Famalicão: PS diz-se «na primeira linha de defesa da maternidade»

O Partido Socialista acusa a coligação PSD-CDS de «usar a maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) para fazer demagogia e lançar um clima de alarmismo sobre os famalicenses».
Em comunicado, a Concelhia socialista diz que na última reunião da Assembleia Municipal votou favoravelmente uma proposta da CDU que defendia o Serviço Nacional de Saúde e apelava ao Governo para não encerrar a maternidade de Famalicão. Recorde-se que, no mesmo órgão, votou contra os demais votos apresentados pelos outros partidos que incidiam sobre o eventual fecho do espaço.

Também em setembro foi tornada pública, em vários órgãos de comunicação social, a proposta de reorganização da rede de urgências de obstetrícia e blocos de parto. Segundo o documento, que até ao momento não foi refutado, a Comissão para a Reforma das Maternidades, sugere o encerramento da maternidade de Vila Nova de Famalicão, porque faz menos de mil partos por ano.

O PS assinala que não foi ainda tomada nenhuma decisão e promete estar «na primeira linha de defesa dos interesses dos famalicenses e da maternidade do nosso hospital», acusando o PSD-CDS de «utilizar como arma de arremesso político um documento técnico, sobre o qual não existe nenhuma decisão política».
Os socialistas analisam que há «uma ligeira diminuição populacional registada no último censo» encontrando como causa «as políticas municipais da coligação PSD-CDS. Famalicão regista graves dificuldades para atrair famílias jovens por falta de soluções de habitação e essa é uma responsabilidade da Câmara Municipal».
Muito embora o PS tenha votado contra a proposta do BE para que o Ministro da Saúde fosse ao Parlamento, os socialistas anunciam agora, que por sua iniciativa, Manuel Pizarro «foi convocado para uma audição parlamentar na Comissão de Saúde. O que aconteceu, e só fazia sentido, depois de ter conhecimento cabal do relatório da Comissão de Acompanhamento de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Parto».

Reiterando que «os famalicenses podem contar com o sentido de responsabilidade do Partido Socialista perante uma matéria tão importante como esta para as grávidas famalicenses e as suas famílias», os socialistas dão nota que «temos em Vila Nova de Famalicão uma das melhores maternidades do País, que sempre prestou cuidados à população e nunca encerrou mesmo em períodos críticos, graças à sua excelente equipa de médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar».

10 Comments

  1. Somos desgovernados pela maioria PS e o PS está na linha da frente na defesa da maternidade , a culpa será do Ventura , do PSD, do PCP , será do povo 🙄🤔 ????

  2. Ontem ouve uma informação,, na praceta Lino Lima junto á câmara e não vi ninguém do PS ,, é só treta,,, iniciativa do PCP

  3. Se o PS está na primeira linha de defesa da maternidade, quer dizer que vai mesmo fechar. 🤔

  4. Já não sei quem mente mais!!!???…. penso k deveriam defender o real interesse das mulheres na posição de mães, sejam de k cor politica Rosa ou outra qualquer! Pois quem vos trouxe ao mundo foi uma mulher… Mostrem mais enteresse as as proteger visto k tem sido uma vergonha, lutem por melgores condições e por manter a maternidade. Pois quem sofre são as pobres coitadas e inumeras crianças que vem ao mundo em más condições.

  5. Agora Depois muitas Críticas??!! Mas não é para Confiar??? A mentira está sempre á frente no Socialistas..o exemplo Antônio Costa 😁😁

  6. A partir do momento em que o PS de Famalicão e o Eduardo Oliveira, defenderam nas últimas autárquicas, a construção de um novo hospital em Famalicão e recentemente votado contra a audição do Ministro da Saúde… Está tudo dito… Olha para o que eu digo é não olhes para o que eu faço. 🙈

  7. Como famalicense espero que tenham capacidade política para influenciar os membros e governantes do PS para a importância da manutenção da maternidade em Famalicão…

  8. Desde o primeiro momento…
    Desde sempre ao lado de Famalicão e dos Famalicenses.
    Estaremos, como sempre estamos ao lado do melhor para Famalicão e para os nossos concidadãos.
    Não fazemos demagogia nem usamos suposições para alarmar a comunidade e com isso prejudicar os nossos conterrâneos….
    O Serviço Nacional de Saúde sempre foi uma bandeira do PS ao contrário dos que nos últimos dias tem vindo a público única e simplesmente com a intenção de fazer política de ocasião esquecendo-se das tomadas de posição na assembleia da república e do próprio partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Póvoa de Varzim: Dia termina com cinco pessoas resgatadas do mar em risco de afogamento

O dia desta quinta-feira ficou marcada por 5 salvamentos no mar da Póvoa de Varzim.

Depois de um resgate de três menores, na Praia do Enseada, os meios voltaram a ser acionados para um novo salvamento, desta feita na Praia do Esteiro, em A-Ver-o-Mar.

No socorro a dois banhistas esteve a equipa do Serviço Anual de Assistência Balnear (SAAB) e da Autoridade Marítima Nacional.

As vítimas não correm risco de vida mas foram encaminhadas para a unidade hospitalar local.

Com a subida das temperaturas e o fim da época balnear, as praias da região da Póvoa de Varzim estão sem vigilância, no entanto, numa medida recente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o concelho vizinho conta com um serviço inovador (SAAB – Serviço Anual de Assistência Balnear) que reforça a segurança fora de época.

Famalicão: Basquetebol do FAC começa competição na Taça de Portugal

A equipa de basquetebol do FAC começa a competir na tarde deste sábado. Na primeira fase da Taça de Portugal, o conjunto famalicense recebe, na primeira eliminatória, o Guifões SC. O jogo está marcado para as 18 horas, no Pavilhão Municipal.

O FAC vai competir, esta época, na 1.ª divisão, integrando a zona Norte. Na jornada de abertura, marcada para 15 de outubro, joga em casa do CB Viana. NCR Valongo, CD Póvoa B, BC Barcelos, UAC Sports, GDB Leça e FC Gaia são os outros adversários nesta fase da competição.

Famalicão: S. Cosme testa invencibilidade com o Mascotelos

Depois do surpreendente empate, a 2 golos, em casa do Mosteiro, na jornada três da divisão de honra da Associação de Futebol de Braga, o S. Cosme tem como próximo adversário o Santiago Mascotelos, equipa que soma 4 pontos. O jogo está marcado para as 16 horas do próximo domingo, no Campo Comendador Manuel Gonçalves, em Vale S. Cosme.

A formação famalicense, com 7 pontos, tal como São Paio e Celoricense, ainda não perdeu na série B, apresentando um registo de 6 golos marcados e três sofridos.

Famalicão: Prova de atletismo, bike tour e caminhada corta trânsito na EN 206

A realização da vigésima terceira edição da Famalicão-Joane (atletismo, bike tour e caminhada Vermoim-Joane), na manhã do próximo domingo, vai determinar o condicionamento automóvel na Avenida Marechal Humberto Delgado e a proibição de circulação na estrada nacional 206, até à rotunda da Via Intermunicipal, em Joane.

Em algumas das vias por onde vai passar esta festa do atletismo, organizada pela Associação Teatro Construção, será mesmo proibido circular, dentro de determinados horários que pode conferir no aviso do Município de Famalicão.

Famalicão: Moto Clube de Nine realiza magusto

No dia 11 de novembro, a partir das 14h30, o Moto Clube de Nine realiza um magusto, iniciativa que se prolonga pela noite deste dia.

Este convívio contempla várias atividades, como jogos tradicionais, um passeio pelo concelho, música ao vivo, comes e bebes e, claro, as castanhas que serão oferecidas.

Esta é a primeira iniciativa na nova Direção do clube, eleita a 3 de setembro. André Araújo é o novo líder, Pascoal Costa preside à Assembleia Geral e o Conselho Fiscal está entregue a Daniel Ferreira.

Famalicão: Presidente da Câmara Municipal inaugura renovação da escola de Avidos

Ao final da tarde desta sexta-feira, às 18 horas, Mário Passos vai inaugurar a reabilitação da Escola Básica de Avidos.

O estabelecimento de ensino da União de Freguesias de Avidos e Lagoa foi totalmente reabilitado, com a ampliação e adaptação dos espaços, com quatro salas de aula, um espaço polivalente, recreio coberto e arranjo dos espaços exteriores. Esta intervenção resulta de investimento municipal de cerca de um milhão de euros.

A nova escola vai receber todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico desta União de Freguesias.