Famalicão: Sábado abrem as inscrições para a 8.ª edição do Ymotion

A 8.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão arranca no dia 7 de maio, com as inscrições e submissão de curtas-metragens produzidas por jovens entre os 12 e os 35 anos de idade.

A apresentação da edição de 2022 do festival está agendada para o próximo sábado, às 21h00, na Casa da Juventude, onde serão desvendados pormenores desta edição do festival. Nesta sessão estará presente a vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, e a jornalista Maria João Rosa, bem como a madrinha e o padrinho do Ymotion 2022, a atriz Carolina Amaral e o ator Tiago Aldeia.

No que se refere à fase final do festival, decorre entre os dias 21 a 26 de novembro, na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos e na Fundação Castro Alves, em Vila Nova de Famalicão, com a projeção das obras admitidas e a atribuição dos prémios do festival.

Depois da apresentação, segue-se uma visita guiada à exposição coletiva «Em Branco», com enfoque no centenário de José Saramago, constituída por 28 apresentações individuais da autoria dos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. Está ainda programada uma conversa sobre cinema com Filipe Melo, cineasta, músico e autor de banda desenhada e ao final da noite, serão projetados os filmes premiados na 7.ª edição do Ymotion, num espaço de recreação noturna no centro urbano.

Na segunda-feira, dia 9 de maio, começa o Ciclo Formativo Ymotion 2022, composto por sete workshops e masterclasses gratuitos, que decorrem até ao dia 14 de maio. Nestes workshops vão ser abordados temas como o documentário, o cinema de animação, o guionismo, a realização em smartphones e a produção em cinema, e envolve formadores como a atriz e realizadora Joana de Verona, o realizador Pedro Cabeleira, Ricardo Leite, a cantora e produtora Cláudia Pascoal, a realizadora Patrícia Santos, o produtor Gonçalo Galvão Teles, Inês Jonas, Andreia Ribeiro e Sara Santos.

 

Famalicão: Casa de Santiago e aqueduto de Castelões são de interesse público

Famalicão: Caminhada noturna encerra programa Move-te

Na noite do dia 15 de julho, pelas 20h30, realiza-se a 1ª Caminhada Noturna, inserida no encerramento do programa municipal Programa Move-te.
O percurso, de dificuldade média, tem uma extensão de 10km com partida no Parque da Devesa, junto ao parque de estacionamento do CITEVE.
Os participantes têm como destino o Monte de Santa Catarina, em Calendário, regressando, depois, ao local de partida. Recomenda-se uso de roupa e calçado confortável.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas em: https://www.famalicaodesportivo.pt/_caminhada_concelhia

Famalicão: Música (muita e boa), diversão e gastronomia típica em Pedome

O Calça Ferros Festival está de regresso, com três dias (4,5 e 6 de agosto) de muita música em Pedome. Com um cartaz recheado de talentos nacionais e, pela primeira vez, com uma presença internacional, estão prometidos ritmos latinos, Pop, Hip-Pop e RAP em dois palcos, ficando um terceiro para o melhor da música eletrónica da atualidade. Comidas típicas e espaços de diversão estão, também, garantidos no recinto do Parque de Lazer Calça Ferros.

Os bilhetes encontram-se disponíveis na bol.pt com a exceção do primeiro dia de festival que será na bilheteira do recinto. O passe geral (20 euros) será válido para os 3 dias, mas até 31 de julho pode adquirir em pré-venda em bol.pt por 17,50 euros

Este festival é uma organização da GRACAFE – Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros, com produção de “Paulo Ferrão – Produções” e com os apoios da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Junta de Freguesia de Pedome.

Confira a programação:

Quinta-feira 04
Groove Addiction
Miguel Riv
Dj Los Bravos
Entrada: 3 euros com oferta do copo. Bilhetes à venda só no local.
Os passes gerais têm acesso a todos os dias do festival.

Sexta-feira 05
Serginho Moah
Vado
Fábio Vásquez
DJ Pedrinho K
Entrada: 12 euros.
Até 31-07, pode adquirir em pré-venda o seu bilhete em bol.pt por 10 euros.

Sábado 06
Lon3r Jonhy
Domingues
Afro Brothers
Jonh Dias
Entrada: 12 euros.
Até 31-07, pode adquirir em pré-venda o seu bilhete em bol.pt por 10 euros.

Famalicão: AFSA encerra época desportiva com as finais das taças

Encontrados os campeões dos campeonatos concelhios de futsal – AD Pedome (1.ª divisão e veteranos) e Requionenses (2.ª divisão) -, a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão prepara-se para encerrar a época desportiva, com as finais das taças.

No dia 16 de julho, no Pavilhão Municipal, às 19 horas, defrontam-se o Covense e Pedome, em veteranos, e às 21 horas, a Aderm e Outeirense decidem que fica com o troféu em seniores.

Esta festa de final de época do futsal concelhio contempla, ainda, a entrega dos troféus das equipas vencedoras dos campeonatos.

Famalicão: União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei pede mais valências para uso comunitário

Mário Passos visitou, esta terça-feira, a União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei, inteirando-se das necessidades destas comunidades que se centram, em particular, na requalificação de espaços comunitários e no reforço das valências disponíveis.

Acompanhado pelo presidente da Junta, Carlos Alberto Fernandes, o líder do executivo municipal visitou a igreja de Lemenhe e áreas circundantes, cujo espaço está a sofrer um reforço dos equipamentos sanitárias e aprimoramento de algumas zonas; já sobre a Igreja de Jesufrei foi analisada a respetiva requalificação.

O presidente da Câmara Municipal também visitou as instalações da Confraria da Nossa Senhora de Mouquim, tal como o terreno contíguo à Junta de Freguesia de Mouquim, onde está prevista a criação da nova sede, bem como um parque para fins pedagógicos, de recreio e de lazer. Mário Passos também passou pelo antigo edifício escolar de Salgueiros, que sofreu obras de requalificação, num investimento municipal na ordem dos 19 mil euros. Esta visita passou, ainda, por vários arruamentos, nomeadamente, a rua de Montalvão e a rua da Costa, cuja remodelação da rede de abastecimento de água foi concluída recentemente, tal como à EM 571-1 que sofreu obras de requalificação nos últimos dois anos, tratando-se de um investimento municipal acima dos 800 mil euros.

Após este périplo por esta união de freguesias, Mário Passos considerou que «os projetos estruturantes previstos estão a ser levados a bom porto e creio que o futuro será ainda mais risonho para estas freguesias, acima de tudo, no que refere à melhoria do bem-estar da comunidade». O autarca assinalou, ainda, «que muito me apraz constatar que, mesmo envolvendo três localidades, aparentemente distintas, as suas gentes estão unidas no desenvolvimento do território que hoje comungam».

A visita terminou com a habitual reunião comunitária que juntou cerca de meia centena de pessoas destas localidades que assinalaram ao autarca a ausência de valências de usufruto comunitário, dando como exemplo os parques infantis. Mário Passos manifestou a intenção de instalar espaços desta índole em cada uma das localidades.

FC Famalicão continua a guardar os jovens talentos

Hugo Oliveira renovou o vínculo contratual com o Futebol Clube de Famalicão. O defesa, de 17 anos, prolongou a ligação ao clube até à temporada 2026/2027. Recorde-se que recentemente a SAD acertou o prolongamento dos contratos com os jovens Gustavo Sá e Samuel Lobato, em resultado de uma política de retenção dos jovens talentos.

O central chegou ao Futebol Clube de Famalicão na temporada anterior para os sub-19 e as boas atuações no Campeonato Nacional captaram a atenção da equipa técnica da Seleção Nacional sub-18, pela qual tem somado internacionalizações. Depois da estreia em Marbelha, em fevereiro, seguiram-se as conquistas do Torneio Internacional do Porto (marcou um golo) e do Torneio Internacional de Lisboa, em março e junho, respetivamente. Já na passada semana esteve ao serviço da Seleção sub-18 nos Jogos do Mediterrâneo.

«Quero dar tudo pelo clube, quer pela oportunidade que me está a proporcionar quer pela confiança demonstrada». São estas as primeiras palavras do jovem jogador após acertar o prolongamento do contrato. «Orgulhoso» pela época nos sub-19, premiada com a chamada à Seleção sub-18, Hugo Oliveira definiu «a chegada à equipa principal» como o principal objetivo a alcançar.