
Até sexta-feira cerca de sessenta jovens estão a frequentar a Universidade de Verão, iniciativa promovida pelo Município, em articulação com a Universidade Lusíada, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal, a Escola Profissional Forave, o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, e o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Foi precisamente no polo do IPCA, em Famalicão, que os participantes foram recebidos, esta segunda-feira, para o primeiro dia de atividades.
Dirigida aos jovens do ensino secundário, a Universidade de Verão pretende ajudar os alunos a perspetivarem o ensino superior, permitindo-lhes vivenciarem experiências que os auxilie nas escolhas de estudos no pós-secundário.
Ao longo da semana, vão passar pelas diferentes instituições, beneficiando de jogos, atividades lúdicas, workshops, ateliers e ações de teamwork e várias outras experiências, através do contacto com laboratórios, oficinas tecnológicas, centros de investigação, professores e investigadores.
Umas das participantes na iniciativa relata que aproveitou o tempo de férias «para conhecer melhor as escolas e universidades, num programa que nos proporciona uma nova experiência, com pessoas novas e novas realidades».
Já o vereador que tutela a Educação e Ciência, Augusto Lima, refere que esta é uma oportunidade para os jovens estudantes «perspetivarem a oferta formativa disponível nas nossas escolas, de uma forma lúdica e descomprometida, mas aprendendo e desafiando a que descubram as tendências, os processos e o que se faz nas universidades, centros tecnológicos e escolas de formação».