Famalicão revive tradição da Feira Grande de S. Miguel

A Feira Grande de S. Miguel é cultura, é economia e história em Vila Nova de Famalicão. Por um lado, está ligada à fundação do concelho e à atribuição do Foral a Vila Nova pelo Rei D. Sancho I, em 1205; por outro, durante muitos anos, a Feira foi ponto de encontro e convívio dos famalicenses, principalmente das gerações mais velhas. Era também um ponto de venda e escoamento dos produtos agrícolas.

Algumas destas tradições perderam-se por força da mudança de hábitos dos famalicenses. Porém, o município tem vindo a organizar atividades, que se prolongam por vários dias, para manter vivas algumas tradições e a identidade de um povo, como a desfolhada, exibições equestres, tasquinhas de petiscos, concurso de animais, desfile de charretes e cantares tradicionais.

As iniciativas vão desenrolar-se desta sexta-feira a domingo, tendo como palcos privilegiados a Praça D. Maria II e o Campo da Feira Semanal. O acesso é livre e aberto a todas as idades.

No campo da feira realiza-se a feira grande (no dia 29) e o concurso de gado (15 horas), que é um momento único, uma vez que agora não se vendem animais de grande porte na feira semanal.

Na Praça D. Maria II, estará instalado, como é hábito, o Mercado de S. Miguel que junta ao longo do três dias agricultores, artesãos e tasquinhas de associações locais, onde os visitantes poderão encontrar produtos frescos e petiscos deliciosos. O certame, que também conta com uma exposição de gado bovino e equino, vai funcionar de sexta a domingo, das 10h00 às 21h00.

A beleza e a arte equestre são celebradas no sábado, dia 30 de setembro, na gala equestre, e no domingo, dia 1 de outubro, há a tradicional desfolhada minhota e o desfile de charretes.

A par da programação, como novidade deste ano, vão decorrer durante os três dias da Feira Grande ateliers didáticos, dirigidos ao público mais jovem. As atividades realizam-se na Praça D. Maria II e vão ser explorados temas como a confeção de pão tradicional e de artigos domésticos artesanais, alimentação saudável, a separação de resíduos sólidos, pintura de azulejos ou a arte da tecelagem.

Programa

Sexta 29

08h00 – Feira Franca (Campo da feira)

10h00 – Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas / Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)

15h00 – Concurso de Gado (Campo da feira)

21h00 – Concentração Cavalos Montados (Praça D. Maria II)

Ateliers didáticos: 10h00 – Refeições saudáveis para crianças (Nutricionista Ana Monteiro); 10h00 – Atividades didáticas de separação de resíduos sólidos (Resinorte); 15h00 – Confeção de sacos personalizados (Projeto FazRefaz); 15h00 – Atividades didáticas de separação de resíduos sólidos (Resinorte)

Sábado 30

10h00 – Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas / Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)

16h00 – Cantares Tradicionais (Praça D. Maria II)

21h30 – Gala Equestre (Praça D. Maria II)

Ateliers didáticos: 10h00 – Técnicas de respiração (Prof. Ana Silva); 10h00 – Dá vida às tuas asas | Pintura Orizuros (Parque da Devesa); 11h00 – Sabonetes artesanais (Rita Lima); 15h00 – Confeção de sacos personalizados (Projeto FazRefaz); 15h00 – Oficina de pão tradicional, bolota ou castanha (Felisbela Leite)

Domingo 01

10h00 – Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas / Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)

11h30 – Espetáculo Equestre Famalicense (Praça D. Maria II)

16h00 – Desfile de Charretes (Ruas da Cidade)

17h30 – Cantares Tradicionais (Praça D. Maria II)

19h00 – Desfolhada Minhota (Praça D. Maria II)

Ateliers didáticos: 10h00 – Pintura de azulejos (Fundação Castro Alves); 10h00 – Confeção de sacos personalizados (Projeto FazRefaz); 15h00 – Pintura de azulejos (Fundação Castro Alves); 15h00 – Tecelagem (Teresa Vieira)

 

 

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em apartamento no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, ao início da tarde desta sexta-feira, para um incêndio num apartamento localizado na Rua Ana Plácido, no centro de Famalicão.

À Cidade Hoje fonte do socorro afirmou que o foco de incêndio concentrou-se na zona da cozinha do apartamento, tendo a situação ficado rapidamente resolvida.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

FC Famalicão começa a trabalhar a 1 de julho

O plantel do Futebol Clube de Famalicão regressa ao trabalho no dia 1 de julho, no Centro de Treinos, estando igualmente definido o calendário da pré-epoca, que contempla vários jogos de preparação. Realce para o jogo de apresentação, no dia 30 de julho, com o Deportivo da Corunha.

FC Famalicão x CD Trofense
17 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Leixões SC
20 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x FC Penafiel
24 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Casa Pia AC
27 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Deportivo de La Coruña
30 de julho – Jogo de apresentação

FC Famalicão x Moreirense FC
3 de agosto – Jogo à porta fechada

Famalicão: Contratado médio Tom van de Looi

Tom van de Looi é o primeiro reforço do Futebol Clube de Famalicão para a nova época. O médio neerlandês, de 24 anos, assinou contrato por três épocas.

Formado no FC Groningen, Tom van de Looi estreou-se com 18 anos na I Liga Neerlandesa. Após uma passagem pelo NEC Nijmegen, jogou em Itália, no Brescia, onde esteve nas últimas quatro temporadas.

Do currículo do médio constam, ainda, internacionalizações entre as seleções sub-17 e sub-20 dos Países Baixos, destacando-se a presença no Campeonato da Europa de sub-17 em 2016.

Com “grandes expectativas para esta temporada”, o jogador diz que o Futebol Clube de Famalicão “é um clube que está a crescer muito e que se tem revelado muito bom para jovens jogadores”, sublinhando “a aptidão do clube para fazer evoluir jogadores e elevá-los para um nível muito alto”.

Tom van de Looi sente que chegou “o momento de dar um novo passo na carreira”. Admitindo ter contactado Justin de Haas, revelou que o compatriota lhe “transmitiu coisas muito boas sobre o clube”, nomeadamente, “as condições de excelência que lhe permitiram melhorar as suas qualidades”.

Tom van de Looi define-se como “um médio defensivo”, que pode jogar na posição 8, “que gosta de ter bola, forte taticamente e que tenta ganhar todos os duelos físicos”.

Famalicão: Corte de água na freguesia da Carreira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão emitiu um aviso para os moradores da freguesia da Carreira. De acordo com o comunicado, amanhã, sexta-feira, dia 21 de junho, os serviços operacionais do Município realizarão uma intervenção de manutenção na conduta de abastecimento de água localizada na Rua do Canto.

Esta intervenção, essencial para garantir a qualidade e segurança do fornecimento de água, implicará a interrupção temporária do abastecimento de água na área circundante. O corte está programado para ocorrer entre as 08h00 e as 12h00.

Famalicão: Duas propostas de cinema no Teatro Narciso Ferreira

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, apresenta para o próximo sábado duas sugestões de cinema.

Às 16 horas, pode ver a versão portuguesa de O Panda do Kung Fu 4. Na noite do mesmo dia, às 21h30, é exibido o filme Challengers, de Luca Guadagnino, que relata a história de Tashi Duncan, uma antiga estrela do ténis que se tornou treinadora, que nunca pede desculpa pelo seu jogo dentro e fora do campo, tão-pouco se questiona sobre o preço a pagar pela vitória.

Famalicão: Manhã desportiva na Devesa a favor da Dar as Mãos

A Associação Dar as Mãos realiza no dia 29 de junho uma manhã desportiva, para angariar bens alimentares.

A atividade decorre a partir das 10 horas, no anfitreatro do Parque de Devesa, com o apoio da Fundação Decathlon e da Ecoar.

A associação apela à participação nesta iniciativa, não só pela prática de atividade física mas, também, pelo convívio.