Famalicão: PSD confiante na vitória de Luís Montenegro

As principais propostas do programa da Aliança Democrática (AD) para as Legislativas de março, estiveram em destaque no plenário de militantes do PSD que decorreu no passado sábado, em Joane. O encontro ficou, ainda, marcado por críticas à governação socialista ao longo dos últimos anos. O líder da Concelhia, Fernando Costa, deu conta «da herança negativa deixada pelos socialistas que são incapazes de fazer de Portugal um país próspero. O que vemos todos os dias é que os serviços públicos essenciais não funcionam, seja na saúde, na educação ou na habitação». Da sua análise tudo isto acontece «porque o país é mal governado. Falta capacidade e competência, mas falta, sobretudo, humanidade e visão», acrescentando que é «um imperativo cívico e político dar um voto de confiança à Aliança Democrática e, assim, oferecer uma alternativa de esperança para Portugal».

É essa, também, a opinião de Jorge Paulo Oliveira. Perante um auditório repleto de militantes, entre os quais o presidente da Câmara Municipal, vereadores, autarcas e jovens, o vice-presidente da Concelhia deu conta da «confiança» na eleição de Luís Montenegro como Primeiro-Ministro. O deputado à Assembleia da República desde 2011 e novamente candidato (4º lugar na lista pelo Círculo Eleitoral de Braga), considerou que a 10 de março «teremos uma oportunidade única de renovar a esperança, a confiança e a ambição de construir um Portugal mais justo e mais próspero. Uma oportunidade de unir os portugueses em torno de um projeto comum, que respeite a diversidade, a liberdade e a democracia».

Jorge Paulo Oliveira destacou que o programa eleitoral proposto pela AD «resulta de um amplo debate e do trabalho de uma coligação de forças políticas que partilham a vontade de mudar Portugal através de uma visão reformista, moderna e humanista». Do seu ponto de vista, PSD, CDS-PP e PPM oferecem «um projeto político assente em políticas que garantem uma educação de qualidade, promovendo a igualdade de oportunidades, a exigência e a autonomia, o acesso a cuidados de saúde de qualidade e um Serviço Nacio­nal de Saúde eficiente», bem como «o acesso à habitação com vista à criação de ci­dades que sejam verdadeiramente sustentáveis».

A confiança dos militantes social-democratas em relação à vitória de Luís Montenegro nas Legislativas foi amplamente vincada durante o plenário. Fernando Costa assumiu essa convicção, elogiando as qualidades pessoais e políticas de Montenegro, que considera «o líder político mais bem preparado para ser o futuro Primeiro-Ministro». O líder concelhio do PSD considerou, ainda, que o regresso do CDS-PP ao parlamento «é muito positivo» e que a reedição da AD «é sinónimo da vontade destes partidos em repetir a nível nacional uma fórmula de sucesso, comprovada pelos bons resultados alcançados a nível local», tal como aconteceu com vitória da AD nas eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores, exemplificou o político.

Fernando Costa defendeu também que a JSD deveria ter um lugar elegível nas listas do PSD pelo Círculo Eleitoral de Braga nas eleições para a Assembleia da República e comprometeu-se a pensar numa proposta para o efeito. Entretanto, foi anunciada a data para das eleições para a Comissão Política Concelhia: 16 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Vanessa Carvalho está pronta e «muito motivada» para o europeu de corta-mato

A famalicense parte, esta sexta-feira, para a Turquia onde vai correr, no domingo, nos Europeus de Corta-Mato. Vanessa Carvalho, que garantiu um lugar na “armada lusa” depois do terceiro lugar no campeonato nacional, embarca nesta aventura europeia animada «por ser uma estreia, para ganhar experiência internacional e, obviamente, para dar o meu melhor para um bom resultado da seleção nacional».

«Muito motivada», Vanessa antecipa uma prova muito exigente, perante atletas cotadas internacionalmente, «mas como o cross é, por vezes, muito incerto, por causa do terreno, do mau tempo, pode haver surpresas. Tudo darei em prol de um bom resultado coletivo». Individualmente, entrar nas três melhores portuguesas «seria um bom resultado». Porém, adverte, «tudo dependerá, e muito, do nível competitivo e das condições do terreno onde vamos correr».

Fisicamente, e depois de debelada uma lesão num pé, a famalicense que corre pelo SC Braga, sente-se bem, particularmente, depois de fazer um estágio de duas semanas nos Pirenéus, em França.

Em Antalya, Vanessa estará acompanhada três guerreiras, das quais sobressai a campeã nacional Mariana Machado. «Vou correr com colegas de equipa o que é, também, muito motivador e galvanizador».

Sobre o local da prova, cuidou de ver alguns vídeos. «Parece um percurso maioritariamente em relva, mas se chover vai ter lama. É uma incerteza», aponta em declarações a CIDADE HOJE.

Portugal leva 40 atletas para os Campeonatos da Europa de Corta-Mato, distribuídos pelos escalões seniores (masculinos e femininos), sub-23 e sub-20 (masculinos e femininos) e em estafeta mista.

Famalicão: Junta de Ribeirão recebe exposição de presépios e mostra as obras em curso

A sede da Junta de Freguesia de Ribeirão, atualmente em obras, vai receber uma exposição de presépios. A mostra, que estará patente entre o Natal e o ano novo, para além de evidenciar a qualidade dos trabalhos expostos, vai permitir aos visitantes tomarem conhecimento das obras que estão a decorrer no rés do chão do edifício.

Esta intervenção, que começou no passado mês de outubro, deverá estar concluída em janeiro do próximo ano. Até lá, os serviços do Espaço Cidadão e de atendimento estão a ser prestados no antigo jardim de infância de Santa Ana, junto à Casa do Povo.

Foto arquivo

Famalicão: Alunos de Ribeirão angariam receitas para duas causas solidárias

No próximo sábado, entre as 9 e as 12 horas, a Escola Básica de Ribeirão é palco de uma feira solidária.

No local, os alunos vão vender vários produtos – hortaliças, frutas, flores ou brinquedos. As receitas revertem para duas causas solidárias. Para as conferências vicentinas das freguesias dos estabelecimentos de ensino que integram o Agrupamento de Escolas de Ribeirão e para a missão dos Leigos para o Desenvolvimento, em S. Tomé e Príncipe.

Luís Godinho no FC Famalicão x FC Porto

O jogo do próximo sábado, da décima terceira jornada da I Liga, entre o FC Famalicão e o FC Porto será arbitrado por Luís Godinho.

Para esta partida, marcada para as 20h30, no Estádio Municipal, Rui Teixeira e Pedro Mota são os assistentes; Marcos Brazão o quarto árbitro; Tiago Martins o VAR, e Hugo Ribeiro o AVAR

Famalicão: Ação de esclarecimento sobre burlas aos seniores

A Comissão Social Interfreguesias de Joane, Vermoim, Pousada de Saramagos e Mogege, em colaboração com a GNR, promove no dia 10 de dezembro, uma ação sobre “Burla aos idosos”. A iniciativa visa acautelar comportamentos de risco, com ações preventivas para combater a criminalidade sobre os seniores.

Esta ação de esclarecimento decorre a partir das 10 horas, na sede da Junta de Freguesia de Vermoim.

Alterar comportamentos que podem contribuir para sejam vítimas de crime; identificar comportamentos típicos de quem se dedica à prática de burlas; identificar se uma nota é ou não falsa; conselhos a adotar caso sejam vítimas de crime; e comportamentos a ter nas redes sociais/internet, são os esclarecimentos que serão prestados à comunidade idosa.

Famalicão: Joane transforma-se na “Vila de Natal”

A Junta de Freguesia e as associações de Joane idealizaram uma programação natalícia que, nos próximos dias, eleva a localidade a “Vila de Natal”. As propostas, que começam já este sábado e prosseguem até 5 de janeiro, vão do tradicional mercado, passa pela música, dança e momentos para toda a família.

No Largo 3 de Julho, bem no centro da vila, nos fins de semana, 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de dezembro, os visitantes vão poder desfrutar do tradicional Mercado de Natal, que terá produtos típicos da época, como artesanato, presentes e deliciosos doces natalícios. Tudo acompanhado por momentos musicais e de dança. As crianças terão o carrossel para se divertirem.

A grande atração será a chegada do Pai Natal, no sábado, dia 21, que trará ainda mais espírito natalício à comunidade. Este evento promete ser uma festa de Natal única, com momentos de alegria, confraternização e magia para todos.

Na tarde do mesmo dia, decorre a atuação do grupo musical joanense Pedra d´Água e Os Pequenos Cantores de Joane, dirigidos pela Ângela Silva. No domingo, 22 de dezembro, de manhã há brunch natalício e, da parte da tarde, decorre o concerto “Fados de Natal”, pela ACAFADO, e ainda os cantares ao desafio com a Liliana Oliveira & Simão Marques. O grupo “Christmas Star”, da Rusga de Joane, vai apresentar danças de clássicos musicais natalícios nos dias 21 e 22 de dezembro.