Famalicão: Universo literário de Camilo cruza-se com músicos famalicenses em festival inovador

A primeira edição do Festival Cantos de Camilo estreia-se na União das Freguesias de Seide. O certame, que cruza o universo literário de Camilo Castelo Branco com atuações musicais protagonizadas por artistas famalicenses, começa sexta-feira e termina no domingo, tendo como palco a Casa-Museu e o Centro de Estudos Camilianos.
No dia de abertura, sexta-feira, às 21 horas, marcam presença os grupos de teatro Grutaca e Amarcultura. Depois, pelas 21h30, o grupo “Ibertrio” abre o festival, seguindo-se a dupla “Duo Apassionato”, pelas 22h15. No sábado, a Casa-Museu de Camilo preenche-se com as atuações de Sandy Kilpatrick, Matilde Batista e de Sofia Machado, às 17h30, 18h30 e 19h15, respetivamente.
Inês Silva, Maria Gil e os The Cityzens animam o último dia do festival. O primeiro concerto começa às 17h30, o segundo às 18h30 e o terceiro momento musical começa às 19h15.

Consulte a programação do festival, que é de entrada gratuita, em: https://www.famalicao.pt/festival-cantos-de-camilo&mop=1203

O diretor artístico do festival, André Silvestre, sublinha a importância deste evento «dada a inclusão da obra literária de Camilo Castelo Branco, escritor que se prepara para celebrar o bi-centenário do seu aniversário em 2025, e pelas intervenções por parte da companhia de teatro amador Grutaca e Amarcultura». O festival contempla, ainda, visitas guiadas à Casa de Camilo, a partir das 17 horas, no sábado e domingo, antes do início dos concertos e nos intervalos entre performances musicais e teatrais.
O público é, assim, convidado a assistir a estes momentos culturais no auditório do Centro de Estudos Camilianos e na Casa de Camilo, na freguesia de Seide S. Miguel «num ambiente descontraído, em formato Sunset, com comida e bebidas refrescantes que serão servidas no local enquanto poderão assistir aos concertos», convida André Silvestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Johnny Abreu e Tiago Maroto na festa a Santa Ana em São Joaquim

A freguesia de Oliveira S. Mateus está em festa até domingo, com as celebrações a Santa Ana e São Joaquim. O cartaz apresenta, por exemplo, os cantores Johnny Abreu (sexta-feira), Tiago Maroto (sábado), os dj´s Los Bandidos (sábado), a Banda Marcial de Arnoso, cantares ao desafio com Domingos Soalheira e Adília de Arouca e o folclore, com o Rancho As Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira.

Há, também, vários momentos religiosos, como a missa, às 11 horas, de domingo, e a procissão solene a decorrer durante a tarde do mesmo dia, a partir das 17 horas.

Confira no cartaz toda a programação destas populares festividades de Oliveira S. Mateus.

Famalicão: Voluntários da HumanitAVE foram recebidos pelo Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau

Dez voluntários da HumanitAVE estão na Guiné-Bissau para levar a cabo mais uma missão de ajuda humanitária, onde colocam mãos à obra para fazer a diferença na vida de quem mais precisa.

Com vários projetos em curso na área da logística, saúde, educação, fisioterapia e direitos humanos, os voluntários enfrentam desafios diários que foram reconhecidos pelo Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Miguel Cruz Silvestre.

Numa reunião informal, depois de conhecer melhor o trabalho da HumanitAVE em território Guineense, as dificuldades e os desafios enfrentados, o embaixador reforçou o apoio já prestado ao trabalhado desenvolvido pela associação famalicense.

Numa partilha nas redes sociais, a HumanitAVE agradece a “amabilidade e simpatia com que foram recebidos”.

A 21ª Missão Humanitária teve início a 19 de julho e termina a 2 de agosto.

Famalicão: Riba d´Ave/Sifamir reforça-se com goleador

Bruno Dinis (ex-USC Paredes), de 26 anos, é reforço do Riba d´Ave/Sifamir. O defesa/médio, em 26 partidas da época passada apontou 27 golos.

É a segunda cara nova do plantel, depois do anúncio de Nahuel “Nanu” Castro (ex-HC Turquel).

O Riba d´Ave/Sifamir renovou com a equipa técnica liderada por Raúl Meca e do plantel da época passada foi anunciada a continuidade de Rui Silva “Folhetas”, Franco Pósito, Anderson “Nery”, Gustavo Pato e Álvaro Shehda.

O treinador Raul Meca será coadjuvado por Eduardo Paiva, Horácio Ferreira e Ricardo Nogueira.

Famalicão: Martim Almeida regressa a casa (FAC)

O jovem hoquista famalicense, depois de ter feito toda a formação no FAC, até aos seniores B, está de regresso a casa. Martim Almeida jogou, na época passada, na Juventude de Viana e regressa para ajudar a equipa a subir à subir à 1.ª divisão, tal como fez na formação de Viana do Castelo.

Outras novidades do plantel são as contratações de Carlos Figueira (ex-Infante de Sagres) e o também regresso do guarda-redes Tiago Freitas (ex-AD Valongo), que representou o FAC em 22/23. Estes reforços juntam-se ao já anunciado Márcio Sisti (ex-Juventude Pacense)

Depois de confirmada a continuidade de Juan López, o FAC também já tinha anunciado as renovações de Carlos Dias e Miguel Santos. Recorde-se que a equipa de hóquei em patins do Famalicense, que será treinada por Miguel Viterbo, vai disputar o nacional da 2.ª divisão com o objetivo de regressar à principal divisão.

Famalicão: 30º Passeio Convívio da Associação Desportiva do Carril já tem data marcada

A 15 de setembro vai decorrer o 30º Passeio Convívio organizado pela Associação Desportiva do Carril, da freguesia de Mogege. Estão convidados todos os associados, amigos e população da freguesia.

O destino do Passeio Convívio é o Parque de Lazer Montedeiras, em Marco de Canaveses.

A saída está agendada para as 07h30, junto ao café JJ e o dia será preenchido com vários jogos tradicionais para todas as idades, não faltando o tradicional campeonato de sueca. A meio da tarde, como já é habitual, haverá bolo e champanhe.

As inscrições decorrem até ao dia 31 de agosto, aos sábados, entre as 16h00 e as 18h00, na Sede da Associação Desportiva do Carril.

A organização promete um dia repleto de alegria e animação.

Famalicão: Riopele junta funcionários para celebrar a família

Cerca de mil pessoas, entre funcionários e respetivas famílias, reuniram-se no dia 14 de julho para celebrar o “Family Day” da Riopele.
Nas redes sociais, a empresa têxtil de Pousada de Saramagos fala de um dia pleno de alegria, com diversas atividades e prémios para 30 famílias.
O presidente da Riopele, José Alexandre Oliveira, assinalou o momento assumindo que a empresa visa construir uma cultura que não valorize apenas o trabalho, «mas também os laços que nos unem a todos. Foi maravilhoso reencontrar antigos colegas e dar as boas-vindas às suas famílias na família Riopele, neste evento inesquecível».