Famalicão: Saiba quem são os vencedores do concurso de ilustração e escrita sobre os 50 anos da Revolução de Abril

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974, a Câmara Municipal, através do projeto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo”, promoveu o concurso artístico (ilustração e escrita) subordinado ao tema “25 de Abril: 50 anos de liberdade e democracia”, incentivando a articulação entre a História Local e a Nacional.

No total foram submetidos a concurso 184 trabalhos e já foi anunciada a lista de vencedores. Recorde-se que esta iniciativa visou sensibilizar os estudantes para o significado desta data. A entrega dos prémios aos trabalhos individuais acontecerá no dia 25 de abril, 17h30, na Galeria da Casa Museu Soledade Malvar; os prémios referentes aos trabalhos coletivos serão entregues em data a agendar em contexto de sala de aula.

A lista de vencedores

1.º escalão – expressão plástica – Ilustração:
Individual: Lourenço Oliveira, 1.º ano – EB 1 Terras do Ave – AETA
Coletivo: Mariana Pereira e Salvador Sousa, 1.º ano – Colégio Machado Ruivo

2.º escalão –- produção escrita – conto:
Individual: Matilde Nogueira Moreira, 5.º A, n.20, Escola Básica do 2º/3.ª ciclo de Ribeirão – Agrupamento de Escolas de Ribeirão;
Coletivo: Turma H2, EB1 de Oliveira de S. Mateus, Agrupamento de Escolas Terras do Ave;

2.º escalão – expressão plástica – Ilustração:
Individual: Francisca Martins Lima, 4.º ano, EB 1 de Joane, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado
Coletivo: Turma 6.6, Escola Básica 1º/2º Ciclos Dr. Nuno Simões, Agrupamento de Escolas D. Sancho I

3.º escalão – produção escrita – conto:
Individual: Daniela Gomes Fernandes, 9.º B, n.º 6, Escola Secundária Padre Benjamim Salgadio, Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado;
Coletivo: Turma 9.º 3, Agrupamento de Escolas de Gondifelos;

3.º escalão – expressão plástica – Ilustração:
Individual: Rúben Azevedo, 9.º F, Agrupamento de Escolas de Ribeirão (foto)
Coletivo: Diana Ventura e Leonor Martins, 9.º A, Agrupamento de Escolas Terras do Ave

4.º escalão – produção escrita – conto:
Individual: Tiago Carvalho Barquero da Silva, 11.º J – Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco;
Coletivo: sem trabalhos a concurso.

4.º escalão – expressão plástica – Ilustração:
Individual: Luís Martins, 11.º I, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco
Coletivo: Turma 12.º 2, Didáxis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Associação de Dadores de Famalicão realiza colheita de sangue em Rebordões

No próximo domingo, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita no Pavilhão Gimnodesportivo de Rebordões – Santo Tirso, com o apoio do Grupo Afrikan Runners e do Agrupamento do CNE nº339.

Aberta à população em geral, a colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Joaquim Silva vence 2.º Open de Damas António Dâmaso

Joaquim Silva, do CCD São João da Madeira, foi o grande vencedor do 2º Open de Damas António Dâmaso “O eterno amigo”, que decorreu no passado sábado. A prova, organizada pela Casa do Povo de Lousado, teve a participação de 60 damistas e fez parte das competições do circuito nacional da Federação Portuguesa de Damas. Por equipas, triunfou o CCD S.J. da Madeira.

A cerimónia de entrega de troféus teve a presença dos filhos de António Dâmaso e, em representação do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Famalicão, esteve Luís Teixeira, e, ainda, o presidente da Junta de Freguesia de Lousado, Jorge Ferreira.

Todos os damistas tiveram um prémio de participação e. após a entrega dos troféus, seguiu-se um jantar/convívio.

Na foto, da esquerda para a direita: José Mesquita (Casa do Povo), Joaquim Silva (vencedor), Graça Couto (filha António Dâmaso), Luís Teixeira (CMVNF) e Jorge Ferreira (presidente da Junta)

Famalicão: Ballas Júnior foi segundo em Paços de Ferreira

Paulo Ballas Júnior foi segundo classificado na segunda prova do Campeonato Nacional de Trial que decorreu, este domingo, em Paços de Ferreira. A etapa ficou marcada pela chuva do dia anterior e pelas zonas muito longas que criaram dificuldades ao jovem piloto famalicense.

Numa análise à prova, Ballas Júnior considerou que «temos que continuar a trabalhar para chegar aos objetivos pretendidos». Elogiou, ainda, a presença do muito público que ajudou «a colorir o dia».

Famalicão: Marlene Azevedo vence no Trail ACURA

No Trail da ACURA, Marlene Azevedo, da AD Active Running, foi a primeira a cortar a meta, vencendo, também, no escalão F40. O atleta Augusto venceu em M50 e Jorge Pereira foi terceiro em M30. Francisco Morais e Paulo Gomes também participaram nesta prova, contribuindo para o segundo lugar coletivo.

A equipa famalicense esteve, ainda, presente na Meia Maratona do Douro Vinhateiro, com Dani Vieira e Vítor Ferreira.

Famalicão: EARO com bons resultados no regional sub-14 e na Vitalis Kids

A Escola Atletismo Rosa Oliveira participou, este fim de semana, no Campeonato Regional de sub-14, na Pista Ar Livre no Estádio 1º Maio em Braga.

Pela equipa joanense destacou-se Tomás Ramos que conquistou o título regional nos 600 metros e foi vice-campeão nos 1000 com recorde pessoal.

Também com excelentes resultados estiveram, Matilde Cunha, sub-vice campeã nos 1000 metros e Luís Neto, atleta sub-12, que se sagrou vice-campeão nos 600 metros.

Ainda participaram, com bons resultados e alguns recordes pessoais, os seguintes atletas: Mafalda Ferreira, Margarida Barbosa, Leonor Ferreira, Leonor Rodrigues, Lara Rodrigues, Henrique Silva e Hugo Vaz.

Ainda no domingo, a EARO participou na Cidade do Porto na Corrida Vitalis Kids na qual todos atletas obtiveram excelentes resultados.

Maria Machado venceu em juvenis, Ana Soares foi terceira e Gonçalo Rodrigues venceu em masculinos. A equipa juvenil feminina venceu coletivamente.

Participaram, ainda, Dinis Abreu,Miguel Pereira,Ana Silva, Inês Castro e Dinis Neves.

 

Famalicão: Cantadores ao Desafio celebraram o 23º aniversário

Na tarde deste domingo, o Espaço Associativo (junto à estação da CP em Famalicão) foi palco do 23.º aniversário da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense. Pelo palco passaram o grupo de concertinas Ferreira e Amigos, de Nine; vários cantadores e tocadores ao desafio, nomeadamente, Domingos Soalheira, Daniel Fernandes, Rui Soalheira, Bruno Duarte, Simão Marques, João Ribeiro e Sérgio Oliveira. Foram cantados os parabéns (foto), cortado e distribuído o bolo de aniversário, na presença do vereador Pedro Oliveira, que deixou em nome do Município de Famalicão, a continuidade de apoio, a quem se dedica a manter as tradições populares, como é o caso desta associação liderada por Manuela Pinho, na preservação dos cantares ao desafio.