Famalicão: Secundária Camilo Castelo Branco na final do F1 In Schools

A equipa “Project One”, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, conseguiu o segundo lugar na final regional “F1 in Schools”, iniciativa promovida pelo CITEVE, onde decorreu a competição, no passado sábado.

No total reuniram-se 12 equipas, 8 afetas ao Centro Tecnológico CITEVE, tendo saído vencedores os “Gama Racing” e em terceiro lugar ficou a equipa “Triton”, ambas do Agrupamento de Escolas de Fafe.

A equipa “Project One”, constituída por Beatriz Araújo, João Silva, Leonor Faria, Luís Sousa, Matilde Guerra e Miguel Sousa, alunos do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias e coordenados pelos professores Teresa Martins e Carlos de Castro, venceram, ainda, as categorias de apresentação verbal e o carro mais rápido.

As três equipas têm acesso garantido à final nacional a realizar a 3 de julho, em Vila Nova de Famalicão. A equipa vencedora representará Portugal na final mundial em local a designar pela Fundação Engineering in Montion, a entidade gestora deste desafio.

O F1 in Schools é um projeto internacional multidisciplinar, dos mais importantes ao nível do empreendedorismo jovem, onde a inovação e a engenharia estão de mãos dadas.

As equipas competem entre si, na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura, de acordo com regulamentos específicos. Para cumprir este desafio são utilizadas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa e competitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: ADC de Novais vence prova secundária do torneio regional de petanca

O quarto torneio regional de petanca realizou-se, no passado sábado, no parque de lazer de Caldelas, nas Taipas. Na prova, que contou com os nove clubes filiados na Associação de Petanca da Zona Norte, Joaquim Moreira, Joaquim Macedo e Carlos Alberto Ferreira, da Associação Desportiva e Cultural de Novais, venceram a prova secundária (consolação).

Do mesmo clube, José Marinho, Adelino Teixeira e José Ferreira, foram quartos classificados.

O Clube Caçadores de Rebordosa, de Paredes, venceu o campeonato (principal) pela quinta vez, em 6 competições, sempre com a mesma equipa, constituída por Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo.

Segue-se, no próximo dia 29, em Estorãos, Fafe, o 5º Torneio Regional da APZN.

Famalicão: Programação da Casa do Artista Amador, esta semana

Na próxima quarta-feira, dia 19, haverá Café Filosófico a partir das 21h30, com entrada livre.

A Associação THE VILLAGE VNF é a convidada desta semana, com o tema Hino da Família 2024: “Somos todos família, Famalicão 2024”.

Na sexta-feira, dia 21, está agendada uma Jam Session, a partir das 21h30, também com entrada livre, aberta a todos os músicos que queiram participar mediante inscrição na hora.

No sábado, dia 22, o Rock in Roll é a grande atração na Casa do Artista Amador, com os DEFERA e SEMTAROLA. O concerto está agendado para as 21h30 e a entrada tem um custo de 5 euros.

Famalicão: Aulas da atividade física ao ar livre começam esta segunda-feira

A edição deste ano do Move-te, iniciativa municipal de prática desportiva ao ar livre, começa esta segunda-feira. Até 12 de julho são propostas 187 aulas que terão lugar nas várias freguesias do concelho

As aulas de exercício físico são gratuitas, têm a duração de 60 minutos e são orientadas por professores e técnicos municipais de desporto e de ginásios locais que se associam à iniciativa.

O “Move-te” vai passar por três dezenas de freguesias, num total de 11 mil minutos de atividade física, distribuídos por 33 modalidades, como pilates, yoga, aeróbica, zumba, afro-latinas, capoeira, treino funcional, crossfit, corridas de obstáculos, entre outras.

Os parque da Devesa, das Tílias (Fradelos), da Ribeira (Joane) e do Quinteiro (Oliveira São Mateus) são alguns dos espaços que vão acolher as aulas, cujo calendário pode ser consultado em www.famalicao.pt ou em www.famalicaodesportivo.pt.

Este ano, o “Move-Te” volta a encerrar com uma caminhada noturna, a 12 de julho, pelas 21h00. A prova terá como ponto de partida o Parque da Freguesia de Seide e envolverá um percurso de 10 quilómetros, com um grau de dificuldade médio. Está sujeita a inscrição prévia, através de um formulário disponível em breve no portal Famalicão Desportivo.

O Move-te é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com mais de 70 instituições locais – entre as quais, juntas de freguesia, associações e ginásios.

Famalicão: EARO com dois pódios em Gavião

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira marcou, como sempre, presença na décima sexta edição da Corrida Popular de Gavião, que decorreu ao final da tarde do passado sábado.

A formação joanense levou vários atletas, com destaque individual para Anabela Silva, que foi terceira, tal como Tiago Silva.

Participaram, ainda, com bons resultados: Rui Ramos, Bruno Pereira, Henrique Paredes, Joaquim Coelho, Sérgio Gonçalves, Alexandre Simões, Filipe Coelho, André Rodrigues, Maurício Torrinha e Ana Soares.

Famalicão: Dádiva de Sangue em Oliveira Sta. Maria, no próximo domingo

No próximo domingo, dia 23 de junho, a Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão promove uma Colheita de Sangue na Sede dos Escuteiros do agrupamento nº 442 de Oliveira Sta. Maria, com o apoio da Junta de Freguesia.

A colheita, aberta à população em geral, será realizada entre as 09h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Bronze em pares para a Associação de Boccia Luís Silva

A Associação de Boccia Luís Silva arrecadou o bronze no Campeonato Nacional de Pares Bc3 Boccia 2023/24 por intermédio de Luís Silva/Vânia Pinheiro e Rui Silva/Emília Pinto. O Campeonato decorreu no passado fim de semana, em Cantanhede.

O treinador/atleta Luís Silva sublinha que foi uma época muito positiva para a Associação, e vira já o foco para o próximo campeonato nacional individual absoluto, nos dias 22 e 23 de junho, em Torres Novas. Esta competição contará com dois atletas famalicenses: Luís Silva na 1.ª divisão e Rui Silva na 2.ª divisão.

A Associação de Boccia Luís Silva tem como grande objetivo, entre outros, proporcionar aos indivíduos portadores de deficiência motora de V.N. Famalicão e arredores o acesso à prática de atividades desportivas.