Famalicão: Secção de Desporto e Cultura dos BV Famalicenses celebra aniversário com várias iniciativas

A secção Desportiva e Cultural dos BV Famalicenses assinala, esta sexta-feira, o 38.º aniversário com várias atividades. Desde logo, às 14h30, decorre a romagem aos cemitérios, seguindo-se, uma hora depois, um jogo de futebol entre solteiros e casados. Às 16 horas, jogo entre infantes e cadetes e, às 17h30, é inaugurado o mural dos fundadores da secção.

Às 18 horas serão apresentados os novos equipamentos de futsal e BTT e, trinta minutos depois, é inaugurado o presépio e a iluminação de Natal. Para fim de festa, às 18h45, decorre a entrega de taças e medalhas aos participantes dos jogos e, depois, há bolo de aniversário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Ymotion arranca com ciclo formativo

A 10.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão arrancou no passado sábado, numa sessão que juntou atores, cineastas, críticos de cinema e o júri do festival, que tem como madrinha desta edição a atriz Isabela Valadeiro.

O festival vai decorrer de 4 a 7 de dezembro, mas o período para a submissão das curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos decorre entre 11 de maio e 15 de outubro em www.ymotion.org.

Até há realização do festival vão decorrer várias iniciativas. É o caso do ciclo formativo que começa no dia 13 de maio, composto por seis workshops e masterclasses gratuitas, que decorrem até ao dia 18 de maio, com temas como a “Escrita de Argumento para Cinema”, “Introdução à Animação: Da Ideia ao Ecrã”, ou uma “Oficina Prática de Direção de Fotografia” entre outros. As inscrições serão abertas dia 3 de maio, no site da Juventude de Famalicão em www.juventudefamalicao.org e no site do festival em www.ymotion.org.

A novidade desta edição é o prémio ‘Cineasta do Futuro’, dirigido aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico das escolas que integram o Plano Nacional de Cinema, «e que os incentiva a explorar o mundo do cinema com entusiasmo e dedicação», apontou Luísa Azevedo, vereadora da Juventude do Município de Famalicão na apresentação do festival.

Esta edição tem nove categorias a concurso: à melhor curta-metragem será atribuído o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros; haverá prémios para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, melhor documentário, o melhor filme de animação, o filme preferido do público; a melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia.

Tal como nas edições anteriores, o argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos é o presidente do júri da competição, acompanhado por um painel de jurados vindos do universo do cinema, das artes, da literatura e da fotografia: Carla Chambel (atriz e vice presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Válter Hugo Mãe (escritor e artista plástico), Paula Lobo Antunes (atriz), Lara Marques Pereira (jornalista de cinema) e Silvana Torricella (realizadora, e argumentista).

Outra das novidades desta 10.ª edição é a realização do documentário “retratos cinematográficos: uma jornada com ymotion”, num tributo à história do festival que pretende mostrar os bastidores e as memórias de figuras notáveis homenageadas pelo Ymotion, como António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Lúcia Moniz e Beatriz Batarda, Rodrigo Santoro, Inês de Medeiros, entre outros. Este trabalho será promovido por um grupo de jovens famalicenses, alunos dos cursos de multimédia e audiovisual das escolas secundárias Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, que assumirão a direção deste documentário co-produzido pelo Ymotion.

«Esta iniciativa não só destaca o compromisso do Ymotion com a promoção de talento local, mas também proporcionará uma visão única e apaixonada sobre a evolução do festival ao longo dos anos. Acreditamos que esta abordagem adicionará um toque autêntico e significativo ao 10.º aniversário do festival, tornando-o verdadeiramente memorável», acrescentou Luísa Azevedo.

Ciclo Formativo Ymotion – Programa e Inscrições

13 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop de Escrita de Argumento para Cinema, com Ricardo Leite, na Casa da Juventude de Famalicão.

14 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop: Introdução à Animação: Da Ideia ao Ecrã, com Laura Gonçalves, na Casa da Juventude de Famalicão.

15 de maio, 14h30 (duração 2h) Masterclass: Financiamento e Angariação de Recursos para Projetos Cinematográficos Jovens, com Manuel Claro, na Casa da Juventude de Famalicão.

16 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop: Som e Banda Sonora no Cinema: Criar Ambientes e Emoções, com Rui Reininho, na Casa da Juventude de Famalicão.

17 de maio, 14h30 (duração 2h) Oficina Prática de Direção de Fotografia, com Jorge Quintela, na Casa da Juventude de Famalicão.

18 de maio, 15h00 (duração 2h) Workshop de Casting para Cinema, com Jo Monteiro, na Casa da Juventude de Famalicão.

Famalicão: Gondifelos e Delães recebem ações de sensibilização para “Conhecer o 112”

As freguesias de Gondifelos e Delães vão receber ações de sensibilização “Conhecer o 112” promovidas pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do projeto das Academias Seniores.

Gondifelos recebe a sessão no dia 7 de maio, pelas 14h30, na Junta de Freguesia. Em Delães, a iniciativa está agendada para o dia seguinte, dia 8 de maio, às 14h30, também na sede da autarquia.

Recorde-se que a iniciativa visa dar a conhecer o funcionamento da linha 112 e esclarecer dúvidas em relação ao funcionamento do serviço e do Sistema Integrado de Emergência Médica.

Estas sessões de esclarecimento, que estão a percorrer o concelho, inserem-se no programa anual do Departamento de Formação em Emergência Médica do INEM, afetas à carteira de oferta da Direção Regional Norte.

Refira-se que o programa das Academias Seniores, dinamizado pelo Município de Vila Nova Famalicão, visa a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense, através de práticas de aprendizagem e de sociabilização.

 

Famalicão: Associações de pais mostram o seu trabalho nos Mercados Vai à Vila

O espaço dos mercados urbanos ‘Vai à Vila’ recebe, no próximo fim de semana, as associações de pais do concelho.

O evento contará com 14 associações e resulta de uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a FECAPAF – Federação Concelhia.

No sábado, o certame decorre entre as 10h00 e as 20h00, sendo que no domingo funcionará entre as 10h00 e 19h00.

Dar visibilidade ao trabalho das associações de pais dos estabelecimentos de ensino e angariar fundos para as dinâmicas desenvolvidas com a comunidade escolar são os principais objetivos do mercado que vai ter animação de rua promovida pelas próprias associações. Música, dança e insufláveis para as brincadeiras dos mais pequenos são algumas das propostas. No domingo, regista-se a atuação da Associação Joanense Unidança, às 14h00, e da ACAFADO, pelas 16h00.

Famalicão: 388 ofertas de emprego no centro da cidade

São 388 as ofertas de emprego disponibilizadas por cerca de 20 empresas e mais de uma dezena de entidades de emprego e formação que vão estar no Mercado do Emprego e Formação, que decorre esta quinta e sexta-feira, no espaço dos mercados urbanos Vai à Vila, na Praça D. Maria II, no centro da cidade.

Conhecer os perfis profissionais procurados pelas empresas, entregar currículo e conhecer as ofertas de emprego das empresas do concelho e de outras entidades são os principais objetivos do evento.

O Mercado de Emprego e Formação, aberto das 10 às 20 horas, é organizado pela Câmara Municipal, com a participação de instituições, como o Centro de Emprego e Formação Profissional, a Associação Comercial e Industrial de Famalicão, Cesae Digital, CICCOPN e o Centro Qualifica.

Entre os expositores estarão, entre outras, empresas como o Grupo RNM, Continental – Mabor, Porminho, Grupo Primor, Campicarn, Riopele, Caixiave, TMG, que buscam perfis muito distintos, desde administrativos, quadros qualificados e operadores.

Famalicão tem uma Aceleradora do Comércio Digital que é apresentada a 9 de maio

Na tarde do dia 9 de maio, o auditório da Universidade Lusíada de Famalicão recebe a apresentação da Aceleradora do Ave 2, um projeto do Acelerar o Norte desenvolvido em Consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e copromovido pela pela Associação da Economia Digital, pela Associação Empresarial de Portugal e pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. É dirigido às micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do país (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes).

Na zona Norte do país há 16 aceleradoras do comércio digital, sendo que em Vila Nova de Famalicão está a Aceleradora Ave 2, que abrange, também os concelhos de Santo Tirso e Vizela. A região do Ave foi contemplada com mais de 1 milhão de euros, sendo que a dotação nacional deste projeto, no âmbito do PRR, contempla um total de 55 milhões de euros.

O objetivo deste projeto visa dotar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares de condições para o seu desenvolvimento digital, com ferramentas gratuitas de diagnóstico e consultoria, apoio à contratação de serviços digitais e capacitação, envolvendo milhares de empresas e negócios de proximidade e mobilizando estes setores para a transformação digital.

Para dar a conhecer o projeto na região, a Aceleradora Ave 2 realiza a sessão pública, cuja abertura está marcada para as 15h30, no auditório da Universidade Lusíada. A sessão conta com as participações, entre outros, do presidente da Associação Comercial e Industrial, do gestor territorial e de capacitação do projeto, Francisco Salgueirinho; de vários empresários; de João Pedro Araújo (gestor de transição digital da Aceleradora de Famalicão) e do vereador municipal, Augusto Lima que fará o encerramento marcado para as 17h30.

Famalicão: Bairro Comercial Digital abrange 20 ruas e 455 estabelecimentos

A Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial (ACIF) apresentam quinta-feira, 2 de maio, o projeto Bairro Comercial Digital de Famalicão, numa sessão pública marcada para as 19h00, na Fundação Cupertino de Miranda.

Mário Passos, presidente do Município, Fernando Xavier, líder da ACIF, Nuno Gonçalves, do Conselho Diretivo do IAPMEI, e Nuno Camilo, diretor do projeto “Acelerar o Norte” estão entre os convidados da cerimónia.

Este projeto, apoiado pelo PRR, visa a transformação digital do comércio e a digitalização da economia, bem como aumentar a atratividade, conectividade e sustentabilidade do espaço público.

O Bairro Digital de Famalicão abrange 20 ruas do centro urbano da cidade, num total de 455 estabelecimentos comerciais. Trata-se de uma oportunidade de transformação digital e modernização económica dos estabelecimentos da área urbana, tornando o comércio e o espaço urbano mais atrativos, com iniciativas criativas, lúdicas e indutoras de boas experiências de consumo, centradas nas pessoas e no apoio aos comerciantes.