Famalicão: Saiba quem são os nomeados para a Gala do Desporto

Já são conhecidos os nomeados para a oitava edição Gala do Desporto de VN Famalicão, evento que terá lugar na noite do dia 12 de novembro, a partir das 21 horas, no Pavilhão Municipal.

Para Associação/Clube Desportivo do Ano, está a Academia Gindança, Famalicense Atlético Clube e Futebol Clube de Famalicão.

Anabela Gomes (Gindança), Miguel Correia (FAC) e Jorge Silva (ex-presidente do Famalicão) estão nomeados para Dirigente do Ano. Para treinador, Luís Silva (Associação de Boccia Luís Silva e Seleção de Boccia Sénior de V. N. de Famalicão), Vítor Barros (Futebol Clube de Famalicão – Futebol Sad) e Alexandre Oliveira (Jing-She Associação Desportiva de Wushu Kungfu).

Para Atleta Revelação Feminino concorrem Victoria Leite (Sporting Clube de Braga), Clara Carvalho (Famalicense Atlético Clube) e Beatriz Fernandes (Sporting Clube de Braga). Em masculinos, estão Gonçalo Machado (União Desportiva Oliveirense), Gustavo Sá (Futebol Clube de Famalicão – Futebol Sad) e Tiago Pereira (Sport Lisboa e Benfica).

Cristiano Araújo (Núcleo de Árbitros de V. N. Famalicão), Diogo Mesquita (Núcleo de Árbitros de V. N. Famalicão) e João Pinheiro (Núcleo de Árbitros de V. N. Famalicão) estão designados para Árbitro do Ano.

Para o evento do ano (votação online), estão o Famalicão Dança 2022, o Rali de Famalicão 2022 e o Campeonato Concelhio de Resistência 3H BTT 2022.

A Gala do Desporto homenageia o mérito desportivo dos atletas, técnicos, associações e clubes do concelho famalicense.

Nesta edição será atribuído o galardão do júri nas categorias “Associação/Clube Desportivo do Ano”, “Dirigente do Ano”, “Treinador do Ano”, “Atleta Revelação do Ano Feminino”, “Atleta Revelação do Ano Masculino”, “Árbitro do Ano”, “Evento Desportivo do Ano” e “Prémio Excelência”. Tal como nas edições anteriores, o prémio “Evento Desportivo do Ano” será atribuído por votação online do público, em www.famalicaodesportivo.pt até às 12h00 do dia 10 de novembro (sexta-feira).

Para além dos prémios do júri, o município de Famalicão atribui o galardão Famalicense d’Ouro a todos os campeões nacionais e internacionais de diferentes modalidades desportivas.

A VIII Gala do Desporto terá transmissão em direto, através do facebook da autarquia (www.facebook.pt/municipiodevnfamalicao) ou acedendo a www.famalicao.pt/diretos.

Recorde-se que na sétima edição foram distinguidos mais de duas centenas de atletas, dirigentes, técnicos, clubes e associações desportivas famalicenses com o galardão Famalicense d’Ouro, pelos títulos de campeões nacionais e internacionais alcançados nas diferentes modalidades na época 2022 e 2022/2023. O “Prémio Excelência” foi entregue ao ciclista Tiago Machado.

4 Comments

  1. Tiago Velhos és crente…
    Se esses 3 jogadores fossem filhos de algum magnata. Ai sim os nomes deles apareciam nas nomeações

  2. Não se esqueçam de homenagear o Talocha,o Rui Costa e o Velho ,3 famalicenses que fizeram uma grande época e elevaram bem alto o nome de Vila Nova de Famalicão!!!!
    Estou mesmo para ver !!!!!

Deixe um comentário

Famalicão: PS quer saneamento e água para todos os famalicenses

Os vereadores socialistas apresentaram uma proposta que visa o acesso de todos os famalicenses a água potável e saneamento. Tendo por base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) “Água Potável e Saneamento”, os socialistas propõem que o município assuma «como prioridade atingir uma taxa de cobertura de 100% na rede pública de abastecimento de água, bem como iniciar os trabalhos de requalificação das redes mais antigas (especialmente na área urbana do concelho), visando a sua substituição até 2029».

A proposta assenta na necessidade de assegurar que o concelho «está alinhado com as melhores práticas de sustentabilidade gestão responsável dos recursos hídricos, através de uma abordagem integrada que inclui a gestão de resíduos, a melhoria da qualidade da água, a gestão da água para atividades económicas, o consumo responsável, a redução da poluição e o respeito pelo ambiente e ordenamento do território».

Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS e também vereador, diz que «são inúmeras as situações, de conhecimento de todos famalicenses, de problemas relacionados com saneamento no cento urbano».

Famalicão: Município diz que a Cultura faz parte de um território moderno

Estão a decorrer, durante esta sexta-feira, na biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda, os Encontros de Outono, uma organização do Museu Bernardino Machado, que faz parte da rede nacional de museus, com apoio do município de Famalicão.

O tema desta 25.ª edição são “As Relações Luso-Espanholas (1926-1975)”. Todos os anos o tema é diferente, sempre com convidados de relevo. Desta vez, foram convidados Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa), Ramón Villares (Universidade de Santiago de Compostela); Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8); Luís Bigotte Chorão, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, entre vários outros.

Abriu a sessão o presidente da Câmara Municipal de Famalicão. Mário Passos disse que um concelho não basta ser pujante em termos económicos e ter a sua demografia a crescer, como Famalicão, «é preciso apostar na cultura e incentivar o espírito crítico». O autarca diz que é este o caminho que Famalicão quer impulsionar e dá Os Encontros de Outono como um bom exemplo. «Queremos ser, cada vez mais, um território cosmopolita, moderno e promotor de felicidade», frisou o autarca, que foi aos Encontros de Outono acompanhado pela nova vereadora da cultura, Susana Pereira.

Os temas começaram a ser discutidos por Norberto Cunha, coordenador Científico do Museu Bernardino Machado. O professor referiu-se ao tema “As Relações Luso-Espanholas (1926-1975)” como uma oportunidade para abordar as relações de vizinhança, sociais e políticas, e os problemas de fronteira (real ou imaginária) num período em que os dois países atravessavam ditaduras.

Norberto Cunha destacou a importância dos conferencistas e dos temas. Exemplos: “O exílio português em Espanha: entre solidariedades e repressão (1927-1936); “Espanha e Portugal entre a ditadura e a democracia: houve uma transição ibérica?”; “Salazarismo e Franquismo: da Nova Ordem Europeia de 1936-45 à “reserva moral do Ocidente”.

Famalicão: Vários agentes da PSP agredidos

O aparato registado ao final da manhã desta sexta-feira, junto ao posto da PSP de Famalicão, deveu-se à agressão a vários agentes da PSP.

Ao que a Cidade Hoje apurou, um agente que se encontrava de folga terá sido abordado num estabelecimento comercial por um indivíduo que há algum tempo foi multado por cometer uma contraordenação na estrada. Ao reconhecer o polícia, terá partido para agressão física. Na sequência dos desacatos, foram chamados reforços policiais e o suspeito, que se fazia acompanhar de outras pessoas, acabou por ser detido e levado para o posto da PSP de Famalicão.

Uma vez no posto, o indivíduo ainda conseguiu agredir outros agentes, sendo que um teve de receber tratamento hospital.

O suspeito, a quem lhe foi apreendida uma arma branca, ficou detido e em breve será presente a tribunal para conhecer as medidas de coação.

Famalicão: Detenção gera aparato à porta da PSP

A detenção de um homem, na manhã desta sexta-feira, gerou um forte aparato policial à porta da esquadra da PSP de Famalicão.

Várias pessoas, que contestam a intervenção das autoridades, concentraram-se em protesto à entrada do posto.

Foram pedidos reforços policiais para evitar uma eventual escalada de violência.

No local também se encontram os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

A Cidade Hoje solicitou à PSP esclarecimentos adicionais, que foram remetidos para mais tarde.

 

Famalicão: Palestra na D. Sancho I sobre os principais avanços cérebro-máquina

Esta semana, para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica (dia 24 de novembro), a Escola D. Sancho I acolheu a palestra “Interfaces Cérebro–Máquina: até onde devemos ir?”, dinamizada por Ana João Rodrigues. A investigadora da Universidade do Minho, uma referência na área da neurociência e da divulgação científica em Portugal, apresentou os principais avanços no campo das interfaces cérebro–máquina, tecnologias que permitem que sinais elétricos do cérebro controlem computadores, próteses ou outros dispositivos.

Estes sistemas, que têm vindo a revolucionar áreas como a medicina, a reabilitação física e a acessibilidade, abrindo portas a soluções inovadoras para pessoas com limitações motoras, também acarretam desafios éticos, designadamente sobre privacidade, autonomia, manipulação de dados neuronais e até sobre os limites da integração entre humanos e máquinas.

A palestra, que proporcionou a reflexão sobre o futuro da tecnologia e da sociedade, foi indutora do debate crítico sobre até onde é possível ir quando o cérebro humano e as máquinas começam a comunicar diretamente.

Famalicão: Alunos da escola de Cruz aprendem a arte do trapilho em iniciativa intergeracional

Nos passados dias 19 e 26 de novembro, as seniores da Associação Gerações dinamizaram a atividade “Agulhas Intergeracionais” com os alunos do 3.º e 4.º ano da Escola Básica de Cruz.

A iniciativa teve como objetivo dar a conhecer a arte de tricotar em trapilho, uma técnica tradicional que combina reutilização de materiais têxteis com expressão artística. Ao longo da sessão, os alunos aprenderam pontos básicos, experimentaram diferentes texturas e colaboraram na criação de peças coletivas.

As obras produzidas vão servir de base para o Atelier Vivo dedicado à artista Ana Quintino, integrando um projeto mais amplo que promove a criatividade, a sustentabilidade e o diálogo entre gerações. Para além das aprendizagens práticas, a atividade fomentou momentos de partilha, entreajuda e valorização do saber tradicional.

Esta atividade também permitiu aproximar crianças e adultos através de atividades manuais e criativas, reforçando a missão de construir relações comunitárias mais fortes e participativas.