Famalicão: Tomada de posse dos órgãos sociais da Engenho

Na sexta-feira, dia 19, tomaram posse os órgãos sociais eleitos da Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este para o quadriénio de 2024/27. Após o ato, decorreu a Ceia de Reis com colaboradores e dirigentes.

O presidente da Câmara, Mário Passos, marcou presença na cerimónia e aproveitou para enaltecer o sentido de previsibilidade e de orientação com que a Engenho tem traçado o seu caminho e desenvolvido o seu projeto social.

«A Engenho é inquestionavelmente um dos parceiros estratégicos que muito privilegiamos e que em muito tem contribuído para assegurar a coesão social das comunidades locais do seu território de intervenção numa boa prática de serviço de proximidade», relevou ainda o edil.

O presidente da direção, Manuel Araújo, aproveitou o momento para enaltecer o trabalho, dedicação, zelo e profissionalismo dos colaboradores de todas as respostas sociais e serviços. Deixou, ainda, um apelo para que as carreiras profissionais do setor social sejam mais reconhecidas e valorizadas por parte do Estado, em termos de vencimentos, considerando que há um risco imediato do setor se debater com falta de profissionais.

Aproveitando a presença do presidente da Câmara Municipal, o responsável da Engenho pediu um apoio para as obras de remodelação e beneficiação em curso no Centro de Apoio Comunitário, com apoio do PARES 3.0. Relativamente aos valores relativos à comparticipação da Instituição por forma a atenuar os custos da mesma, no que espera ser «a grande prenda da Engenho no ano do seu 30 aniversário».

Deixe um comentário

Famalicão: Construção definitiva da rotunda na Bernardino Machado começa na próxima semana

A rotunda provisória, instalada na Avenida Marechal Humberto Delgado para facilitar o acesso dos automobilistas à nova Estação Rodoviária de Famalicão, bem como a outros equipamentos das proximidades – Parque da Devesa e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) – passa a definitiva e a construção começa na próxima semana. O início das obras foi anunciado por Mário Passos, no decurso da reunião da Câmara Municipal, realizada esta quinta-feira. A estrutura será ornamentada com uma conjugação de luz e água, numa obra que o autarca considera que vai causar um forte impacto visual.

A construção, no entroncamento da Avenida Marechal Humberto Delgado com a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro, permite viragens para a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro pelos dois sentidos da Avenida Marechal Humberto Delgado e viragem à esquerda para a Avenida por parte dos automobilistas que circulam pela Alameda, algo que até agora não era possível. Durante mais de um ano o Município testou esta solução provisória e agora avança para a construção definitiva da rotunda.

Com duas vias em cada sentido, a Avenida Marechal Humberto Delgado tem uma extensão de cerca de 950 metros, iniciando-se a Norte, à saída do túnel da Rotunda Bernardino Machado, e terminando a Sul na Rotunda da Paz. É um troço integrante da Estrada Nacional 14 que, após a construção da Variante Nascente, passou a ser de domínio municipal.

Famalicão: ‘Pensar 2025’ debateu a Juventude, Associativismo e Desporto

O Café-Concerto da Casa das Artes foi o local escolhido para a mais recente edição do Pensar 2025, moderada por Eduardo Oliveira, presidente da Concelhia do PS de Famalicão e candidato à Presidência da Câmara Municipal, numa sessão dedicada à “Juventude, Associativismo e Desporto”.

Foram vários os intervenientes, sendo eles, Sofia Pereira, secretária-geral da Juventude Socialista, Ana Luísa Campos e Adriana Martins, representantes da Pastoral Juvenil de Famalicão, Abraão Costa, presidente da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência, Márcio Sousa, presidente da AFSA, Sara Gomes, presidente da PASEC, Luís Miranda, presidente da JS de Famalicão, Rui Carvalho, presidente do Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa e Ivo Sá Machado, responsável pelo programa autárquico.

Com o objetivo de apoiar associações ao nível da formação, informação e apoio a possíveis candidaturas de financiamento a fundos europeus, Abraão Costa defendeu a criação de uma incubadora do associativismo. Já Rui Carvalho referiu a necessidade de implementar incentivos locais para o associativismo.

O ciclo “Pensar 2025”, promovido pelo PS de Famalicão, voltou a envolver a comunidade famalicense numa reflexão conjunta acerca das melhores soluções para o concelho. Os encontros, que se realizam uma vez por mês, já tem a próxima sessão agendada para 8 de abril com a temática da habitação.

Famalicão: Comunhão Pascal dos BV Famalicenses é a 6 de abril

A tradicional Comunhão Pascal da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Famalicenses está marcada para o dia 6 de abril. Trata-se de um momento de convívio e celebração entre a direção, comando e corpo de bombeiros, para o qual são convidadas várias entidades.

O programa abre com a formatura geral, às 7h45, seguindo-se, às 8h15, o hastear das bandeiras. Às 9 horas, na Antiga Matriz, é celebrada a eucaristia, finda a qual o corpo de bombeiros sai em desfile até ao Quartel Aníbal Alves Oliveira. Às 10h15, receção às autoridades, seguindo-se a sessão solene com entrega de condecorações e promoções. O almoço decorre a partir das 12 horas.

Famalicão: Feira das Sopas, este sábado, em Cabeçudos

Este sábado, o Agrupamento de Escuteiros 445 de Cabeçudos está a organizar uma Feira das Sopas, a partir das 19h30, no Salão Paroquial da freguesia.

A entrada tem um custo de 5 euros e dá acesso a provar 5 sopas quentinhas. Além disso, haverá ainda comida à disposição como bifanas, panados e pataniscas. Pode também o serviço take-away a partir das 19h00.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento pode contactar a organização do evento através das suas redes sociais.

Famalicão: BE leva petição “Respeito por quem trabalha por turnos» à feira de São José

Na tarde desta quarta-feira, o Bloco de Esquerda contactou com população de Oliveira São Mateus, na feira anual das Festas de São José. Os bloquistas divulgaram a petição “Respeito por quem trabalha por turnos” que tem como objetivo levar ao Parlamento o debate para melhorar os direitos e as condições de quem trabalha no regime de turnos.

O BE propõe, por exemplo, subsídio por turnos obrigatório (mínimo 30% do salário base), 24 horas de descanso na mudança de horário de turno e dois fins de semana de descanso, no mínimo, a cada seis semanas de trabalho por turnos. O máximo de 35 horas semanais para quem faz trabalho por turnos ou noturno a e antecipação da idade de reforma em seis meses por cada ano de trabalho por turnos/noturno (até ao limite de 55 anos de idade).

 

Famalicão: Gustavo Sá é o terceiro melhor jovem da Liga

Depois de Lazar Carević ter sido eleito o melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic e Óscar Aranda ser considerado o terceiro melhor avançado – distinções atribuídas pela Liga Portugal referentes ao mês de fevereiro – agora é Gustavo Sá a ver reconhecido os bons desempenhos. O médio foi eleito pelo Sindicato dos Jogadores o terceiro melhor jovem da I Liga, com 12,46% de uma eleição segundo as pontuações dadas pelos três diários desportivos, das escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato e a votação online.

Nos quatro jogos disputados neste período – o jogo com o Boavista Futebol Clube, que se realizou a 31 de janeiro, foi integrado nesta contabilização – Gustavo Sá marcou, precisamente, ao Boavista FC e fez duas assistências nos jogos com Gil Vicente Futebol Clube e Moreirense Futebol Clube.

Recorde-se que o jovem jogador, que anda a ser seguido por vários clubes e já foi avançada a possibilidade do Sporting o contratar no próximo verão, joga esta sexta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, ao serviço da Seleção Nacional sub-21. O jogo de preparação é às 18h30 e a Roménia é o adversário. Rodrigo Pinheiro, outro jovem jogador do FC Famalicão, também está nos convocados para este momento de preparação.