Famalicão: PS e PAN querem esclarecimentos sobre eventual destruição da ecopista de Lousado

Recentemente, em reunião de Câmara, a vereadora do PS, Maria Augusta Santos, questionou o presidente, Mário Passos, sobre a existência, ou não, de um pedido de licenciamento por parte da Medway, para aumentar a rede de linha férrea, sentido sul-norte, que levaria ao corte da ciclovia que foi construída recentemente em Lousado.

Esta semana, é a concelhia do PAN a pedir «um cabal esclarecimento» sobre a eventual destruição da ecopista de Lousado. Perguntou ao executivo liderado por Mário Passos «se este dá garantias de que a ecopista de Lousado não será afetada por força de uma eventual alteração ao projeto. Ou se, por outro lado, vamos perceber que uma vez mais a Câmara Municipal é tomada como refém dos interesses privados».

O presidente da Câmara garantiu, na reunião de Câmara transata, que não recebeu «nenhuma comunicação, nenhum projeto», por parte da Medway.

Mas a oposição não ficou tranquila. A vereadora socialista manifesta a sua total oposição e diz que se se vier a concretizar «terá o meu repúdio».

O PAN diz que é preciso saber se, perante um eventual pedido da Medway, «a Câmara vai ou não aceitar o mesmo».

Medway diz que não há indicação acerca do traçado

Contatada pela Cidade Hoje, a Medway confirma que pretende a construção de uma linha, entre a linha férrea existente e o terminal a construir em Lousado, mas nega que haja um traçado definido. «Estando a infraestrutura ferroviária sob a gestão exclusiva da Infraestruturas de Portugal (IP), compete à mesma a criação das condições necessárias para estabelecer estas ligações e, até ao momento, não existe qualquer indicação acerca do traçado das mesmas, nem sobre as implicações questionadas», justifica Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho de Administração da empresa.

Este responsável sublinha que as soluções serão concertadas com a IP e a Câmara Municipal. «A Medway, como tem sido a sua prática, estará sempre disponível para colaborar com todas as entidades na procura das melhores soluções e optará, sempre, por aquelas que minimizem o impacto do terminal a construir em relação às populações», garante.

Recorde-se que a Medway é uma operadora ferroviária de transporte de mercadorias que está a construir em Lousado o maior terminal ferroviário da Península Ibérica. A empresa portuguesa, que já é responsável pela gestão dos terminais de Sines, Entroncamento e Aveiro, está a construir em Lousado um “porto seco” com quatro linhas férreas de 750m, para 11 mil contentores de mercadorias, numa área superior a 20 ha, com um investimento de 63 milhões de euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Jovem de 19 anos dispara contra familiar mas acaba por atingir vizinho

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem de 19 anos em Famalicão, após um tiroteio ocorrido durante um desentendimento familiar na Urbanização das Bétulas, esta segunda-feira..

De acordo com aquela autoridade, o suspeito atirou contra um familiar, mas o seu pai interveio, desviando o tiro e atingindo uma terceira pessoa.

O detido enfrenta a acusação de homicídio qualificado na forma tentada e vai comparecer em tribunal para ser interrogado e conhecer as medidas de coação. O familiar que desviou a arma no momento do disparo foi também constituído arguido.

 

Famalicão: A. A. Didáxis entra a vencer na Divisão de Honra de seniores femininos

A equipa de andebol A. A. Didáxis venceu o primeiro jogo do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, da Divisão de Honra.

Na primeira jornada, a equipa de Riba de Ave recebeu o Cister SA/Acordo de Alcobaça e venceu por 29-26.

Apesar do nervosismo típico do começo de época, a A. A. Didáxis terminou a primeira parte a vencer por 14-10. Na segunda parte, as duas equipas sofreram várias exclusões, o que dificultou o jogo, mas permitiu a vitória à equipa da casa.

As melhores marcadoras foram Andreia Marques e Sara Ramos, com 5 golos cada, seguidas por Beatriz Pereira com 4 golos marcados.

FC Famalicão apoia candidatura a Cidade Europeia do Desporto

O Futebol Clube de Famalicão recebeu, esta segunda-feira, no Centro de Treinos, os comissários da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto e da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto. Uma iniciativa que surgiu no âmbito na proposta de candidatura do município de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto em 2025.

Miguel Ribeiro, o presidente da SAD do FC Famalicão apresentou o equipamento desportivo que alberga a equipa principal e todas as equipas de formação e afirma que “o Futebol Clube de Famalicão e o município estão e estarão de mãos dadas” no que à candidatura diz respeito.

O líder da SAD famalicense destaca ainda que “a visão ambiciosa que o clube tem demonstrado é transversal ao trabalho que tem desenvolvido a Câmara Municipal de Famalicão para que o desporto faça parte da rotina diária das pessoas”.

Imagem: FC Famalicão

Famalicão recebe Racing Power nos quartos-de-final da Taça da Liga

Depois da vitória, no passado sábado, sobre o Ouriense, a contar para a segunda jornada da Liga BPI, a equipa feminina do FC Famalicão regressa à competição esta quinta-feira. Trata-se da primeira mão dos quartos-de-final da Taça da Liga. O jogo é às 15 horas, no campo número 2 do Estádio Municipal e o adversário é o Racing Power.

Os sócios têm entrada gratuita e o público paga 5 euros.

Famalicão: Bombeiros alertados para fogo habitacional na Aldeia Nova em Fradelos

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na madrugada desta terça-feira, acionados para um fogo habitacional na Urbanização da Aldeia Nova, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o foco de incêndio concentrou-se num eletrodoméstico e foi rapidamente dominado pelos moradores.

Os soldados da paz participaram nos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.

Famalicão: Três feridos em colisão entre dois veículos na N204 (Brufe)

Três pessoas ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na N204, em Brufe, Famalicão.

O sinistro deu-se cerca das 20h00, em plena Rua Padre Domingos Joaquim Pereira, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, os feridos foram encaminhados para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.