Famalicão: PS diz que «nunca um Governo investiu tanto na saúde dos famalicenses»

O deputado Eduardo Oliveira e presidente da Concelhia do PS-Famalicão visitou, com autarcas socialistas, algumas obras e projetos concelhios na área da saúde, com apoio do Governo. «Nunca um Governo de Portugal investiu tanto na saúde dos famalicenses», destacou, lembrando que são 4,4 milhões em investimento a executar até 2025.

Eduardo Oliveira esteve acompanhado por Ivo Sá Machado, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave (ACES Ave), por vereadores do PS na Câmara Municipal de Famalicão, deputados municipais e autarcas das freguesias.

O também presidente da concelhia do PS disse aos eleitos socialistas que o Governo está a responder de forma eficaz às necessidades da população. Procurou demonstrar no terreno, onde essas respostas serão dadas.

Em Calendário, a comitiva socialista esteve nos terrenos onde será construída a Unidade de Saúde Familiar de São Miguel-o-Anjo, que vai custar 1,1 milhões de euros (mais IVA), que tem dotações orçamentais para 2023, 2024 e 2025.

Em Requião, visitaram a remodelação e ampliação da Unidade de Saúde Familiar Antonina, «cuja construção foi objeto de um contrato-programa entre o Governo e a Câmara Municipal de Famalicão. O investimento do Ministério da Saúde é de 591 mil euros, sendo 502 mil euros oriundos da União Europeia e a verba restante de comparticipação nacional».

Já em Joane, Eduardo Oliveira mostrou aos autarcas socialistas o terreno onde será erguida a nova Unidade de Saúde Familiar para servir a população da vila e freguesias vizinhas, num investimento de 1,1 milhões de euros (mais IVA), já com dotações financeiras definidas até 2025.

Entretanto, Eduardo Oliveira anunciou o investimento de 1,4 milhões de euros na renovação e beneficiação da Unidade de Saúde Familiar Alto da Vila/Nova Estação, no Edifício Urbano, onde se inclui o Centro de Saúde de Vila Nova de Famalicão, e um investimento de 150 mil euros (mais IVA) na reabilitação do Centro Diagnóstico Pneumológico, em frente à Universidade Lusíada.

Recorde-se que para a construção dos equipamentos em Joane e Calendário, a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde do Norte celebraram, em setembro passado, os respetivos contratos-programa que vão servir de base para a apresentação das candidaturas ao PRR com vista à construção e apetrechamento destes dois novos equipamentos de cuidados de saúde primários.

Em termos contratuais, o Município está obrigado a elaborar o projeto de execução da obra, promover a execução da empreitada, assegurar a fiscalização da obra, assumindo ainda a candidatura às verbas do PRR. Os terrenos também são cedidos pela autarquia à ARS Norte.

36 Comments

  1. Este fulano pensa que o pessoal come gelados com a testa?
    A verborreia demagógica habitual destes mediocres provoca me vômitos

  2. Força PS para a frente com todos os famalisenses os béns para que possamos viver com dignidade Eduardo Oliveira

  3. Ele esteve nos terrenos onde futuramente, quiçá, se deve construir qualquer coisa. Noutros ainda irão concorrer ao PRR. Obra feita são meia dúzia de trocos. Políticos a serem políticos.

  4. A esquerda sempre se apoiou em falsas narrativas na comunicação social para manipular o povo, e parece que funciona, ganha por maioria e o povo chora agora, mas como são de memória curta amanhã já só querem festa copos e futebol por isso deixa o país continuar afundar…

  5. É demagogia. Onde é que está isso? O que sinto é vejo, 7 horas de espera nas urgências, com pulseira amarela, 1 ano e vários meses à espera de fisioterapia e acabei por ser operada e a fisioterapia não chegou. Uma reclamação no livro amarelo, e a resposta da Direcção, chegou 8 meses depois e com resposta vaga, a lei não é clara, é omissa e o médico em questão já foi embora, por isso não há nada a fazer.
    Se o governo tem investido no nosso hospital, então está muito mal gerido. Rua com o administrador e sua equipa.

  6. Amigo também era benéfico mantermos a maternidade no nosso hospital .e está situado em um concelho maiores do norte.boa noite pensa nisso.um abraço e tudo do melhor.

  7. O partido socialista que olhem para o PASSADO São uma Mentira,,,,O Partido Socialista é o que mais Investe nas Aldrabices tenham Vergonha ..o povo português já está a descobrir o vosso Rosto,,,olhem á Situação do País..

  8. 😁😁😁😁😁.uma notícia á Antônio Costa,,os Famalicenses não vão na Cantiga do Ceguinho

  9. Investiu??? Em quê? Claro que os homens do balde da cola têm de dizer estas coisas.
    Pouca vergonha é o que é 🤬

  10. É o representante daqueles que querem esvaziar aos poucos e poucos o nosso hospital para transferir tudo para Braga ou Guimarães. Já sabemos aonde isto vai acabar. Conversa de político que só se interessa pelo seu futuro em vez de defender os interesses daqueles que o elegeram e da região da qual ele diz que pertence.

  11. Em promessas, anúncios e mentiras é o que mais investe sem, dúvida…
    E por falar em mentiras, já viram as notícias de hoje sobre a pobreza?
    São dados que não se inventam, e contra factos não há argumentos!

  12. Estou de acordo é por isso que querem retirar a maternidade aos famalicenses é serviços de saúde a mais sacanas

  13. O governo , e a Camara Municipal, que é quem se tem chegado à frente, na Saúde, como em outras áreas, rede viária, segurança interna, etc

  14. Já está este artista a seguir o livro do Patrão. O que hoje é verdade, amanhã será ou não.

  15. Investiu? 😭E agora quer fechar a maternidade? Quando se troca a saúde por política claro que nem se fala no assunto 😰

  16. Investiu tanto que até meteu uma ciclovia à porta do centro de saúde….
    O governo e futuros governos que se preparem para todos os anos aumentarem o orçamento para a saúde, pois a população está a envelhecer e como tal, haverá obrigatoriamente um aumento na procurade cuidados de saúde.
    O censos 2021 provou isso.

  17. O partido socialista é sempre o que mais investe, mas de promessas e anúncios está o Povo cansado….

    São sempre aos milhões e mais milhões, até que, se espera meses por uma consulta, anos por cirurgias ou exames, alguns morrem, outros coitados sofrem….
    Faltam seringas, luvas, papel, material básico, já para não falar em enfermeiros e médicos.

    Maior investimento ??? Como ficaram nos últimos 6 anos o estipulado e o realmente gasto??

    Promessas e mais promessas.

  18. Pois não, que até quer fechar a maternidade dos poucos hospitais quem nunca fechou é uma vergonha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Americana reforça FC Famalicão

Madison Gear é o novo reforço do FC Famalicão para a segunda volta da Liga BPI. A média tem 22 anos e é natural do Texas, Estados Unidos da América.

Madison chega do programa de futebol da Universidade de Houston para cumprir o sonho de jogar na Europa, começando no FC Famalicão.

A equipa treinada por Marco Ramos joga este sábado, às 11 horas, na Academia. O Marítimo é o adversário e o jogo é o segundo da segunda volta do campeonato nacional de futebol feminino.

Credithora oferece cartão com 250€ a quem recorrer aos serviços de intermediação de crédito

Se vai comprar ou construir casa e precisa de financiamento, se precisa renegociar ou consolidar o seu crédito, saiba que encontra na empresa famalicense CREDITHORA a solução para todas essas questões.

A CREDITHORA é especialista em contratos de crédito aos consumidores, prestando todo o acompanhamento e apoio na hora de celebrar ou renegociar um crédito. Para além disso, e de forma a poder ajudar todas as famílias, a CREDITHORA dispõe de um serviço de consultadoria gratuita na intermediação de crédito.

Até ao final deste mês de fevereiro, ao recorrer aos serviços da CREDITHORA (crédito habitação, construção, transferência de crédito, auto construção), exclusivamente por e-mail geral@credithora.pt ou pelo contacto 912 971 210, pode usufruir de um cartão de 250 euros para gastar em qualquer loja Worten do território nacional. Esta é uma oferta direta, válida para todos os clientes e sem concurso / passatempo.

Pode saber mais sobre esta campanha no facebook ou instagram da CREDITHORA .

A CREDITHORA está localizada em plena Avenida Marechal Humberto Delgado, 263 1ºDt Frente, em Vila Nova de Famalicão. Todos os serviços estão disponíveis para consulta no site credithora.pt.

Famalicão: FAC vai a Cascais e Riba d´Ave fica em casa

O campeonato Placard Hóquei prossegue este sábado, com a realização da jornada 16, que reserva a deslocação do FAC ao reduto do Murches, penúltimo classificado, com 8 pontos, enquanto que o Famalicense é oitavo, com 17 pontos. Esta partida está marcada para as 16 horas.

Já o Riba d´Ave/Sifamir joga em casa, às 18h30, tendo como adversária a Juventude de Viana, última da classificação, com 7 pontos. Os ribadavenses encontram-se na décima posição, com 13 pontos.

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude nos BV Famalicenses

O quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses recebe, este sábado, pelas 21h30, a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos deste encontro mundial que decorre em agosto, em Lisboa, passam no quartel onde os efetivos da corporação estarão em formatura.

 

Famalicão: Segunda-feira arrancam as obras de recuperação da Bacia do Ave

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, assinalam esta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o arranque das obras de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave, com uma passagem no Rio Pelhe.

Recorde-se que a autarquia famalicense viu aprovada uma candidatura, no valor de 1.2 milhões de euros, para a recuperação e valorização dos rios Ave, Pelhe, Guisande e do ribeiro de Beleco, em Ribeirão. A primeira intervenção a realizar no âmbito deste projeto arranca no rio Pelhe e será executada pela empresa Ambiflora.

Refira-se que o projeto de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave prevê a renaturalização de ribeiras em espaço urbano, sobretudo com a estabilização do seu leito; a estabilização das margens e a beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico; a melhoria das condições de escoamento e desobstrução da rede hidrográfica; a mitigação dos efeitos das cheias; a reabilitação de infraestruturas degradadas, a contenção de espécies invasoras e o reforço dos sistemas de monitorização da qualidade da água. A intervenção abrange uma extensão total de cerca de 20 quilómetros, atravessando zonas agrícolas/florestais e aglomerados urbanos, com incidência nas freguesias de Ribeirão, Fradelos, Lousado, UF de Vila Nova de Famalicão e Calendário, UF de Esmeriz e Cabeçudos e UF de Arnoso e Sezures.

A candidatura foi apresentada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e é financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020, no montante de 1.285.283,60 euros, dos quais 1.284.990,00 são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Famalicão: Tradicional desfile de Carnaval de Santa Eulália é no dia 19 de fevereiro

A Associação Desportiva e Cultural de Arnoso Santa Eulália realiza o tradicional desfile de Carnaval no dia 19 de fevereiro, com início pelas 15 horas, junto ao café Extremo.

O corso percorre várias ruas da freguesia, terminando no salão polivalente da associação.

Este desfile tem colaboração da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.