Famalicão: Sinalização reforçada na Av. Marechal Humberto Delgado

Nos últimos dias houve um reforço de sinalização na Avenida Marechal Humberto, no centro de Vila Nova de Famalicão.

Na aproximação ao túnel, no sentido sul – norte, surgiram duas placas que indicam o limite de velocidade de 40 km’s / hora.

No sentido inverso, entre a Praça / Mercado Municipal e a rotunda Rotary Club, foi também colocada uma nova placa de sinalização, a informar os condutores do mesmo limite de velocidade (40 km’s / hora).

 

181 Comments

  1. Ivo Carvalho . Digo que placas não resultam porquê ainda há uma ou duas semanas o meu filho viu uma jovem ser atropelada numa passadeira e muitos outros já foram atropelados em passadeiras em Famalicão. O que resultava era punidade criminal em atropelamentos e em caso de morte prisão.

  2. Em vez da câmara andar a gastar dinheiro mal gasto que aplique no que é preciso Famalicão está cada vez pior com as obras que foram feitas é preciso fazer uma passagem com segurança como por exemplo uma ponte ou lombas bem altas

  3. Mais uma pérola deste executivo!
    Mais uma a juntar a tantas outras!
    Faz que faz mas não faz nada de jeito!
    E a “nossa” polícia das feiras a passear!
    Esses pseudo polícias a brincar aos polícias!
    Um encargo para todos nós, sem utilidade nenhuma!
    Façam o trabalho para o qual estão a ser pagos!

  4. Miguel Ribeiro metam lombas num sítio que cá sei… agora veio a moda das lombas não querem mais nada. Só f**e os carros essa porcaria

  5. Celia Se a senhora é condutora…tem mais é que parar nas” passereles”!Nao existe nenhum limite de tempo de passagem, circulação,,nas passadeiras…! Quando parar para ceder passagem a quaisquer pessoa na passadeira,lembre-se que sao eles que também pagam, injustamente para circular a pé…e vc nao!

  6. Casimiro Costa são horas !!! A gente as vezes não pensa , e não acho que as passadeiras sejam perto

  7. É triste junto ao Centro de Saúde e a Clínica 😥, não tem lugar para estacionar.
    A ciclovia.
    Tem tudo😥😥😥😥😥um doente deixa o carro longe.😥
    Muito triste..ver que não pensam nos que mais precisam..

  8. O problema não vem da velocidade dos carros,mas bem dos peãos que atravessam a entrada do túnel.

  9. Bruno Rola tem lombas, tem sinalização, tem passadeiras com semáforos… Não chega 🤔🤔

  10. Neste local era preciso por uma ponte há saida do túnel resolvia o problema há sempre a tentação por favor pensem nisso sr. Enjinheiros.

  11. E que tal se em vez de 40Km/h interditassem mas era a avenida a automóveis? Talvez os peões caminhassem com mais segurança, não lhes parece? Nunca se irão convencer que o extremismo nunca funcionará.

  12. Miguel Alves isso eu já sabia, até porque, presenciei já a instalação de uma delas aqui na avenida junto as bombas da Galp.

  13. O problema é causado unicamente pelos peões que passam fora das passadeiras. Junto ao Mac eu devo ser dos poucos que uso a ponte pedonal. Em primeiro era afastar as passadeiras das rotundas, colocar um muro como já foi dito na saída do túnel até aos semáforos, e por fim começar a multar a sério quem passa fora das passadeiras.

  14. Paulo Mendes a mim não, já a ti deve-te prejudicar e muito!!! Bate com o cu 3 x no chão que isso passa!!!

  15. Sandrinha Barbosa as passadeiras são suficientemente perto. As pessoas e que não se preocupam com isso (atenção que eu faço o mesmo, mas não à saída de um túnel). No último atropelamento a senhora passou seguramente por uma passadeira mas não atravessou…

  16. Está avenida está mal iluminada , devia ser revista está questão, também deviam iluminar diretamente as passadeiras, já agora uma lomba idêntica á existente junto ao burger King podia ser importante para realmente se andar mais lento nessa via .

  17. O melhor seria limitar a velocidade para 5 km hora! Até as pessoas andarem mais depressa q os carros!

  18. Joana Oliveira Agora está na moda atravessar a passadeira a olhar para o telemóvel e depois elas acontecem

  19. Avenida precisa de mais luz e mais uma vez digo para porem em todas as passadeiras lombas elevadas e com luz apontados para as passadeiras

  20. Os carros mal estacionados a seguir ao sinal não interessa…. Só resolvem improvisam quando impedirem os peões de atravessarem a avenida fora do local das passadeiras

  21. Celia Barbosa foi nessa avenida que o meu filho, ficou numa cadeira de rodas e foi um estúpido que o pôs assim, tu sabes..

  22. Reforçado? e um trabalho da polícia reforçado não é válido? Famalicão é a única cidade do país com não uma, não duas, mas três filas de carros mal parados! Atenção não falo na zona de parquímetro essa zona tem excesso de zelo e respeito porque se paga. Zonas sem parquímetro? Todas, todas, todas com carros mal parados.

    Estranham que tanta gente seja atropelada? Estranham tanta coisa? As pessoas em Famalicão fazem o que querem!! Menos onde se paga. Onde há parquímetro não há esse cancro.
    É ver as paragens de autocarros que não existem ocupadas com carros. Cidade linda e magnífica sem qualquer tipo de autoridade. E agr metem limite de km? Pk? Não se anda a mais de 20 na avenida 🤣🤣🤣

  23. Na rua do rio ave em Fradelos passam a mais de 100 KL hora e nem junta de freguesia quer saber muito menos a câmara

  24. Celia Barbosa e que tal uma barreira no separador central impedindo os peões de atravessar? E uma ponte também… será que não seria uma solução?

  25. Celia Barbosa mas com a ponte as pessoas iriam optar pelo mais seguro.. por vezes é a pressa dos peões para evitarem ir mais longe para atravessar.. não estou a culpar ninguém, mas do lado oposto em frente á biblioteca vejo k todos os peões respeitam e atravessam pela ponte

  26. Celia Barbosa irão sempre atravessar tal como os automobilistas irão sempre passar com a mesma velocidade.. uma ponte pedonal e não sinais de trânsito., que não vai resolver nada

  27. Bruno Rola e acha que as pessoas não atravessavam da mesma forma?
    Existem 2 passadeiras e uma com semáforos!!!

  28. Celia Barbosa no sentido norte sul existem duas pontes pedonais e em sentido contrário não Faria sentido existir uma? A pergunta fica para os senhores políticos e demais partidos? Do lado sul do túnel não existe nenhuma…

  29. Separador central e iluminação resolvia o problema. E por iluminação no chão nas passadeiras a avisar para levantar a cabeça e olhar pá estrada!

  30. Helder Rodrigues é mais fácil culpar o próximo (automobilistas), do que admitir que é constantemente cometido essa infecção pelos pedestres dali da zona…

  31. Foi preciso morrer uma jovem? E que tal construir uma ponte pedonal como tem ao pé dos bombeiros? Gastam o nosso dinheiro em sinalização que poucos respeitam ? É um lugar onde muita gente arrisca e atravessa.. acham k vai mudar alguma coisa com esses sinais de trânsito? Enfim cambada de…..qual será o nome que devo pronunciar? Ignorantes políticos… não digo mais para não ser banido😡

  32. Celia Barbosa exatamente eu não su condutora mas tenho família ão volante e na quarta feira passei ape vi uma jovem atravessar a estrada mesmo na entrada e saída do túnel , pois eu chamei pela jovem e disse que ali não é lugar para atravessar que tinha à dias morrido uma jovem e disse avias de ser multada estás a colocar a tua vida em risco e dos condutores

  33. Márcia Fernandes se as pessoas ignoram passar numa zona não permitida, policiamento para os peões?ali é o mais necessário

  34. Não devia ser só sinalização. Era punir quem passa fora das passadeiras e quem AINDA continua estacionar no lado aposto desse sinal

  35. Casimiro Costa verdade , mas já viu a distância das passadeiras ??? Acha que ninguém pensa em facilitar em passar ali ?? Nós pensamos sempre que só acontece aos outros , não de pode passar ali? Claro que não mas há sempre quem facilite daí acontecer atropelamentos , daí na minha opinião devia ser feito alguma coisa , mais luz por exemplo, mais avisos de perigo para os peões , não sei alguma coisa deve haver

  36. Miguel Alves não percebo porque é que eliminou comentários 🤔Não, não soube o que aconteceu, não tenho que estar a par de tudo.

  37. O presidente da câmara quer avançar mas não soube o que aconteceu na assembleia de câmara? Foi notícia.

  38. Miguel Alves certas pessoas as vezes esquecem que por vezes são, peões e condutores. Ainda a muita falta de civismo e atravessar as passadeiras sem tomar cuidado. Enfim.

  39. Ainda hoje la passei
    E pra nao variar muito pessoas a passar em frente ao tunel
    Mas a pior foi mesmo ver um velhote ja com alguma idade a passar ali de moletas e a mancar
    Sera que as pessoas nao teem olhos na cara e amor a vida

  40. Rui Cruz eiiiiiiiiii até parece que é o problema se em Portugal houvesse a cultura como lá fora mais veículos motorizados ou de duas rodas e menos carros quasse que os metem pelas lojas dentro , em cima dos passeios etc meu amigo , enfim vá tirar umas férias só por , Itália, Alemanha tudo anda de mota para o trabalho ou comboio com a sua bicicleta seja médico seja engenheiro qualquer área trânsito não sabem o que é. Não são comodistas e vaidosos tudo aqui é um carro por pessoa. Ponham câmaras de vigilância tá resolvido. Já que não civismo e so carros por metro quadrado é um caos.

  41. Uma pessoa vestida de preto, com auriculares nos ouvidos, atravessa fora da passadeira em plena saída do túnel de madrugada e a solução é colocar um sinal… A variante de Braga tinha exatamente o mesmo problema, colocaram um separador central para os peões não atravessarem fora da passadeira. Daqui a pouco estamos a colocar os comboios a 30km por causa dos que atravessam a linha a pé

  42. Francisco Sampaio era capaz de ajudar o problema eram os habilidosos avançar a mesma e cairem na via
    Pk quem atravessa a rua principalmente deste genero vai o fazer de qualquer modo
    Civismo precisa se urgente em tudo nao so na rua
    E se começarem a dar multas aos peoes muita coisa ia mudar

  43. João Oliveira concordo totalmente com a sua ideia, talvez esse pormenor resolvesse a situação…👍👍👍😊

  44. Não chega! Esta avenida da nossa cidade é perigosa desde sempre. Falta luz, ou melhor está mal colocada, se repararem a iluminação fica acima da copa das árvores que separam as duas vias e as próprias árvores escurecem a via. E já que os acidentes graves e menos graves estão sucessivamente a acontecer ou por culpa dos condutores ou dos peões porque arriscam, há que colocar câmaras, radares, vigilância policial e/ou até mesmo vedar o acesso dos peões ao túnel. A avenida merece uma intervenção eficaz e os famalicenses também.

  45. Carla Sofia Marques Mendes eu também sou residente em Famalicão!!!! Vivo mais propriamente na Avenida Marechal Humberto Delgado, à entrada do túnel! Nessa avenida não tem apenas 3 semáforos e um deles seria completamente desnecessário, aquele logo imediatamente a seguir à rotunda. Só causa transito. Ali, nem passadeira deveria existir, assim “obrigavam as pessoas a irem aos semaforos em frente ao latinos. Há que reeducar as pessoas também. Se houvessem câmaras de vigilância e coimas fossem passadas, as pessoas começavam a adoptar outra postura .É a sua opinião, respeito! No entanto, mantenho a minha🤷‍♀️

  46. Rita Fonseca não concordo é a minha opinião e sou residente da cidade.
    Um exemplo:
    Na avenida do Brasil enquanto não colocaram os 🚦 de 5 em 5 metros eram atropelamentos todos os dias.
    Só um opinião.
    Fique bem

  47. Carla Sofia Marques Mendes eu não tenho que ir ao Porto, e por existirem no Porto semáforos de 5 em 5 metro, não tem que existir também em Famalicão correcto??? Há tantas outras soluções que se podem adoptar para travar estes acidentes sem que com isso se agrave o trânsito que aqui já existe! É só pensar e não fazer as coisas a toa. Porque há coisas que em vez de solucionar, vem piorar😉

  48. Tudo incómoda??! A que não não cumpre os limites de Velocidade o resto é Blá Blá
    😁😁😁😁

  49. Rita Fonseca certo, os famalicenses não têm civismo e por isso tem de haver uma solução, é a obrigação.
    Tem de ir até ao Porto e confirma se tem 🚦

  50. Celia Barbosa para não falar das árvores e flores que a gente de carro não vê as pessoas se aproximar das passadeiras e no túnel nem se fala é preciso morrer gente para fazerem estas coisas lamento muito aos familiares destas vítimas e a gente que parte desta vida

  51. Ups a foto está gira pessoas a passar fora da passadeira da nisto e ao olhar a foto ainda pergunto e que tal multar os carros estacionados pq onde está o sinal e linha amarela assim a grosso modo três prevaricadores no mínimo mas isto e uma cidade sem rei nem rock estacionamentos destes por toda a cidade nesta artéria principal a começar a rotunda da paz até rotunda Bernardino Machado estacionamentos abusivos passeio perto do restaurante príncipe carros em cima do passeio que nem um carro de bebé ou compras passa funcionário ou melhor o gerente do amco e funcionários em cima do passeio continua a festa chegando ao sinal mais festa nos dois lados do túnel quanto aos entendidos em lombas nada como ir perto da única lomba da avenida e ver a velocidade que passam por ela nada resolve tem uns semáforos desligados devem ser ligados a 30 de fevereiro certamente dia de São nunca para não falar na passadeira antes pessoas atropeladas lá é aos milhares mas giro sinais depois da passadeira pq não antes foi algum iluminado está visto

  52. Andamos nós a pagar imposto de circulação para termos estradas e condições para serem partilhadas com os peões metem passadeiras nos sítios seguros e os campeões, passam fora da passadeira…

  53. Bruno Mariz isso ou aquela corda electrificada como se usa para os burros nos campos para eles saberem que não se passa ali

  54. Alex Hélder a semana passada levaram a mal quando falei disso, que infelizmente teve um final trágico… Mas dei um desconto porque quem falou são moradoras dali… Mas a verdadeira razão é mesmo essa amigo, por isso, essas medidas para carros é treta, é apertar com quem não é responsável como cidadão na via pública!!!

  55. Bruno Mariz lei do menor esforço, tuga eh mesmo assim.
    Para quê andar mais 100m para ali e se posso atravessar aqui ? 🫣😅
    Sigaaaaaa

  56. Celia Barbosa tal e qual. O mais ridículo, é que teem uma passadeira atrás 100mts e outra a frente… não dá para entender mesmo 😏

  57. O problema não é somente a falta de sinalização, é mais por evidente a falta de civismo! Com uma passadeira nas proximidades, não se justifica a travessia da estrada neste local.

  58. Bruno Ricardo nao atravesso não…tá mto enganado…encerrando o assunto ali ninguem tem k atravessar!

  59. Monica Gonçalves acidentes há todos os dias em todo o lado. Mas não vejo nenhum excesso de velocidade, se não o carro não tinha ficado aí nem o sinal, e os estragos seriam bem maiores. Mais uma vês lhe digo, veja as coisas como elas são. E depois isso foi um acidente outra coisa que se está aqui a falar é as pessoas atravessarem na rua depois de ter uma passadeira de cada lado. Mas você deve ser das que atravessa a rua de certeza

  60. Celia Barbosa concordo plenamente consigo. Cada vez que lá passo vejo pessoas a fazer isso

  61. Alvaro Goncalves mas para quê? As pessoas vão deixar de atravessar na passadeira com isso? É que aqui a única questão é essa.

  62. Bruno Ricardo e quem disse k os peoes tinham razão? É preciso é luz nessa cidade! E nesse sitio os peoes já deveriam ter meio palmo de testa que ali nao se atravessa!

  63. Essa sinalização é mais do mesmo. Não resolve o problema que existe e a Câmara Municipal não está com disposição para fazer o que deve fazer. Que é colocar essa avenida com mais iluminação e uns focos com sensor de movimento junto das passadeiras. Para dar boa visibilidade os condutores da presença de pessoas . Coisas simples mas eficazes 👏👏👏🍾🥂

  64. Sinalização???
    E para quando a polícia e a polícia municipal, sair para essa rua e limpar os estacionamentos em segunda fila…
    Existem duas faixas de rodagem, mas uma, a do lado direito está sempre a ser usada como estacionamentos…

    Em relação ao túnel, porque não colocar câmaras de vigilância…assim, quem atravessasse, era fotografado e publicada a infração…talvez com exposição, acabava a desobediência…

  65. Monica Gonçalves semáforos, lombas, qual a necessidade? Era preciso é o pessoal atravessar na passadeira. Aberta os olhos, a culpa é só dos piões aqui

  66. José Pires luz nas passadeiras? Para quê? Ninguém lá passa. É preferível atravessar a rua a meio supostamente, pelo menos é o que vejo

  67. José Pires enfim…eu nunca vi uma cidade tao escura…é só necessario reforçar lombas semafros e limite 40🤔🤔 quero ver quem vai andar ali a 40…

  68. Celia Barbosa pois, infelizmente lá é constante os peões fazerem isso. Depois vemos os casos de atropelamento…

  69. Luís Martinez perto da PSP tem uns sinais que foram “levados” 2 vezes. Agora estão desligados 😁

  70. Era fazer um muro á saída do túnel até ao semáforo que as pessoas começam a ir a passadeira

  71. Basta uma simples vedação no meio das duas faixas de rodagem a saída do túnel e resolviam o problema.

  72. SINALIZAÇÃO REFORÇADA??!!!! ALGUÉM ME SABE ESPLICAR PARA QUE SERVE ESSA MERDA?!!!!! HÓ PÁ…. SERÁ QUE AINDA NINGUÉM INTENDEU QUE ISSO DE NADA SERVE,O POVO NÃO CUMPRE E QUEM CUMPRE AINDA LEVA UMA BUZINADELA POR ANDAR A DORMIR,FDXXX SERÁ QUE SÓ EU É QUE VEJO ESTA MERDA?!!! FDXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX SER BURRO AO CARALHO….

  73. Bem há que fazer alguma coisa, é sempre uma medida preventiva e acho muito acertado. Tem de se continuar a perceber o que se passa neste Avenida onde estão sempre acontecer acidentes e mortes com peões

  74. 40??? Meu deus que exagero … Na minha opinião é muito colocar 40km .🙄😅
    .
    O melhor é sair fora do carro e o empurrar …vai criar trânsito mas se alguém passar FORA DA PASSADEIRA neste caso não acontecerá nada.

    Tinha mais sentido lombas … Pk aí sim… Era correto.
    ( N vou comentar dos carros em segunda fila)
    Para os condutores “reforçado” e para os peões? Pagar multas por andarem fora da passadeira??? … Pois.

  75. Rita Fonseca e se perder algum tempo a ler a entrelinhas verá que o meu comentário foi a complementar o seu 😉

  76. Jonathan Dewasmes condutores? ou pessoas que não respeitam as passadeiras próximas do local?

  77. Rita Fonseca um muro é uma maneira de falar, mas sinceramente tem que ser alguma coisa k não deixe as pessoas passarem

  78. mas a dezena de carros estacionados em segunda fila muitas vezes prejudicando o transito ao qual a policia passa e nao faz nada isso nao muda 🤔🤣

  79. Alexandra Fernandes não me ouviu a dizer que não há alternativas ou será que sim?🤔🤔 Se perder uns minutos a ler os meus comentários….

  80. Carla Sofia Marques Mendes semaforos de 5 em 5 metros só servem para fazer trânsito! Já assim, tem dias que nesta avenida é um caus, então se forem a colocar semáforos de 5 em 5 metros……nossa senhora🤦‍♀️🤦‍♀️ Há muitas formas de controlar a velocidade e a falta de civismo dos peões e condutores de outras formas sem prejudicar mais a nível de trânsito que muitas vezes aqui se forma.

  81. Rita Fonseca na cidade de Braga no túnel ao chegar à estação estão colocadas vedações e lomba com passadeira e sinalização visível, há sempre alternativas

  82. Ainda ontem aí passei e mais uma vez duas pessoas atravessam a estrada em cima do túnel, como fosse uma passerelle!!!
    O respeito não é só do automobilistas, também tem de partir dos peões. Se este exercício não for mútuo, voltamos ao mesmo.

  83. A iluminação estao onde ?? As lombas estao onde?? E a saga ..vai continuar…infelizmente!!
    😡😡😡😡😡

  84. Susana Guimarães realmente não é uma ponte, mas também para colocar um murro então mais valia nem existir o túnel 🤷‍♀️ há outras formas de imoedir a passagem de peões ali

  85. Metam semáforos 🚦🚦🚦🚦
    Liguem os que estão desligados
    Só assim é que há algum respeito, quer a nível de condutor e a nível de peão.
    Nas grandes cidades têm 🚦 de 5 em 5 metros e não há reclamações.

  86. Até concordo em reforçar a sinalização pra os carros e pra as pessoas não passar na frente do túnel pk não só são os automobilistas k tem culpa

  87. Jonathan Dewasmes passar fora da passadeira pode ser k mude a mentalidade das pessoas que se aventuram ali passar

  88. Rita Fonseca aquilo não é uma ponte mas sinceramente mais valia colocar um muro pra ver se ninguém passa.

  89. Sim está, sinalização para os condutores está ótima , e agora para os peões??? O que vão fazer ??

  90. Esta avenida tem pouca luz. As passadeiras deviam ser iluminadas . Penso que se evitaram muitos acidentes

  91. Manuel Couto não adianta de nada impor limites de velocidade se não houver fiscalização ao cumprimento ou ao não cumprimento dos mesmos🤷‍♀️

  92. Não adiantam os sinais de trânsito! Esta é daquelas avenidas em que deveriam existir mais lombas, mais policiamento…

  93. e barreiras protetoras na ponte para não passar peões não? é melhor meter luzinhas a piscar com água

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Jovem de 17 anos detido por conduzir sem carta no centro da cidade

Na tarde desta quarta-feira, por volta das 14h30, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um jovem de 17 anos na cidade de Vila Nova de Famalicão, na Rua Luís Barroso. A detenção ocorreu porque o jovem não possuía qualquer documento que o habilitasse a conduzir veículos motorizados.

A situação foi detetada pelos agentes da PSP que patrulhavam a zona e que se aperceberam de que o jovem conduzia um veículo sem qualquer licença de condução. Após a intervenção policial, o jovem foi detido e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Jovem acabou detido depois de ameaçar e tentar agredir PSP

Agentes da PSP detiveram, esta quarta-feira ao final da tarde, na Rua D.Sancho I, no centro de Famalicão um jovem de 22 anos.

Na sequência da detenção terá estado um episódio onde com ameaças e tentativa de agressão.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Câmara aprova Unidade de Execução que vai receber a USF de S. Miguel-o-Anjo e um parque verde de 10 hectares

A delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, que vai permitir a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área para habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano, bem como a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores, foi a aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal.

A área delimitada apresenta um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.

Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para uma candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros, com um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas unidades de saúde ronda os 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro que ultrapassa os 40%.

Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro para o minigolfe.

O espaço alvo de intervenção, banhado pelo rio Pelhe, terá uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.

Está também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.

A delimitação desta Unidade de Execução esteve sujeita ao escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado e a aprovação e divulgação do relatório final da discussão pública esteve também em análise na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.

Famalicão: Seleção de Boccia soma mais um título

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da seleção de Boccia Sénior, sagrou-se campeã nacional por equipas, zona norte, com uma performance cem por cento vitoriosa.

A competição, com 140 atletas, decorreu esta quarta-feira, em Famalicão, com a equipa a ter a coordenação técnica de Luís Silva e Vânia Pinheiro.

A seleção famalicense esteve representada por cinco atletas que dominaram, por completo, a concorrência, terminando a prova só com vitórias. Desta prestação, realce para as vitórias sobre o SC Braga, nas meias-finais, por 15 a 1, e na final, sobre a Associação é Bom Viver, por 6 a 4, alcançando assim mais um título nacional.

O treinador Luís Silva declara-se «orgulhoso» com mais esta conquista, mas não quer que a equipa entre em euforias «porque temos já em maio a fase final do campeonato nacional, a realizar-se na Mealhada» prova que pretende vencer e, assim, fechar a época sem derrotas.

Famalicão: Festival de videojogos e tecnologia regressa em maio na Lagoa

O Famalicão Extreme Gaming, uma referência na indústria de videojogos em Portugal, está de regresso com a quarta edição presencial com novas datas e um novo local.

O festival de videojogos e tecnologia de Vila Nova de Famalicão regressa a 24, 25 e 26 de maio, na zona industrial da Lagoa, num espaço com mais de 4600m2.

Após o sucesso da edição de 2019, com mais de 6000 visitantes, 2100 alunos e a presença de 37 escolas, o Famalicão Extreme Gaming traz de volta a magia dos videojogos para o concelho e promete novas apostas de entretenimento aos visitantes.

O Famalicão Extreme Gaming é um festival de videojogos e de tecnologia, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar os jogos mais recentes para consolas, simuladores e dispositivos da nova geração, assistir ou jogar todo o tipo de videojogos, e interagir com alguns influenciadores (Streamers, TikTokers, Youtubers e outros) de renome nacional.

As competições profissionais de eSports são uns dos momentos altos deste certame, que conta com a participação de várias equipas, casters e apresentadores de especialidade, com transmissão via Streaming (Twitch).

As novidades sobre a edição deste ano serão publicadas nas redes sociais do evento bem como no site http://www.famalicaoextremegaming.pt/

Famalicão: Irmãs Mariana e Inês no Europeu de Xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis, estão, desde o dia 18 e até ao dia 29 de março, em Petrovac (Montenegro) ao serviço de Portugal no Campeonato da Europa Feminino de Xadrez.

Mariana Silva, campeã nacional em título, procura obter o título de mestre FIDE, enquanto Inês Silva, que já detém o título de Mestre FIDE – conseguido nas Olimpíadas de Chennai -, tentará uma subida na pontuação Elo. Cotada com 1920 pontos, Mariana é a número 119 do torneio e Inês, nesta fase com 1792 pontos, é a 128.ª de uma lista que integra 139 jogadoras.

Decorridas 5 das 11 rondas do Torneio, as irmãs Mariana e Inês Silva conseguiram o feito inédito de uma dupla vitória. Inês venceu, de pretas, a WFM austríaca Nikola Mayrhuber, colocando-se provisoriamente num ótimo 78.º lugar com 2,5 pontos em 5 possíveis e um ganho de 32,2 pontos de Elo FIDE. Mariana superou, também com as peças pretas, a jogadora Jona Recica, do Kosovo e está, para já, classificada em 130.º lugar com 1 ponto em 5 possíveis.