Famalicão: Uma vitória (Oliveirense) e uma derrota (Ninense) na Pró Nacional
A terceira jornada da Pró Nacional da AF Braga trouxe, este sábado, uma vitória para a Associação Desportiva Oliveirense e uma derrota para a Associação Desportiva Ninense.
Na tarde deste sábado, em Oliveira Santa Maria, a equipa da casa levou a melhor, por 1-0, sobre o Celeirós. Valeu o golo de João Rui, nos primeiros minutos da segunda parte.
Na primeira parte e apesar de períodos de muito equilíbrio, o maior ascendente esteve sempre nos pés dos oliveirenses, mas o intervalo chegou sem golos. Na segunda metade, os comandados de Bernardino Névoa conseguiram chegar ao golo, por João Rui, decorria o minuto 53, mas, depois, incapazes de fazer o segundo, sofreram na fase final do jogo para garantirem a primeira vitória.
A AD Ninense perdeu, por igual resultado, na deslocação ao SP d’ Arcos. A equipa de João Salgueiro “deu” meia parte de avanço aos locais e, depois, na segunda metade, apesar do maior pendor ofensivo, não foi capaz de entrar na discussão do resultado.
Cumpridas três jornadas, a Oliveirense soma 4 pontos e o Ninense tem 3.
A Ribeirão FC SAD, que ainda não realizou qualquer jogo, viu a partida com o Vieira adiada. A equipa de Vieira do Minho disputa este domingo a primeira eliminatória da Taça de Portugal.
Famalicão: Hoje à Cantares ao Desafio no último dia da Feira de Artesanato e Gastronomia
Este domingo termina a 39ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, mas ainda vai a tempo de visitar o certame.
Às 15h00 começa o Festival de Cantadores ao Desafio, uma organização da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense que apresenta as vozes de: Domingos Soalheira, Simão Marques, Bruno Duarte, Anjinho de Vila Verde, Américo Silva, João Oliveira, Batista de Silvares e David Coimbra, que serão acompanhados por, João Oliveira, Pereirinha e Sérgio Oliveira; ainda Vasco Daniel e Josué Eliseu da Ilha terceira – Açores, acompanhados por Nuno Salgado e Nuno Faria.
Às 18h00 há Concerto da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria.
A zona de restauração abre às 12h00 e os stands de artesanato e produtos regionais podem ser visitados entre as 15h00 e as 22h30.
Famalicão: Hoje há Folclore no penúltimo dia da Feira de Artesanato e Gastronomia
A Praça Mouzinho de Albuquerque está preparada para receber famalicenses e visitantes de vários pontos do país neste que é o penúltimo dia da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão.
A zona de restauração abre às 12h00 e os stands de artesanato e produtos regionais podem ser visitados entre as 15h00 e a 01h00.
Durante a tarde regressa o Folclore com o Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião, o Rancho Folclórico Associação Cultural de Gondifelos e o Rancho Folclórico São Julião de Calendário.
Às 21h30 sobem ao palco os Antíkua e uma hora depois há concerto da banda Maré.
Famalicão: Sarau Cultural da Associação Moinho de Vermoim é este sábado
A Associação Moinho de Vermoim realiza este sábado a décima terceira edição do Sarau Cultural Terras de Vermoim, que vai ter lugar no salão paroquial da freguesia.
Estão previstas diversas atividades desportivas e culturais e, como costume, uma dimensão solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que tem início às 18 horas, com uma caminhada colorida solidária. Pelas 21 horas, arranca o desfile de moda com a participação especial de Vitória Dias – Miss Teen Universo Portugal 2024; segue-se, às 22 horas, a atuação de Matilde Batista, participante de Voice Kids. Pelas 23 horas, sobem ao palco Two Friends DJ´s.
Famalicão: Mercado Desportivo no centro da cidade nos dias 14 e 15 deste mês
O próximo “Vai à Vila”, dos dias 14 e 15 de setembro, no centro da cidade, é sobre desporto. O Mercado do Desporto vai ocupar perto de duas dezenas de stands; neles vão estar presentes diferentes modalidades e associações desportivas famalicenses, acompanhado de um programa de atividades.
O certame vai funcionar no sábado, dia 14, das 10h às 20h, e no domingo, dia 15, das 10h às 18h, com modalidades como aeromodelismo, rugby, ténis, atletismo, basquetebol, dança, yoga e outras – num ambiente informal e inspirador da prática desportiva. Também será possível adquirir merchandising das diferentes associações e modalidades representadas.
A esta iniciativa junta-se o “BeActive em Família”, em resultado de uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, que decorre no sábado, das 14h30 às 18h30, e domingo, das 9h às 13h, com atividades desportivas para toda a família, em parceria com o tecido associativo local, e inseridas na programação da “Semana Europeia do Desporto” do IPDJ, que este ano se celebra entre os dias 23 e 30 de setembro.
De entre as atividades previstas, haverá demonstrações protagonizadas por escolas de dança famalicenses, no dia 14 de setembro. Os mais novos terão insufláveis na Praça D. Maria II, que vão funcionar no dia 15, no horário das 9h às 13h.
Todas as atividades têm entrada gratuita.
Famalicão: “Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX” discutidas no Museu Bernardino Machado
“Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX” começam a ser analisadas na manhã do dia 20 de setembro, no Museu Bernardino Machado. Esta conferência, dividida em sete palestras protagonizadas por académicos e investigadores nacionais e internacionais, decorre na sala Júlio Machado Vaz, às 09h30 e é de entrada livre.
A conferência surge como um ‘preâmbulo’ à problemática que o Museu Bernardino Machado elegeu para o Ciclo de Conferências e do Colóquio de Outono, previstos para 2025. A iniciativa está certificada como Ação de Curta Duração para professores, que deverão efetuar a devida inscrição no Centro de Formação localizado na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
Nas palestras serão abordados temas como: “Portugal e a composição ibérica (1898-1923): Galiza e Catalunha”, por Ramón Villares (Universidade de Santiago Compostela); “As relações luso-espanholas na segunda metade de Oitocentos: aproximações e afastamentos”, por Conceição Meireles Pereira (Faculdade de Letras da Universidade do Porto); “O franquismo depois de Franco e a transição: reflexões sobre o pensamento de Gonzalo Fernandez de la Mora”, por Luís Bigotte Chorão (CEIS20 – Universidade de Coimbra); “O hispano-americanismo no alvor do século XX – Angel Ganivet e Fidelino de Figueiredo”, por Sérgio Campos Matos (Universidade de Lisboa); “Esquerdas republicanas: solidariedade e ambiguidades nas relações entre republicanos portugueses e espanhóis durante os anos 30”, por Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8); “Fernando Pessoa no cenário ibérico”, por Antonio Saenz Delgado (Universidade de Évora); e “O Regicídio (1908) na imprensa madrilena”, por Norberto Cunha (Universidade do Minho).
Para mais informações, consulte o site da autarquia – www.famalicao.pt