Famalicão: PS com lista única de delegados ao congresso da Federação

A secção do Partido Socialista vai apresentar ao congresso da Federação de Braga uma lista única de delegados que é encabeçada por António Silva, membro da Assembleia da União de Freguesias de Famalicão e Calendário. No congresso, que se realiza em Braga, a 19 de novembro, a secção socialista tem direito a uma representação de 65 delegados, enquanto a secção de Riba de Ave estará com um delegado.

A escolha dos delegados famalicenses acontece sábado, na sede da Concelhia do PS, e da lista fazem parte membros que estiveram nas duas listas que, recentemente, disputaram a Comissão Política, em eleições que reelegeram Eduardo Oliveira.

Entre os autarcas das freguesias, destacam-se, entre outros militantes, Bruno Cunha (presidente da Junta de Vermoim e adversário de Eduardo Oliveira nas eleições para Concelhia), Manuel Loureiro (antigo presidente da Junta de Fradelos), Miguel Campos (presidente da Assembleia de Freguesia de Vermoim), Márcia Nunes, Óscar Mendes, Manuel Carvalho; o vereador Paulo Folhadela, o líder da bancada do PS na Assembleia Municipal, Jorge Costa, e os deputados municipais Luís Monteiro, Ricardo Vale, Ana Fernandes e Elisa Costa também integram a lista «de unidade» ao congresso federativo.
Integram, ainda, a lista de candidatos o coordenador da secção do PS-Famalicão, Ricardo Dias, e a coordenadora das Mulheres Socialistas, Isabel Silva. O presidente da Comissão Política, Eduardo Oliveira, participará por inerência.
Os socialistas famalicenses estão unidos no apoio a Frederico Castro, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que é candidato único à liderança da Federação de Braga do PS, com a moção “Visão e Ambição, a Nossa Federação”, sucedendo a Joaquim Barreto. Para além das eleições para a Federação, haverá também eleições para a Federação de Braga das Mulheres Socialistas, com as candidaturas de Vânia Cruz, ex-líder do PS- de Vieira do Minho, e Idalina Forte, do PS-Braga, que tem como mandatária a famalicense Isabel Silva.

O PS-Famalicão estará no congresso «com uma lista de unidade», facto que Eduardo Oliveira sublinha. «As eleições para os órgãos concelhios representaram um momento muito forte de afirmação do PS. E o contributo de todos os militantes do PS é fundamental para a mudança política que o município de Famalicão precisa». De resto, enaltece «a participação de todos os socialistas famalicenses nesta candidatura ao congresso distrital. A participação de todos, para além de revelar um saudável espírito democrático, demonstra que estamos mais fortes e mais preparados».

 

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Três feridos em colisão entre automóveis na vila de Joane

Três pessoas ficaram feridas, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na vila de Joane, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 18h20 no Largo da Vila Boa e para o socorro foram acionados os Bombeiros Famalicenses.

As vítimas, com ferimentos ligeiros, acabaram transportadas para o hospital de Famalicão.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Proibidas queimas e queimadas este sábado

Por despacho do vereador da Proteção Civil, Ricardo Mendes, estão proibidas as queimas e queimadas este sábado, 20 de abril.

A decisão resulta da informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que alerta para a ocorrência de vento de elevada intensidade, acrescida da recomendação técnica negativa, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta, devido ao potencial perigo de incêndio.

Acresce que este sábado as temperaturas podem chegar aos 25 graus.

Famalicão: «Há muitas coisas boas para acontecer», diz o capitão Riccieli

Apesar do resultado do último jogo (frente ao Sporting, em casa) não ter sido positivo (0-1), o capitão Riccieli está confiante para o próximo jogo e para o que resta do campeonato. O FC Famalicão é oitavo, com 35 pontos. «Sinto que há muitas coisas boas para acontecer até final da época», deseja, em declarações às redes sociais do clube.

Na tarde do próximo domingo, o FC Famalicão recebe o Portimonense que precisa de pontos para fugir aos lugares de despromoção (é penúltimo), mas Riccieli garante que a equipa está confiante e focada apenas naquilo que tem para fazer em campo. «Desta vez temos mais tempo para recuperar. Queremos estar bem, descansar. Sabemos que domingo será um jogo muito difícil, mas queremos dar uma boa resposta», avisa.

O capitão nota que o FC Famalicão tem crescido «muito» e «fico feliz de fazer parte desse crescimento», confessa.
Dentro de campo é ele o comandante, mas «ser líder é coisa natural, é algo que está dentro de mim», disse.

O jogador brasileiro chegou a Famalicão na época 19/20 e tem contrato até 2027.

Foto: FC Famalicão

Famalicão: Cortejo Académico na tarde do dia 24 de abril

Está a decorrer a Semana Académica de VN Famalicão, cujo momento alto é o cortejo que terá lugar na tarde do dia 24 de abril, a partir das 14h30, pelas ruas do centro da cidade.

Já este sábado, no átrio exterior da Universidade Lusíada, às 21h30, decorre o Traçar das Capas e, à meia noite, tem lugar a serenata nos Paços do Concelho.

No domingo, às 14h30, na igreja matriz nova, celebra-se a missa de finalistas e, às 16h30, nos Paços do Concelho, decorre a imposição de insígnias e queima das fitas.

Famalicão: João Nascimento será o sucessor de Nuno Melo na Assembleia Municipal

Na próxima Assembleia Municipal, que terá lugar na noite do dia 26 de abril, será eleita uma nova Mesa. A situação decorre da renúncia do mandato de Nuno Melo, com efeitos reportados à data da sua tomada de posse como Ministro da Defesa Nacional. Deste modo, é necessária uma nova eleição.

Neste sentido, o CDS/PP vai propor como candidato à presidência do órgão deliberativo João Nascimento, que é deputado na Assembleia. Ao PSD caberá a nomeação de dois secretários.

Luís Ângelo Oliveira, presidente em exercício, escreveu aos deputados e presidentes de Junta com assento neste órgão, para esclarecer a situação. Face à renúncia de Nuno Melo é obrigatória a eleição de uma nova Mesa, o que não aconteceria caso o anterior presidente tivesse solicitado a suspensão. Neste caso, Melo continuaria presidente, embora com mandato suspenso, e os atuais secretários ascenderiam, colocando Luís Ângelo a presidente em exercício.

Com a saída de Nuno Melo é necessária, assim, uma nova eleição. Luís Ângelo informa, ainda, que como assumiu funções com Nuno Melo, opta por não se recandidatar, passando para a bancada do PSD na Assembleia Municipal.

Ao longo de 11 anos, Luís Ângelo Oliveira representou, por inúmeras vezes, o órgão deliberativo, quer em reuniões, quer em atividades do Município. «Muitos foram os ensinamentos aos longos destes últimos onze anos, enquanto membro da mesa; sou e serei eternamente grato a cada um de vós e continuo totalmente ao dispor em tudo que possa ajudar», escreve o deputado do PSD.

 

Combustíveis mais caros a partir de segunda-feira

Os combustíveis vão voltar a ficar mais caros a partir da próxima segunda-feira.

Segundo a imprensa especializada, a subida pode ir até aos 2 cêntimos por litro no caso do gasóleo. Na gasolina o aumento deverá rondar 1 cêntimo por litro.