Famalicão tem mais de 1 000 vagas para o ensino superior e de especialização tecnológica

As instituições de ensino superior e de especialização tecnológica de Vila Nova de Famalicão disponibilizam, no ano letivo 2022-2023, mais de mil vagas distribuídas por 15 licenciaturas, 31 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e dois Cursos de Especialização Tecnológica (CET), com início no mês de setembro, em regime laboral e pós-laboral. As candidaturas já estão abertas.

Todo este volume de formação disponibilizado em território famalicense será ministrado pela CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, e pelos polos de Famalicão do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Cenfim – Centro de Formação Profissional de Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.

Refira-se que, em Vila Nova de Famalicão, no ano letivo de 2021-2022, frequentaram o ensino pós-secundário e superior cerca de 2633 alunos, o que representa a consolidação de uma formação e qualificação de quadros superiores que satisfazem as necessidades das empresas, onde a aposta no conhecimento, na investigação, no desenvolvimento tecnológico e na inovação é central e decisiva para o território.

“Há cada vez mais e melhor oferta formativa no nosso território” destaca o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “Somos um concelho com um bom conjunto de instituições de ensino pós-secundário e superior, o que nos valoriza enquanto cidade educadora, e enquanto território qualificado e empreendedor”, acrescenta.

As candidaturas podem ser efetuadas online através dos sites das próprias entidades formadoras ou então presencialmente nas secretarias destas instituições. O prazo para a apresentação de candidaturas já iniciou e decorre até dia 11 de agosto, na CESPU; até 22 de agosto, no IPCA; até 26 de agosto, no IPB; até 5 de setembro, na Universidade Lusíada de Famalicão; e até ao final de setembro, no CENFIM.

As informações específicas sobre os procedimentos de candidatura estão disponíveis para consulta nos sites das instituições, ou através do booklet do ensino pós-secundário e superior, disponível em https://issuu.com/municipiodefamalicao/docs/guia_do_ensino_secund_rio_e_oferta_ensino_superior , onde se encontra toda a oferta formativa existente no nosso concelho, os planos de estudos, as saídas profissionais e os contactos das entidades.

Registo de galinhas poedeiras obrigatório em setembro

“Todos os detentores de galinhas poedeiras ficam obrigados a declarar os efetivos que possuíam à data de 01 de setembro de 2022”, lê-se num aviso da DGAV.

A entrega da declaração de galinhas poedeiras deverá ser efetuada em setembro, através do site ou nos serviços de alimentação e veterinária regionais.

Os estabelecimentos de galinhas poedeiras reprodutoras ou com menos de 350 aves estão isentos desta obrigação.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

A partir desta sexta-feira e até domingo: Festa do Senhor em Arnoso Santa Maria

Arnoso Santa Maria está em festa a partir desta sexta-feira e até domingo. A Festa do Senhor arranca com a celebração de uma eucaristia, seguindo-se um momento de animação musical com cantares ao desafio.

No sábado o destaque vai para a atuação do grupo “Toka & Dança” que antecede a sessão de fogo de artifício, agendada para as 00h00.

No último dia, domingo, pela manhã há eucaristia em honra do Santíssimo Sacramento e da parte da tarde a procissão com a Banda de Arnoso.

Cartaz completo:

Porto: Turista de 20 anos esfaqueado em assalto realizado por três homens na baixa

Um turista de 20 anos, cuja nacionalidade não foi divulgada, foi esfaqueado na manhã desta quinta-feira na Baixa do Porto.

O crime aconteceu cerca das 07h55, no Largo dos Loios. O assalto foi levado a cabo por três homens que foram detidos pelos agentes da PSP.

A vítima foi ferida nas costas e no abdómen, acabou transportada para o Hospital de Santo António.

Fonte: JN

Joane: Pres. da Junta denuncia falta de civismo da população junto aos ecopontos

O Presidente da Junta de Joane recorreu às redes sociais para reportar mais um episódio de falta de civismo relacionado com o lixo.

Segundo António Oliveira, é recorrente o uso do espaço em redor aos ecopontos para depositar lixo não doméstico e, por isso, incompatível para a recolha pela empresa responsável pelo tratamento dos resíduos.

O autarca utilizou uma imagem recolhida junto ao ecoponto da zona da ilha para ilustrar o problema.

António Oliveira apela, uma vez mais, para o uso adequado dos ecopontos.

Portugal: Já morreram 17 pessoas afogadas desde o início da época balnear

Em todo o território nacional, e desde o início da época balnear, já morreram 17 pessoas afogadas.

A contribuir para estes números está o aumento de banhistas nas praias portuguesas, em consequência do desconfinamento, e a procura por áreas não vigiadas.

O número agora revelado, pelo Jornal de Notícias, já ultrapassa o total de mortes registado na mesma época do ano passado.

Semana Europeia do Desporto passa por Famalicão

No mês em que se celebra a Semana Europeia do Desporto e integrado no Beactive Night em Família, Vila Nova de Famalicão recebe, na noite do dia 24 de setembro, uma corrida/caminhada de 5km, em simultâneo com igual iniciativa que decorre no Jamor.

A prova realiza-se a partir das 21 horas, no Parque da Devesa, com partida e chegada no parque de estacionamento do Citeve.

Inscrições gratuitas até 21 de setembro no site da Runporto.