa”.

Já o prémio de “Marcha Mais Popular” foi atribuído à marcha da Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave.

Entre sorrisos, música e muita animação, as ruas da cidade encheram-se de gente para aplaudir as dez marchas participantes, num dos grandes momentos das festas do concelho.

No final da noite, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, deixou elogios a todos os que desfilaram pela cidade e encheram de colorido os Paços do Concelho. “A maior prova de que este património está bem vivo é, precisamente, a moldura humana que aqui vimos e que dá vida a esta grande noite”, destacou o edil.

Mário Passos enalteceu ainda o empenho que todas as associações colocaram nas marchas. “Este ano celebramos o facto de as marchas serem Património Cultural Imaterial de Portugal, e ver toda uma comunidade envolvida neste espetáculo deixa-me profundamente orgulhoso”.

O entusiasmo do público trouxe ainda mais brilho àquele que é o ponto alto das Festas Antoninas de Famalicão, cujo júri foi composto por um grupo de personalidades independentes e qualificadas na avaliação dos diferentes critérios.

Refira-se que as festividades terminam este sábado, 13 de junho, feriado municipal, com as celebrações religiosas em honra de Santo António, que incluem a Missa Solene e a distribuição do Pão de Santo António a partir das 10h30, e a Procissão Solene a partir das 17h00. À noite, o espetáculo de encerramento decorre no Parque da Devesa, junto ao lago, com o concerto de Nena a partir das 22h00 e a sessão de fogo de artifício.

 

Resultados Finais Marchas Antoninas 2026

1. Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira (140 pontos)

2. GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação (132 pontos)

3. Associação do Coração – Vale São Cosme (132 pontos)

4. Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe (124 pontos)

5. Associação Recreativa e Cultural Sentir a Terra – Gondifelos/Outiz (109)

6. Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave (106 pontos)

7. ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas (102 pontos)

8. Associação Unidos de Avidos (101)

9. LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa (93 pontos)

10. Grupo Recreativo Vale S. Martinho (83 pontos)

Famalicão: Marchas Antoninas começam a brilhar na noite desta sexta-feira

Falta pouco para a grande noite das Marchas Antoninas. Para muitos, o ponto alto das festas famalicenses, tal a qualidade das mesmas. Este ano são dez marchas, duas que desfilam pela primeira vez, e totalizam cerca de 1200 marchantes, que prometem encher as ruas da cidade de cor, música, dança e alegria.

Sob o tema ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’ desfilam a Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Recreativa e Cultural Sentir a Terra – Gondifelos/Outiz, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural de Antas, GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe e Grupo Recreativo Vale S. Martinho.

As marchas começam a desfilar às 21h15, na Avenida de França, seguindo pelas ruas do centro da cidade até aos Paços do Concelho, local onde cada uma fará a sua exibição.

O júri é composto por um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurista – que avaliam a ‘Melhor Música’, ‘Melhor Letra’, ‘Melhor Coreografia’, ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhores Arcos’ e ‘A Marcha Mais Popular’.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, as Marchas Antoninas são «uma demonstração viva da dinâmica associativa do concelho». Mário Passos realça, ainda, o trabalho desenvolvido ao longo de meses pelos grupos participantes e acredita que «a cidade voltará a viver uma noite memorável, marcada pela alegria e entusiasmo de milhares de famalicenses».

Recorde-se que as Festas Antoninas terminam na noite deste sábado, 13 de junho, com Nena a subir ao palco no Parque da Devesa, seguindo-se a sessão piromusical de fogo de artifício.

Famalicão: Detido sem carta de condução

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Esta quinta-feira, 11 de junho, a PSP deteve um homem, com 29 anos de idade, que conduzia veículo automóvel sem qualquer documento que o habilitasse para a condução.

A detenção aconteceu na cidade de Famalicão e o condutor foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: GD Natação agradece à Câmara a requalificação das piscinas municipais

Em publicação partilhada nas redes sociais, o Grupo Desportivo de Natação expressou «o seu profundo agradecimento» ao Município de Famalicão, pelo lançamento do concurso para a requalificação e ampliação das piscinas municipais, que vai contemplar 4 pistas de 50 metros.
Esta intervenção, segundo o clube, é «uma mais-valia inestimável para toda a comunidade», porque vai criar «melhores condições para os atletas de competição e para a Escola de Natação, abrangendo bebés, crianças, jovens e adultos».
O GD Natação elogia, ainda, este investimento «no futuro, na formação desportiva e na promoção da saúde e bem-estar da população». Por isso, sublinha «o compromisso e visão do Município».

Empresária Raquel Silva é madrinha da Marcha de Vale S.Martinho

As Marchas Antoninas desfilam na noite desta sexta-feira, pela ruas da cidade de Famalicão.

Com o aproximar da hora, são algumas as marchas que vão divulgados os padrinhos / madrinhas escolhidos pela esta edição.

Raquel Silva, empresária na área da intermediação de crédito, foi a convidada pela Marcha de Vale S.Martinho, num ano marcado pelo regresso deste grupo a esta tradição famalicense.

 

Famalicão: Tiago Maroto canta na festa de Santo António no Louro

De 19 a 21 de junho, no Louro, decorrem as festividades de Santo António cujo programa contempla, entre outros momentos, o concerto de Tiago Maroto na noite do segundo dia.

Na noite do dia 19, a partir das 21 horas, decorrem as atuações do Musicart, MP Swinmer e Gato Sapato, encerrando com uma sessão de fogo de artifício.

A manhã do dia 20, no lugar de Santo António, dará entrada um grupo de bombos que vai percorrer a freguesia. A noite será preenchida com a música de João Mendonça e de Tiago Maroto. Nova sessão de fogo fecha o dia.

No último dia acontecem as cerimónias religiosas. Às 10h45, e já depois da entrada da Banda de Famalicão, decorre a bênção do pão, seguida da procissão da capela de Santo António até à igreja; 15 minutos depois, celebra-se eucaristia com sermão e missa cantada. Às 17 horas sai a procissão e, para terminar, às 18 horas, atua o Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião.