A delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, que vai permitir a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área para habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano, bem como a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores, foi a aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal.
A área delimitada apresenta um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.
Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para uma candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros, com um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas unidades de saúde ronda os 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro que ultrapassa os 40%.
Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro para o minigolfe.
O espaço alvo de intervenção, banhado pelo rio Pelhe, terá uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.
Está também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.
A delimitação desta Unidade de Execução esteve sujeita ao escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado e a aprovação e divulgação do relatório final da discussão pública esteve também em análise na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.
Ainda bem . Depois do que fizeram a cidade . Usaram materiais do pior. É uma cidade suja. Era linda mas hoje parece uma cidade Marroquina com tantas manchas no chão. Lamento muito. Ainda vamos pagar caro tudo isto……
Sempre fui bem tratada no hospital tanto nas urgências como no internamento a todos eles tiro o meu chapéu
Obrigado estava na hora com tanto terreno para hipermercados estou com mais idade e veijo um sonho a tornar se realizado mmmmm Obrigado
Finalmente
Finalmente uma obra decente…
Helder Paralvas enfim … agora também qualquer burro é médico por isso
Boas notícias.
Diana Patrícia Fernandes Silva simplesmente as coisas são mais complexas que se imagina. Entre não atender os pacientes com dignidade até ao ponto de dizer para ir ao privado. Hummm
Helder Paralvas estamos em portugal e o que temos
Graças a deus
Ainda bem que sim, 👏👏👏👏
Já ontem era tarde
Pedro Leal as pessoas falam de barriga cheia se soubessem o que os médicos enfermeiros e auxiliares passam tavam era calados…. Tive a Sabrina no hospital de Famalicão e não podia ter sido melhor tratada na noite que ela nasceu o hospital estava lotado na maternidade e não tinham mãos a medir mas fomos muito bem tratadas e sempre ao nosso lado para saber como estávamos
Até que enfim
Já não era sem tempo!
Muito bem que se venha a realizar esse trabalho bem o precisamos 🙏🙏
As vezes é melhor estar calado pois só se dizem asneiras pela boca fora, estamos a falar dos acessos ao hospital e tem sempre que vir alguém a falar mal do Hospital, vejam lá que quando estiverem doentes não venham para lá meter nojo e vão para o privado, ok?
Até q enfim….mas para quando?
Finalmente
Tem toda a razão. O meu cão é muito bem tratado quan vai ao veterinário. Já no hospital de Famalicão e uma vergonha o k lá se passa.
Acho muito bem criarem novos acessos.
Mas também acho que a Câmara municipal deveria olhar a entrada no centro quem vem de Santo Tirso porque a estrada tem zonas sem passeios, o que torna perigoso a mesma para circulação pedonal.
Há anos que que falam nesse parque será que agora vai ser verdade
Helder Paralvas nos centros veterinários os animais são bem tratados … o hospital é mais um matadouro
Acho muito bem
Acho muito bem
Finalmente 👏👏
Progresso.
Vamos deixar de ter os carros em cima do passeio, mesmo na entrada do hospital?!!!
Oxalá!
Hospital??? Centro veterinário
E preciso saber aproveitar o dinheiro que Portugal vai receber. 🤔😊🍀
Muito bom tanto o posto de saude e o hospital são necessários, mas é preciso haver respeito, digo pelos condutores que vão para outros lados e querem estacionar nestes parques que são específicos para utentes.
Mais uma rotunda, só falta os semáforos
Finalmente
Acho bem
Tudo o que for terrenos descampados , silvados e casas velhas , há que remodelar e construir tudo.
Dá melhores imagens às Cidades e beneficiam as Populações
É bem preciso 🙏
Até que enfim, já não era sem tempo.