
O Concurso de Fado Amador, promovido pela Associação Cultural & Artística Famalicão Fado (ACAFADO), teve como vencedora Sara Alexandra Silva e Sousa. A final realizou-se na noite da passada quarta-feira, no decurso do décimo Festival de Fado, um dos momentos musicais da programação da Feira de Artesanato e Gastronomia.
Em segundo lugar ficou Manuel António Silva Machado, seguido de Maria de Lurdes Ferreira da Silva, Mariana Filipa Barros Pinheiro e Mónica Alexandra Azevedo Jarimba. As interpretações destes fadistas tiveram o acompanhamento musical, na guitarra portuguesa, de Miguel Amaral; na viola de fado, João Araújo; no baixo acústico, Filipe Fernandes. O júri do concurso, que teve duas eliminatórias prévias no Espaço ACAFADO, esteve a cargo de Patrícia Costa, José Fernandes Castro, Filipe Fernandes e José Figueira Eduardo, que, dos 14 concorrentes participantes selecionaram os cinco finalistas que, na noite da passada quarta-feira mostraram os seus dotes.
Para além das lembranças, entregues pelo vereador da Cultura, Pedro Oliveira, a associação organizadora vai editar o CD “Festival de Fado – Famalicão 2023”, no qual a vencedora grava seis temas, o segundo quatro e o terceiro classificado grava dois. Os quarto e quinto classificados recebem 75 euros cada. A Associação de Fado da Madeira oferece à vencedora deste concurso, uma viagem à Madeira, com estadia e atuação num evento.
A segunda parte do festival teve a atuação da famalicense Patrícia Costa que teve o acompanhamento musical, na guitarra portuguesa, de Pedro Martins; na viola de fado, João Moutinho; no baixo acústico, Luís Lumini; ainda um quarteto de cordas com violinos e violoncelo, de jovens estudantes da Artave. Patrícia Costa apresentou como seu convidado o conceituado fadista Hélder Moutinho.
A ACAFADO agradece a ajuda das maquilhadoras Terra Mãe e o imprescindível apoio da Câmara Municipal de V. N. Famalicão na organização e promoção do evento.