
O Partido Socialista acusa a coligação PSD-CDS de «usar a maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) para fazer demagogia e lançar um clima de alarmismo sobre os famalicenses».
Em comunicado, a Concelhia socialista diz que na última reunião da Assembleia Municipal votou favoravelmente uma proposta da CDU que defendia o Serviço Nacional de Saúde e apelava ao Governo para não encerrar a maternidade de Famalicão. Recorde-se que, no mesmo órgão, votou contra os demais votos apresentados pelos outros partidos que incidiam sobre o eventual fecho do espaço.
Também em setembro foi tornada pública, em vários órgãos de comunicação social, a proposta de reorganização da rede de urgências de obstetrícia e blocos de parto. Segundo o documento, que até ao momento não foi refutado, a Comissão para a Reforma das Maternidades, sugere o encerramento da maternidade de Vila Nova de Famalicão, porque faz menos de mil partos por ano.
O PS assinala que não foi ainda tomada nenhuma decisão e promete estar «na primeira linha de defesa dos interesses dos famalicenses e da maternidade do nosso hospital», acusando o PSD-CDS de «utilizar como arma de arremesso político um documento técnico, sobre o qual não existe nenhuma decisão política».
Os socialistas analisam que há «uma ligeira diminuição populacional registada no último censo» encontrando como causa «as políticas municipais da coligação PSD-CDS. Famalicão regista graves dificuldades para atrair famílias jovens por falta de soluções de habitação e essa é uma responsabilidade da Câmara Municipal».
Muito embora o PS tenha votado contra a proposta do BE para que o Ministro da Saúde fosse ao Parlamento, os socialistas anunciam agora, que por sua iniciativa, Manuel Pizarro «foi convocado para uma audição parlamentar na Comissão de Saúde. O que aconteceu, e só fazia sentido, depois de ter conhecimento cabal do relatório da Comissão de Acompanhamento de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Parto».
Reiterando que «os famalicenses podem contar com o sentido de responsabilidade do Partido Socialista perante uma matéria tão importante como esta para as grávidas famalicenses e as suas famílias», os socialistas dão nota que «temos em Vila Nova de Famalicão uma das melhores maternidades do País, que sempre prestou cuidados à população e nunca encerrou mesmo em períodos críticos, graças à sua excelente equipa de médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar».
Somos desgovernados pela maioria PS e o PS está na linha da frente na defesa da maternidade , a culpa será do Ventura , do PSD, do PCP , será do povo 🙄🤔 ????
Não se esperava outra coisa, caso contrário será um problema de “impotência politica”!
Ontem ouve uma informação,, na praceta Lino Lima junto á câmara e não vi ninguém do PS ,, é só treta,,, iniciativa do PCP
Se o PS está na primeira linha de defesa da maternidade, quer dizer que vai mesmo fechar. 🤔
Rua com a escumalha xuxialista!! Rua com esse estrume!!
Já não sei quem mente mais!!!???…. penso k deveriam defender o real interesse das mulheres na posição de mães, sejam de k cor politica Rosa ou outra qualquer! Pois quem vos trouxe ao mundo foi uma mulher… Mostrem mais enteresse as as proteger visto k tem sido uma vergonha, lutem por melgores condições e por manter a maternidade. Pois quem sofre são as pobres coitadas e inumeras crianças que vem ao mundo em más condições.
Agora Depois muitas Críticas??!! Mas não é para Confiar??? A mentira está sempre á frente no Socialistas..o exemplo Antônio Costa 😁😁
A partir do momento em que o PS de Famalicão e o Eduardo Oliveira, defenderam nas últimas autárquicas, a construção de um novo hospital em Famalicão e recentemente votado contra a audição do Ministro da Saúde… Está tudo dito… Olha para o que eu digo é não olhes para o que eu faço. 🙈
Como famalicense espero que tenham capacidade política para influenciar os membros e governantes do PS para a importância da manutenção da maternidade em Famalicão…
Desde o primeiro momento…
Desde sempre ao lado de Famalicão e dos Famalicenses.
Estaremos, como sempre estamos ao lado do melhor para Famalicão e para os nossos concidadãos.
Não fazemos demagogia nem usamos suposições para alarmar a comunidade e com isso prejudicar os nossos conterrâneos….
O Serviço Nacional de Saúde sempre foi uma bandeira do PS ao contrário dos que nos últimos dias tem vindo a público única e simplesmente com a intenção de fazer política de ocasião esquecendo-se das tomadas de posição na assembleia da república e do próprio partido.