Famalicão: «Temos sentido um apoio transversal de todas as sensibilidades do PSD»

Paulo Reis é candidato à liderança da concelhia do PSD Famalicão, com o lema “União e Confiança”. O engenheiro famalicense diz que encabeça um grupo agregador, preocupado em «melhorar a qualidade de vida dos famalicenses». As eleições são no próximo sábado.

Cidade Hoje (CH) – Que motivos o levam a candidatar-se à presidência do PSD?

Paulo Reis (PR) – Por um lado, a ideia de que o PSD de Famalicão necessita, neste momento, de um perfil neutro, agregador, conciliador, próximo dos militantes e das estruturas, capaz de criar espaços de diálogo e de, ao mesmo tempo, continuar a afirmar o PSD como a força motriz de evolução e modernidade para Vila Nova de Famalicão.
Também o sentimento de que posso corresponder a esse perfil, e estou capaz de juntar a mim uma equipa de quadros que, como eu, colocam o PSD, Famalicão e os Famalicenses em primeiro lugar e no absoluto centro da sua ação política. Ainda, a consciência de que esta candidatura tem um conjunto muito relevante de militantes que a subscreveram com a vontade de fazer dela uma força agregadora, unânime e centralizadora da força de uma das maiores estruturas concelhias do PSD a nível nacional. E eu não podia, em consciência, virar a cara ao desafio. É por tudo isso que aqui estamos.
CH – Foi, primeiro, uma decisão individual?

PR – Foi, antes de mais, uma decisão que olha o coletivo, o interesse comum, o serviço ao PSD e a Famalicão. Claro que a decisão de avançar é pessoal, mas só decorre de um processo muito mais amplo e participado.

CH – Que apoios reúne esta candidatura?

PR – O que temos sentido nas últimas semanas é um apoio transversal, de todas as sensibilidades do PSD em Famalicão. Recordo que os 5 subscritores iniciais da nossa candidatura são militantes com as maiores responsabilidades no sucesso das últimas décadas na vida do PSD Famalicão. Mas queremos que seja uma lista onde todos tenham lugar, onde cada um se possa expressar e participar na construção do futuro do PSD e de Famalicão.

«O PSD de Famalicão não confunde eventuais divergências internas com o futuro de Famalicão e o impacto na vida das pessoas»

CH – O PSD concelhio teve duas listas nas últimas eleições internas. A situação teve reflexos nas Autárquicas. A sua candidatura consegue promover maior consenso no PSD?

PR – A situação teve a consequência de termos continuado com uma maioria absoluta para a Câmara e Assembleia Municipal, continuando um trabalho enorme nas freguesias. Este foi o resultado que teve.
O PSD de Famalicão não confunde eventuais divergências internas com o futuro de Famalicão e o impacto na vida das pessoas. A verdade é que olhando para as eleições autárquicas, todo o partido esteve unido a fazer campanha, a equipa que trouxe esta vitória foi a mesma que trouxe as anteriores, o resultado foi o que os famalicenses entenderam ser justo. Os nossos olhos estão já no futuro.

CH – A candidatura de Davide Vieira de Castro, à Mesa do Plenário, é sinal da junção entre a “velha guarda” e a nova geração?

PR – É, antes de mais, um sinal de elevação das estruturas do Partido, de reconhecimento pela sua importância e de união entre os nossos históricos e os mais jovens. Mas também um espaço de pluralidade, da qual queremos criar mais e melhor. No unanimismo nunca se construiu nada de extraordinário.

CH – Politicamente, como pretende desenvolver o seu mandato caso seja eleito?

PR – Com proximidade, com linhas de comunicação abertas e francas, com lealdade e ponderação. Com a responsabilidade que o cargo nos exige e os Famalicenses nos merecem.

«Acredito muito na JSD e nos nossos jovens e conto muito com eles»

CH – Não há eleições nos próximos anos. É o momento ideal para trabalhar e criar estratégias?

PR – É o momento de olhar para o nosso concelho no médio/longo prazo e criar caminhos arrojados, mas seguros, ousados e responsáveis, de planear com ambição, e executar com os olhos no interesse maior de melhorar a qualidade de vida dos famalicenses. Os de hoje e os que ainda hão de vir.

CH – Que ações defende para “chegar” mais às freguesias?

PR – Presença, escuta ativa, proximidade e conhecimento dos dossiers de cada uma. Sem isso nada se faz na ação local.

CH – Que relação vai manter com a JSD concelhia?

PR – A melhor. Que oferece a liberdade e a autonomia que tão bem caracteriza a JSD, ao mesmo tempo que exige esforço, entrega e força aos valores do PSD. Acredito muito na JSD e nos nossos jovens e conto muito com eles.

CH – Como será o trabalho com o executivo municipal?

PR – Com solidariedade institucional, com comunicação permanente, com exigência e rigor para com o programa sufragado pelos famalicenses e, lado a lado, na defesa, sempre, dos interesses maiores de Famalicão e dos Famalicenses. Quando defendemos o mesmo tudo fica mais fácil.

Deixe um comentário

Famalicão avalia medidas para travar sentimento de insegurança no centro urbano

A Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) reuniu esta sexta-feira, 5 de junho, com o Município e as forças de segurança para analisar medidas que contribuam para reforçar a segurança no centro urbano, em particular no comércio tradicional.

O encontro decorreu na Casa do Empresário ACIF e permitiu definir um conjunto de ações destinadas a reduzir o sentimento de insegurança que se tem vindo a instalar entre comerciantes e população.

A reunião acontece numa altura em que os indicadores oficiais continuam a apontar para níveis de criminalidade controlados no concelho. Recentemente, o diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, destacou que Vila Nova de Famalicão apresenta índices de criminalidade por habitante inferiores à média nacional e também abaixo dos registados no distrito de Braga.

Apesar destes dados positivos, os vários intervenientes consideram importante continuar a reforçar a prevenção e a proximidade junto da comunidade, contribuindo para aumentar a perceção de segurança no espaço público e nas zonas comerciais da cidade.

Gavião celebra Dia da Freguesia com semana dedicada à comunidade

A Junta de Freguesia de Gavião vai promover, entre os dias 14 e 21 de junho, as celebrações do “Dia da Freguesia / Mostra Comunitária ”, sob o lema “Comunidade com Vida!”.

O programa reúne várias iniciativas de desporto, cultura, tradição e animação para todas as idades, com início no domingo, 14 de junho, com um Torneio de Jogos Tradicionais. Ao longo da semana, haverá ainda caminhadas noturnas, aulas de fitness e o habitual jogo de futebol “Velhas Guardas”.

O fim de semana de 20 e 21 de junho será o ponto alto das comemorações, com a abertura da Mostra Comunitária e da Praça Comunitária no Adro da Igreja. Estão previstas atividades como a Festa das Crianças, demonstrações culturais, a 4.ª Caminhada Solidária e a 18.ª Corrida Popular de Gavião, além de animação com magia, touro mecânico e música com o DJ João M.

O encerramento acontece no domingo, com pequeno-almoço comunitário, missa solene e sessão oficial do Dia da Freguesia na Junta de Freguesia de Gavião.

Desporto, música e tradições populares este sábado nas Festas Antoninas

O segundo dia das Festas Antoninas, em Famalicão, promete animação para todas as idades. Este sábado, 6 de junho, há um programa diversificado que junta desporto, música e tradições populares.

Durante o dia, a Alameda dos Caminhos de Santiago, em Antas, recebe a já habitual “Descida Mais Louca”. A partir das 9h00, o Parque da Juventude acolhe o torneio Famalicão Street Basket 3×3.

À tarde, pelas 14h00, a Praceta Cupertino de Miranda será palco do 7.º Festival de Cavaquinhos, que reúne grupos de várias localidades do país.

A noite fica marcada pelo Raid Antoninas, entre as 21h00 e as 24h00, em Antas, e pelos espetáculos musicais de Sérgio Mirra, às 21h30, na Praceta Cupertino de Miranda, e do Grupo Diapasão, às 22h30, na Praça D. Maria II.

As Festas Antoninas decorrem até 13 de junho, com dezenas de iniciativas espalhadas pela cidade.

Famalicão: Autor de ameaças é apanhado com armas e munições

Esta sexta-feira, a GNR de Famalicão identificou e constituiu arguido, um homem de 49 anos, pelo crime de ameaças.

No âmbito do respetivo inquérito crime por ameaças, foram realizadas buscas domiciliárias – uma em oficina e seis em viaturas – que culminaram na apreensão de quatro espingardas calibre 12; uma arma de ar comprimido; e 97 cartuchos de calibre 12.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Alunos da D. Sancho experimentaram a vida militar

Quarenta jovens do 10.º e 12.º anos da Escola Secundária D. Sancho I visitaram o Regimento de Artilharia n.º 5 do Exército Português, em Vendas Novas.

A participação, que decorreu nos dias 28 e 29 de maio, esteve inserida no projeto Ser Militar, com o objetivo de desenvolver competências fundamentais como a camaradagem, a resiliência, a liderança e a capacidade de tomada de decisão sob pressão; além de aproximar os jovens das Forças Armadas e dos seus valores.

Acompanhados por 3 professores e 2 assistentes operacionais, executaram diversos exercícios como pista de obstáculos, topografia diurna e noturna, provas de liderança, demonstração de capacidades militares e hastear da Bandeira Nacional.

Famalicão: Dia do Dador de Sangue com colheita nos BV Famalicenses

No âmbito do vigésimo Dia do Dador de Sangue Famalicense, no dia 10 de junho, o quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses recebe, entre as 9 e as 12h30, uma colheita de sangue, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Esta iniciativa, levada a cabo pela Associação de Dadores de Sangue de VN Famalicão faz parte da programação das Festas Antoninas. Antes da colheita de sangue, às 9 horas, na Matriz Antiga será celebrada eucaristia em memória dos dadores e diretores falecidos.

Mais tarde, às 13 horas, no Centro Pastoral de Santo Adrião, decorre o almoço de confraternização, seguido da sessão solene para entrega de galardões, com animação com Vítor Faria.