Famalicão: Tribunal liberta arguido por ter dúvidas quanto ao autor da morte do empresário do Matriz

O jovem acusado de matar à facada o empresário do Bar Matriz Caffé foi absolvido, esta quarta-feira, pelo Tribunal de Guimarães, por ter «dúvidas» quanto ao autor do homicídio. A juíza presidente do coletivo de juízes justificou que não foi «ultrapassada, infelizmente, a dúvida razoável» quanto ao autor do homicídio e que a decisão se regeu por elementos «racionais e objetivos» aplicando o princípio de que “na dúvida, absolve-se”.

Por isso, foi determinada a sua libertação imediata (estava em prisão preventiva).

O outro arguido, primo do jovem absolvido, foi condenado a uma pena efetiva de quatro anos por homicídio tentado e por ofensas à integridade física, crimes praticados contra o gerente do bar Matriz Caffé, em Famalicão. Por isso, vai permanecer na prisão.

A presidente do coletivo de juízes admitiu, no âmbito do homicídio do empresário, a abertura de uma nova investigação para que se possa recolher “outras provas” relativas ao homicídio.

Inicialmente, a acusação do Ministério Público (MP) atribuía a morte do empresário aos dois primos, mas, na fase de instrução, um juiz de instrução criminal determinou que um fosse a julgamento por homicídio qualificado do empresário (o que foi hoje absolvido), e o outro pelo homicídio tentado e agressões corporais contra o gerente do bar, em Vila Nova de Famalicão.

Segundo o despacho de pronúncia, o arguido que afirmou ser inocente estava acusado do homicídio do empresário, e o que optou pelo silêncio respondia por homicídio tentado, por atingir o gerente do bar, por detenção de arma proibida e por ofensas à integridade física.

Recorde-se que os crimes aconteceram na noite de 12 de fevereiro de 2023, quando o grupo dos arguidos (com as namoradas) se envolveu numa discussão com outro grupo no interior do bar, o que levou à intervenção do segurança e os arguidos foram expulsos. Foi já no exterior que se deram as agressões. O gerente do bar foi atingido nas costas com uma faca, que lhe causou ferimentos graves, e o empresário foi atingido com duas facadas no peito, que lhe provocaram a morte.

27 Comments

  1. O juiz estava à espera de um vídeo …o velho ditado!!!!quanto vale uma vida???pelos vistos pouco…😭😭😭😭

  2. Quatro anos já cumpriu dois desses dois que faltam tira o bom comportamento lá pró fim do ano está cá fora,assim se faz justiça na república das bananas

  3. A justiça em Portugal foi feita, para quem é honesto… Como é que se vai confiar na justiça em Portugal! Ou a juíza também foi ameaçada cá fora!…

  4. Domingos Maia a pena dele de 4 anos nem pena dá, pelo que entendo abaixo dos 5 anos e uns tantos meses é pena suspensa. E quem matou não tem pena de ninguém nem peso de consciência pois são “gente” que se acha acima da lei. A essa escumalha nem um juiz, nem polícia, ninguém faz frente. Bando de merdas (desculpem a expressão). São do pior que há, tirando o resto que cá entrou de outros países e só fazem asneira.

  5. Marco Vilasboas quando se trata de pessoas como as que cometeram o crime a justiça não faz caso. É uma pouca vergonha.

  6. Paula Pereira passa-se que não temos nem juízes nem justiça de jeito. É uma vergonha. Pior é de quem partiu e dos que cá deixou a sofrer por injustiças.

  7. Assim vai a justiça em Portugal…. daqui a nada estamos pior que no Brasil já faltou mais….

  8. É estranho como é que um crime cometido num espaço com câmaras de vigilância e com testemunhas não se consiga recolher prova suficiente para condenar os culpados e em outros crimes de homicidio onde sem testemunhas, sem arma do crime e até sem cadáver se consegue produzir prova suficiente para levar a uma condenação.

  9. ora …. resumindo, o que tentou vai para a cadeia, e o que se pensava ter cometido o crime, não matou e nem sequer tentou?

    os assassinos já não temem a justiça e depois admiram-se que a criminalidade aumente …. continuem a votar nos mesmos, e tenham medo do bicho papão que dá pelo nome de extrema direita.

  10. Estou escandalizado!

    PSP, judiciária, ministério público envolvidos na investigação levaram a uma conclusão tão rápida de “falta de provas”. Um homem que estava a trabalhar morreu às mãos cobardes de alguém de um grupo identificado, a justiça absolveu. Isto REVOLTA!

Deixe um comentário

Famalicão: Tomás Araújo é o melhor defesa do mês

O jogador famalicense, que representa o SL Benfica, foi eleito o defesa do mês de fevereiro da I Liga.

Tomás Araújo, de 22 anos, somou 17,09 por cento dos votos dos treinadores principais da competição, superando Francisco Chissumba, do Sporting de Braga, com 11,11 por cento, e Kévin Boma, do Estoril (7,69 por cento).

No mês passado, Tomás Araújo foi totalista nos três jogos disputados pelo Benfica, com vitórias sobre o Estrela da Amadora e Moreirense (ambos por 3-2) e o Boavista, por 3-0.

Famalicão: Câmara junta associações e clubes para criar Plano Estratégico do Desporto

O Plano Estratégico e de Ação para o Desporto 2025-2030, que vai definir a visão, os objetivos e as estratégias para o futuro do desporto em Vila Nova de Famalicão, foi apresentado na passada semana. Na Casa das Artes, num encontro que juntou perto de duas centenas de representantes do movimento associativo e desportivo do concelho, ficou definido que o plano vai basear-se numa abordagem multissetorial e participativa, envolvendo os clubes, associações, escolas, empresas e cidadãos. Tudo para garantir um contexto desportivo ainda mais sustentável, inclusivo e inovador.

A elaboração do documento será sustentada em três etapas fundamentais. Pela análise do sistema desportivo atual, nomeadamente, de infraestruturas, programas e impacto das associações; pela consulta e participação da comunidade, através de questionários e encontros com os agentes desportivos; e, por último, com a definição de estratégias e ações, alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

«Temos que desenvolver planos de ação que reflitam a opinião da comunidade. O desporto é um pilar essencial para a qualidade de vida do nosso território e queremos continuar a evoluir»

Para que sejam alcançados bons resultados, «temos que desenvolver planos de ação que reflitam a opinião da nossa comunidade. O desporto é um pilar essencial para a qualidade de vida do nosso território e queremos continuar a evoluir», reportou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, no encontro que teve lugar no dia 10 de março.

Este encontro ficou, também, marcado pela apresentação da nova versão do “Famalicão Desportivo” (www.famalicaodesportivo.pt), portal municipal que existe desde 2018 e que tem sido fundamental na divulgação dos eventos desportivos, dos programas municipais e dos atletas, associações e clubes do concelho.

 

Famalicão: Mural presta homenagem a Camilo Castelo Branco

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco homenageou, esta segunda-feira, o seu patrono, por ocasião do bicentenário do seu nascimento, com a inauguração de um mural de arte urbana da autoria do projeto criativo Ruído, de Frederico Draw e Rodrigo Gonçalves.

«É uma forma de lembrar a quem aqui chega da importância do nosso patrono, uma memória viva de um dos maiores génios da literatura portuguesa que damos a conhecer aos alunos e a quem nos visita», notou Carlos Teixeira, diretor do Agrupamento de Escolas.

A obra foi pintada com a colaboração dos alunos do curso de Artes da escola e com a participação de professores, direção, pais e encarregados de educação. Colocada na fachada, à entrada do edifício, a imagem mostra um Camilo jovial, de olhar virado para a cidade.

«O bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco e as múltiplas iniciativas que têm sido realizadas têm o condão de afirmar a vida e obra do escritor, e este trabalho é mais um exemplo que se evidencia por ter sido promovido por jovens alunos, que serão os embaixadores da obra Camilo no futuro», destacou o presidente da Câmara, Mário Passos, na inauguração do mural.

Famalicão: Encontro Concelhio Eco-Escolas adiado para 28 de março

Devido à previsão de mau tempo, foi adiado o 3.º Encontro Concelhio Eco-Escolas, que se iria realizar nesta sexta-feira, dia 21 de março, na Quinta Pedagógica de Bairro. Assim, a nova data é 28 de março.

Neste encontro, no qual se prevê a participação de mais de 1500 crianças, será apresentado o Hino Eco-Escolas de Famalicão. Um desafio que foi lançado às escolas com o objetivo de promover a criação literária e estimular o sentido crítico e criativo dos participantes. A letra vencedora pertence a uma turma da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, que estará em palco, juntamente com a cantora Maria Gil.

Todos os participantes terão à sua disposição uma série de workshops, animações e atividades para usufruírem durante todo o dia.

Recorde-se que Vila Nova de Famalicão é o município do país com mais Eco-Escolas, um total de 79 instituições educativas galardoadas.

Famalicão: Detidos com álcool e por desobediência qualificada

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Durante este fim de semana, nas cidades de Braga e Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve seis cidadãos, com idades centre os 31 e 48 anos, por condução de veículo automóvel. Submetidos ao teste apresentaram uma taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, entre 1,51 e 2,38 g/l no sangue.

Este domingo, na cidade de Vila Nova de Famalicão, foi detido um homem com 60 anos de idade pelo crime de desobediência qualificada. Tinha sido notificado da inibição de condução por um período de 12 horas, que desrespeitou.

Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Filipe Carneiro ajuda APD Braga a conquistar a décima Taça de Portugal

A APD Braga voltou a vencer a Taça de Portugal de basquetebol em cadeira de rodas e para o feito contribuiu o famalicense Filipe Carneiro que foi escolhido para o cinco ideal.

No passado domingo, no Pavilhão Municipal de Pinhal Novo, venceu a sua congénere de Sintra, por 58-44. É a décima Taça de Portugal de BCR a chegar à cabine de troféus da equipa de Braga.

Foto: Federação Portuguesa de Basquetebol