
A Câmara Municipal pretende instalar um sistema de videovigilância junto da zona escolar, no centro da cidade, incluindo o Parque da Juventude. Desta forma, o Município pretende reforçar a segurança e vigilância desta área muito frequentada pelos jovens alunos dos vários estabelecimentos de ensino (Camilo Castelo Branco, D. Sancho I, Júlio Brandão e EB Luís de Camões). A novidade foi avançada pelo presidente do Município, Mário Passos, esta quinta-feira, dia em que foi anunciada a instalação deste sistema no centro da cidade.
A instalação das câmaras junto das escolas só avança depois da entrada em funcionamento das 12 que estão a ser instaladas na cidade e que deverão estar operacionais logo que as obras de renovação do centro urbano estejam concluídas. A colocação deste sistema de vigilância tem como finalidade a supervisão do espaço público para efeitos de regulação, fiscalização e segurança pública permitindo, por exemplo, verificar a circulação automóvel e detetar situações irregulares.
A disposição de câmaras vai cobrir toda a extensão de vias que circundam a Praça D. Maria II, bem como o Campo Mouzinho de Albuquerque e parques de estacionamento existentes.
Entretanto, a Câmara Municipal está a encetar diligências para que, no futuro próximo, este sistema possa avançar, a exemplo de outras cidades, no controlo e prevenção da criminalidade, fornecendo à PSP esta ferramenta para a manutenção da segurança pública.