Famalicão: “Sempre os mesmos a pagar” em ação de protesto contra o aumento do custo de vida

Na manhã do próximo sábado, dia 4 de Junho, a partir das 10 horas, decorre uma ação de protesto promovida pelo movimento “Sempre os mesmos a Pagar”, junto ao Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão, contra «a especulação e aumento do custo de vida».
Este movimento recorda que os portugueses gastaram nos primeiros quatro meses do ano 3324 milhões de euros no retalho alimentar, mais 69 milhões (2,1%) do que em igual período de 2021. Em março, a subida foi de 3,7% e em abril de 5,7%, «situação que se agrava com mais um anúncio do aumento do preço dos combustíveis. Importa agora, mais do que nunca, combater esta escalada dos preços especulativos e responder aos problemas que afetam a população».
Com o aumento do custo de vida a acelerar «e não se verificando vontade política para travar esta especulação, apela-se à participação de todos nesta ação. Sábado estaremos na rua contra o aumento brutal do custo de vida», avisa o movimento.

Famalicão: AFSA encerra época desportiva com as finais das taças

Encontrados os campeões dos campeonatos concelhios de futsal – AD Pedome (1.ª divisão e veteranos) e Requionenses (2.ª divisão) -, a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão prepara-se para encerrar a época desportiva, com as finais das taças.

No dia 16 de julho, no Pavilhão Municipal, às 19 horas, defrontam-se o Covense e Pedome, em veteranos, e às 21 horas, a Aderm e Outeirense decidem que fica com o troféu em seniores.

Esta festa de final de época do futsal concelhio contempla, ainda, a entrega dos troféus das equipas vencedoras dos campeonatos.

Famalicão: União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei pede mais valências para uso comunitário

Mário Passos visitou, esta terça-feira, a União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei, inteirando-se das necessidades destas comunidades que se centram, em particular, na requalificação de espaços comunitários e no reforço das valências disponíveis.

Acompanhado pelo presidente da Junta, Carlos Alberto Fernandes, o líder do executivo municipal visitou a igreja de Lemenhe e áreas circundantes, cujo espaço está a sofrer um reforço dos equipamentos sanitárias e aprimoramento de algumas zonas; já sobre a Igreja de Jesufrei foi analisada a respetiva requalificação.

O presidente da Câmara Municipal também visitou as instalações da Confraria da Nossa Senhora de Mouquim, tal como o terreno contíguo à Junta de Freguesia de Mouquim, onde está prevista a criação da nova sede, bem como um parque para fins pedagógicos, de recreio e de lazer. Mário Passos também passou pelo antigo edifício escolar de Salgueiros, que sofreu obras de requalificação, num investimento municipal na ordem dos 19 mil euros. Esta visita passou, ainda, por vários arruamentos, nomeadamente, a rua de Montalvão e a rua da Costa, cuja remodelação da rede de abastecimento de água foi concluída recentemente, tal como à EM 571-1 que sofreu obras de requalificação nos últimos dois anos, tratando-se de um investimento municipal acima dos 800 mil euros.

Após este périplo por esta união de freguesias, Mário Passos considerou que «os projetos estruturantes previstos estão a ser levados a bom porto e creio que o futuro será ainda mais risonho para estas freguesias, acima de tudo, no que refere à melhoria do bem-estar da comunidade». O autarca assinalou, ainda, «que muito me apraz constatar que, mesmo envolvendo três localidades, aparentemente distintas, as suas gentes estão unidas no desenvolvimento do território que hoje comungam».

A visita terminou com a habitual reunião comunitária que juntou cerca de meia centena de pessoas destas localidades que assinalaram ao autarca a ausência de valências de usufruto comunitário, dando como exemplo os parques infantis. Mário Passos manifestou a intenção de instalar espaços desta índole em cada uma das localidades.

FC Famalicão continua a guardar os jovens talentos

Hugo Oliveira renovou o vínculo contratual com o Futebol Clube de Famalicão. O defesa, de 17 anos, prolongou a ligação ao clube até à temporada 2026/2027. Recorde-se que recentemente a SAD acertou o prolongamento dos contratos com os jovens Gustavo Sá e Samuel Lobato, em resultado de uma política de retenção dos jovens talentos.

O central chegou ao Futebol Clube de Famalicão na temporada anterior para os sub-19 e as boas atuações no Campeonato Nacional captaram a atenção da equipa técnica da Seleção Nacional sub-18, pela qual tem somado internacionalizações. Depois da estreia em Marbelha, em fevereiro, seguiram-se as conquistas do Torneio Internacional do Porto (marcou um golo) e do Torneio Internacional de Lisboa, em março e junho, respetivamente. Já na passada semana esteve ao serviço da Seleção sub-18 nos Jogos do Mediterrâneo.

«Quero dar tudo pelo clube, quer pela oportunidade que me está a proporcionar quer pela confiança demonstrada». São estas as primeiras palavras do jovem jogador após acertar o prolongamento do contrato. «Orgulhoso» pela época nos sub-19, premiada com a chamada à Seleção sub-18, Hugo Oliveira definiu «a chegada à equipa principal» como o principal objetivo a alcançar.

Augusto Canário na Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão

Augusto Canário é o cabeça de cartaz da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, que decorre de 2 a 11 de setembro, no antigo campo da feira.

O programa já foi divulgado pelo Município famalicense e, no primeiro dia, 2 de setembro, às 21 horas, atua o Grupo de Cavaquinhos Liberdade F.C.; às 22 horas, Xico Malheiro & Raízes.

Sábado, dia 3, às 16 horas, Danças Urbanas – Associação de Moradores das Lameiras; 21 horas, Pedro Mestre e Viola Campaniça e Cante Alentejano; 22 horas, CRUA – Adufes, vozes e outras percussões.

A 4 de setembro, domingo, pelas 16 horas, tarde de folclore com o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ruivães, Grupo Etnográfico as Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira e Grupo Folclórico Santa Leocádia de Fradelos. Pelas 21h30, participam os Gaiteiros da Ponte Velha.

A segunda-feira, dia 5 de setembro, às 21h30, atua o grupo OMNI`s; dia 6, às 21h30, interpretação de Augusto Canário. A 7 de setembro, quarta-feira, pelas 21h30, a Feira recebe a Banda Myllenium; a 8 de setembro, pelas 21 horas, 9.º Festival de Fado de Vila Nova de Famalicão; 22 horas, sobe ao palco Sara Correia. No dia 9 de setembro, às 21h30, Encontro de Tunas Académicas.

No último fim de semana, sábado, dia 10 de setembro, às 16 horas, Cantares ao Desafio, pela Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense; às 21 horas, atuação de Quatroclaves; 22 horas, Daniel Pereira Crista promete encantar. No domingo, dia 11, tarde de ranchos, a partir das 16 horas, com o Rancho Folclórico Flor do Monte (Carreira), Rancho Folclórico São Miguel-o-Anjo (Calendário); Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane. A terminar, 18 horas, dança contemporânea – Academia Gindança.

Famalicão: Diretora do voleibol do FAC galardoada

Conceição Rodrigues, mais conhecida por Susi, foi galardoada na gala da Associação de Voleibol do Porto. A cerimónia decorreu no passado dia 1 de julho, e Susi foi considerada a Dirigente do Ano no escalão masculino.

Desta forma, a diretora do FAC viu distinguida a excelente época da equipa sénior que terminou com o título nacional da 3.ª divisão e a consequente subida de divisão.

 

Famalicão: Automóvel arde nas portagens de Cruz

Na tarde desta quarta-feira, um veículo automóvel incendiou-se na zona das portagens de Cruz, no sentido Braga-Famalicão.

O alerta foi dado às 14h40 e no local estão os BV Famalicenses, com um veículo de combate a incêndio, e os Sapadores de Braga. Do sinistro não há feridos a registar.