A delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, que vai permitir a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área para habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano, bem como a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores, foi a aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal.
A área delimitada apresenta um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.
Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para uma candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros, com um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas unidades de saúde ronda os 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro que ultrapassa os 40%.
Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro para o minigolfe.
O espaço alvo de intervenção, banhado pelo rio Pelhe, terá uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.
Está também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.
A delimitação desta Unidade de Execução esteve sujeita ao escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado e a aprovação e divulgação do relatório final da discussão pública esteve também em análise na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.
Monteiro Ernesto Monteiro as matas tbm precisam de limpeza. Bom saber que há candidato. Continuação
Riky Nanda tens a certeza que não há violações na vossa etnia é todos os dias mas sóis muito de fechados nisso as crianças da vossa etnia mal nascem e são logo casadas e isso é o quê por acaso tenho muitos amigos da tua etnia e conversamos agora há bandidos em todas raças bons maus e aqueles que só querem estragar a vida de quem trabalha por isso te admiro por estares integrado na sociedade o resto não interessa e boa sorte
Ricardo Ferreira eu disse te para não saíres a rua de fusca
Joao Mendes estou habituado a fazer batidas ao javali, não uso 6-35 .. é um pouquinho maior…👌😚
Manuel Campos sinceramente ganha o quê com provocações? Sabe o que se passou? Eu não sei, não me diz respeito. Não acha que ofender alguém por a sua raça ou etnia é normal? Eu pensei que isto era uma página de notícias da rádio. Mas ultimamente fico abismada com tanto ódio por tudo e por todos. A sociedade vive a falar mal,provocar, insultar e humilhar as pessoas. Começo a ter vergonha de ter nascido em Famalicão. Todas as vezes que abro uma notícia vejo isto!
Joao Mendes la esta é nisso que eu quero referir não somos todos iguais, neste mumdo temos pessoas boas, pessoas mas mas não vamos julgar todos pelo mesmo
Riky Nanda gostei da tua resposta. Vi que é um jovem com princípios. Mais infelizmente nem todos são. Como tbm há muitas pessoas a fazerem mau por ai. Se pensas assim Parabéns. És diferente de muitos.
Joao Mendes primeiro nao podes falar no plural porque ha varias pessoas difrentes
Nao somos todos iguais,
2 eu sou trabalhador fasso os meus descontos como cidadão portugues,
Sabes qual é o vosso mal?
Pensam todos da mesma forma, por um nao pagam todos.
É como esto por exemplo,
Não vez um da minha etnia violar as nossas propias crianças como vocês”” fazem
O que eu quero dizer com esto por um matar ou por outro violar vais ter a culpa?
Não porque nao vais ter a culpa porque somos todos difrentes nao somos todos iguais.
3 Tas a dizer se fossem trabalhar é que era.
A polícia não anda a ir no predio onde vivo, não percebi com esse comentario porque a policia foi ao bairro por um motivo ouve um ferido entendes, porque no que eu beijo no teu cumemtario tas a dizer que os ciganos não trabalham e que estão a fazer coisas ilegais.
Nao vou dizer que os da etnia cigana nao vou dizer que os ciganos não fassem coisas ilegais porque nao sei certo.?
4 Mas quem é que trazem as coisas ilegais para Portugal? É o cigano?
Quem é que traz mercadoria de barco de trafico é os ciganos? Nao,
Por isso quando opinares nao fales no plural por favor.
Nao julgues uma pessoa sem saber.
Boa noite
Renato Sequeira cuidado. Não podemos expressar a nossa opinião que somos logo ameaçados.
Riky Nanda se fossem trabalhar é que era. Olha que a policia não anda a ir no predio onde vivo. Será pk? Há respondo. Pk trabalho honestamente e não tenho tempo de fazer algo fora da lei que permita a policia ir atrás de mim. Mais vida de trabalhar é para poucos. Boa noite
Mais uma situação criada pelo ex autarca armindo costa….agora o ultimo que feiche a porta,
Joao Mendes ouve la pah eu cunheco te de vista vela se nao queres que te diga quantos paus é preciso para fazer uma canoa….
Quando eu te ver eu vou te convidar para tomarmos um cafe
A culpa é dos calons… não descontam o suficiente para aumentar o RSI a estas pessoas depois é isto…
Karine Gavarres oh primaço, atras de um teclado tudo é vandames 🙂
Tenho pena desses artistas que vem pro Facebook com esses tipos de comentarios! Eles esquecem se que Famalicão é muito pequeno! Fábio Nádia Filhos
Karine Gavarres eles nao tem problemas, nao vez que é uma coisa de outro mundo. 😅
Fazia limpeza a ti famalicão e pequeno mano
Afinal a polícia foi lá fazer algo. Pensei que estavam a fazer limpezas como sempre.
Manuel Campos ??
Problema de primos lol
Nem vou dizer mais nada
É assim que fazem as coisas