Famalicão: Sara Sousa vence o X Festival de Fado Amador

O Concurso de Fado Amador, promovido pela Associação Cultural & Artística Famalicão Fado (ACAFADO), teve como vencedora Sara Alexandra Silva e Sousa. A final realizou-se na noite da passada quarta-feira, no decurso do décimo Festival de Fado, um dos momentos musicais da programação da Feira de Artesanato e Gastronomia.

Em segundo lugar ficou Manuel António Silva Machado, seguido de Maria de Lurdes Ferreira da Silva, Mariana Filipa Barros Pinheiro e Mónica Alexandra Azevedo Jarimba. As interpretações destes fadistas tiveram o acompanhamento musical, na guitarra portuguesa, de Miguel Amaral; na viola de fado, João Araújo; no baixo acústico, Filipe Fernandes. O júri do concurso, que teve duas eliminatórias prévias no Espaço ACAFADO, esteve a cargo de Patrícia Costa, José Fernandes Castro, Filipe Fernandes e José Figueira Eduardo, que, dos 14 concorrentes participantes selecionaram os cinco finalistas que, na noite da passada quarta-feira mostraram os seus dotes.

Para além das lembranças, entregues pelo vereador da Cultura, Pedro Oliveira, a associação organizadora vai editar o CD “Festival de Fado – Famalicão 2023”, no qual a vencedora grava seis temas, o segundo quatro e o terceiro classificado grava dois. Os quarto e quinto classificados recebem 75 euros cada. A Associação de Fado da Madeira oferece à vencedora deste concurso, uma viagem à Madeira, com estadia e atuação num evento.

A segunda parte do festival teve a atuação da famalicense Patrícia Costa que teve o acompanhamento musical, na guitarra portuguesa, de Pedro Martins; na viola de fado, João Moutinho; no baixo acústico, Luís Lumini; ainda um quarteto de cordas com violinos e violoncelo, de jovens estudantes da Artave. Patrícia Costa apresentou como seu convidado o conceituado fadista Hélder Moutinho.

A ACAFADO agradece a ajuda das maquilhadoras Terra Mãe e o imprescindível apoio da Câmara Municipal de V. N. Famalicão na organização e promoção do evento.

Deixe um comentário

Sábado e domingo com previsão de chuva

A chuva parece estar de regresso este fim de semana, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo a informação disponível, os primeiros aguaceiros deverão começar a cair na região na noite deste sábado, mantendo-se até, pelo menos, ao início da tarde deste domingo.

As temperaturas na região não vão ultrapassar os 23 graus.

Famalicão: Gabriel Maia deixa Europeus na meia-final

O atleta famalicense terminou a sua participação nos Europeus sub-23 de atletismo com o décimo terceiro lugar nas meias-finais dos 200 metros.

Gabriel Maia correu na manhã deste sábado e fez a prova em 21.13 segundos.

Recorde-se que também correu nos 100 metros, onde checou às meias-finais. Os Europeus de Atletismo sub-23 estão a decorrer, desde a passada quinta-feira, na Noruega.

Bombeiros apelam ao respeito pelas zonas de socorro

Os Bombeiros de Famalicão deixaram um apelo à comunidade após uma ocorrência registada na noite desta sexta-feira, na freguesia de Antas, num claro alerta para a necessidade de respeitar as zonas de intervenção durante as operações de socorro.

Durante as operações de socorro, é essencial que a população colabore e respeite as orientações das equipas de emergência

A corporação denunciou a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos pedidos feitos no momento.

Infelizmente, nesta ocorrência, verificámos a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos nossos insistentes pedidos para que se mantivessem afastados

Segundo os Bombeiros, situações como esta “dificultam o trabalho dos operacionais, colocando em risco a segurança de todos e comprometendo a eficácia do socorro”.

No final da nota, deixaram um apelo claro:

Contamos com o bom senso e colaboração de todos. O respeito pelas zonas de intervenção é um ato de cidadania e pode fazer a diferença na vida de alguém

Famalicão: Homem em estado grave após queda de 15 metros em Antas

Um homem de 62 anos sofreu esta sexta-feira uma queda de aproximadamente 15 metros, a partir de um prédio situado na Avenida José Freitas Dias, na freguesia de Antas, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado pelas 20h41, tendo sido mobilizados para o local dois veículos e quatro operacionais dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. A PSP também compareceu na ocorrência e está a averiguar o que poderá ter originado a queda, cuja causa permanece por apurar.

Sem identificação no momento do socorro, a vítima foi assistida no local e transportada em estado grave para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho com excelente resultado nos Europeus de Atletismo

A atleta famalicense, em representação de Portugal, conseguiu um excelente resultado nos 10 mil metros dos Europeus de Atletismo sub-23.

Ao final da tarde desta sexta-feira, na Noruega, Ana Marinho cumpriu a distância em 34:02.20, sendo a nona classificada entre trinta atletas.
Um extraordinário desempenho numa prova onde se registaram recordes nacionais e pessoais de várias atletas.

Ana Marinho é a atual campeã nacional absoluta da distância em pista.

Famalicão: PAN está contra a intervenção no Castro de S. Miguel-o-Anjo

A intervenção que o Município de Famalicão vai fazer no Castro de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, é alvo de críticas da comissão política concelhia do PAN. O partido, segundo informa em comunicado, pediu esclarecimentos para «obter informação sobre que tipo de obra está prevista para o local», mas Sandra Pimenta, candidata à Câmara Municipal, já anuncia «que este projeto é mais um exemplo da falta de visão ambiental e sustentável para o concelho».

O partido defende «a proteção total desses espaços, com vista a potenciar um aumento da biodiversidade e da floresta natural» e considera que «a constante artificialização de espaços verdes ou florestais e e a colocação de equipamentos desportivos ou outros, em nada acrescentam aos propósitos ambientais e é reflexo de uma visão presa no século XIX».

Recorde-se que ao final da tarde desta quinta-feira, foi assinado o auto de consignação para as obras de valorização do Castro de S. Miguel-o-Anjo. Os trabalhos – um investimento de 376 mil euros – vão permitir, daqui a um ano, o acesso e fruição deste espaço, acautelando todas as condições de segurança e salvaguarda do património arqueológico, anunciou Mário Passos, presidente da Câmara Municipal. No local será construído um parque de lazer, criados percursos, sinalética e áudio-guias.