Famalicão: PS celebra os valores de Abril e presta homenagem a militantes

A Concelhia do Partido Socialista realizou, esta terça-feira, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, a gala dos «50 anos de Abril, 50 anos de militância». Para além de «celebrar os valores de Abril», o PS homenageou quem tem 25 anos ou meio século de militância.

João Soares foi o convidado especial desta gala. O histórico socialista felicitou o partido pelo evento «que engrandece a democracia e a história» do PS. Referiu-se, depois, a Mário Soares e Maria Barroso, expressando o seu «profundo agradecimento» pela homenagem prestada. Relembrou, também, a importância da defesa dos valores de Abril e finalizou a intervenção com um olhar local, considerando que há «em Eduardo Oliveira e no PS de Famalicão um querer muito forte, um enorme dinamismo, tendo em vista a vitória em 2025. O querer vencer esta Câmara, com a determinação que pude constatar, só pode conduzir ao sucesso», referiu.

Coube à autarca da vila, Cláudia Araújo, abrir a cerimónia. Para além das boas-vindas, pediu um minuto de silêncio pelos militantes falecidos este ano. A autarca foi, depois, elogiada por Eduardo Oliveira. O líder da Concelhia apontou-a «como uma lutadora» e responsável «por um novo ciclo» em Riba de Ave. A vitória nas autárquicas de 2021 «tem um grande significado e alcance para o PS famalicense e é a evidência que as lideranças fazem a diferença, assim como o trabalho de equipa», referiu Eduardo Oliveira. Já sobre a gala, enfatizou que «estamos a valorizar e a reconhecer homens e mulher responsáveis pela revolução e pela conquista da liberdade de todos».

Na sessão também marcou presença Victor Hugo Salgado. O presidente da Federação de Braga do Partido Socialista e presidente da Câmara de Vizela felicitou o PS Famalicão «pela qualidade da iniciativa e pela forte adesão de militantes e cidadãos». Disse, ainda, sentir «uma extraordinária dinâmica de vitória em Vila Nova de Famalicão, pois é visível o trabalho desenvolvido pela Concelhia, pelo Eduardo Oliveira e pela sua equipa».

Para além dos discursos, a sessão contou com a atuação da Tuna Sénior de Riba de Ave que interpretou músicas de Abril. Os homenageados deixaram breves testemunhos da sua militância e da sua adesão aos valores socialistas.

 

2 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Colisão entre três viaturas em Gavião, junto aos supermercados

Uma colisão entre três viaturas está a marcar o final de tarde desta sexta-feira, em Gavião, Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu na Rua Vítor de Sá, no acesso a um dos supermercados.

Não há registo de feridos, apenas o condicionamento do trânsito.

Famalicão: Idoso é atropelado junto ao cemitério de Nine

Um homem, com cerca de 70 anos, foi atropelado este sexta-feira à tarde, na freguesia de Nine, em Famalicão.

O atropelamento aconteceu cerca das 16h30, nas proximidades do cemitério local, na Rua das Quintães.

A vítima foi assistida pelos Bombeiros Voluntários de Viatodos e transportada para o hospital de Famalicão com ferimentos ligeiros.

 

Famalicão: Colisão entre duas viaturas na Rotunda da Paz

O final de tarde desta sexta-feira fica marcado por uma colisão entre duas viaturas ligeiras, na rotunda da Paz, em Famalicão.

Do sinistro não resultaram feridos, sendo que apenas há registo de danos materiais.

O acidente provocou algum condicionamento no transito.

Famalicão: Gustavo Sá joga em casa ao serviço da Seleção e pede o Municipal cheio

A Seleção Nacional sub-21 joga esta sexta-feira, às 18h30, no Estádio Municipal, a partir das 18h30, uma partida de preparação para o Europeu, tendo como adversária a Roménia.

Gustavo Sá vai jogar num palco que bem conhece, tal como o companheiro Rodrigo Pinheiro. Será um momento especial jogar em casa com a camisola nacional ao peito e o médio não esconde que gostava de ver o estádio cheio no apoio à Equipa das Quinas. «Vai ser muito especial jogar no Estádio Municipal de Famalicão. Jogo lá já há três anos e representar a Seleção Nacional nesse estádio vai ser ainda mais especial para mim e para o Rodrigo Pinheiro. Vamos estar a jogar em casa. Apelo, em nome de toda a equipa, a todos os portugueses para comparecerem no estádio. Gostamos sempre de jogar com casa cheia, especialmente quando jogamos em nossa casa».

Sobre o adversário, o jogador do FC Famalicão antecipa dificuldades, mas «o foco tem que estar em nós e vamos sempre olhar para nós primeiro, seja contra que adversário for. Ainda assim, sabemos que a Roménia é uma boa seleção, que se qualificou para o Europeu em primeiro lugar do grupo e vamos ter de ter muita atenção. Queremos melhorar o nosso jogo e vincar os nossos princípios», referiu Gustavo Sá na antevisão a esta partida.

Individualmente, o jogador acredita que esta esta época pode ser de maior afirmação nos sub-21. «Estou muito feliz por estar aqui, como estou sempre que venho cá. É um orgulho estar neste espaço e estou focado nos próximos desafios que temos pela frente». Com os pés bem assentes no chão, reconhece que ser chamado à Seleção A «é uma coisa difícil. Quero afirmar-me aqui, nos sub-21», onde só tem quatro internacionalizações. Por isso, reforça: «quero que esse número aumente bastante. Todos os jogadores pensam e querem a Seleção A, mas neste momento estou focado em crescer neste espaço».

Famalicão: Ana Azevedo capitaneia Seleção Nacional para apuramento histórico

A seleção Nacional de Futsal Feminino garantiu um lugar no primeiro mundial da história da modalidade, que terá lugar nas Filipinas.

A equipa das Quinas, capitaneada por Ana Azevedo, a mais internacional de sempre, venceu a Hungria, por 1-8, na segunda jornada da fase final de qualificação. Depois da goleada (9-0, sobre a Suécia) na Ronda de Elite, Portugal soma 6 pontos, tal como a Itália. As duas equipas vão, assim, marcar presença nas Filipinas, entre 21 de novembro e 7 de dezembro deste ano.

Resta saber quem vencerá o Grupo A de qualificação que está a decorre em Itália, com o conjunto nacional a defrontar, este sábado, às 18h00 portugueses, a equipa anfitriã.

Fotos. FPF

Famalicão: Podas nas árvores da Avenida 25 de Abril e da Rua Ernesto Carvalho condicionam trânsito e estacionamento

Na próxima segunda-feira, a Câmara Municipal vai dar início a podas nas árvores localizadas no separador central na Avenida 25 de abril e na Rua Ernesto de Carvalho. Os trabalhos começam junto ao cruzamento entre a Avenida e a Rua Adriano Pinto Basto, em direção ao Parque 1º de Maio, a partir das 9h00 podendo prolongar-se até às 18h00.

Esta intervenção tem duração prevista de três semanas e vai afetar a circulação do trânsito e as zonas de estacionamento adjacentes. O Município pede a compreensão e colaboração dos munícipes e condutores para a adoção das devidas precauções e escolha de percursos e estacionamento alternativos.