Famalicão: Vigília a favor de melhores condições no hospital

A equipa de enfermagem do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Centro Hospitalar do Médio Ave vão juntar-se, esta vigília, esta noite, pelas 21 horas, em frente ao Hospital de Famalicão, em protesto contra o que dizem ser fracas condições de trabalho e falta de enfermeiros ao serviço.

Estes profissionais de saúde dizem que esta situação «compromete a segurança e a qualidade dos cuidados prestados» aos doentes.

Quanto ao número de enfermeiro, admitem que são mais, mas que esse aumento não se reflete no dia a dia, porque alguns estão infetados com covid e outros em isolamento profilático. Que isso obriga a horas extraordinárias, «aumentando o desgaste da equipa e comprometendo a segurança e a qualidade dos cuidados prestados».

Por outro lado, sublinham que o espaço para acomodação de utentes e as camas é «manifestamente insuficiente» e que alguns doentes ficam muitas horas nas macas dos bombeiros.

Ainda relativamente ao espaço, apontam que os doentes encontram-se, muitas vezes, «amontoados pelos corredores do serviço, aumentando o risco de infeção cruzada».

Famalicão: Sofás com vista para a estrada

Na rua de São Cláudio, entre Antas e Abade de Vermoim, alguém deixou dois sofás à beira da estrada. Uma manifesta falta de civismo e de desrespeito pelo meio ambiente.

Lamentavelmente é uma situação que se vai verificando com alguma frequência em zonas florestais menos frequentadas. Neste caso, é bem junto à face da estrada.

Recorde-se que o Município de Famalicão tem um serviço gratuito de recolha destes e outros objetos de grandes dimensões.

Requisite o serviço pelo 800 29 28 27, consulte o portal https://www.famalicao.pt/recolha-de-objectos-volumosos ou a aplicação Famalicão You Place e livre-se dos “monstros” que tem em casa.

Famalicão: Árvore tombada sobre a ciclovia

O mau tempo verificado nos últimos dias, vento forte e chuva intensa, tem provocado estragos um pouco por todo o concelho.

Por exemplo, na ciclovia há uma árvore tombada sobre a via, na zona de Santo Adrião.

Embora de pequeno porte, não deixa de ser um perigo para quem ali circula, seja de bicicleta, a correr ou a caminhar.

Famalicão: Mariza, Nuno Ribeiro, Slow J e Valter Lobo nas Festas Antoninas em Junho

As Festas Antoninas de Famalicão, um dos maiores eventos culturais do concelho, vão animar a cidade de 6 a 13 de junho com uma programação musical recheada de nomes de destaque.

Entre os artistas confirmados estão Slow J, que sobe ao palco no dia 6, Valter Lobo, no dia 8, Mariza, no dia 9, e Nuno Ribeiro, no dia 13.

Os concertos serão gratuitos.

Levantados quase 1 milhão de euros / dia dos multibancos de Famalicão durante o mês de Fevereiro

As caixas automáticas de Vila Nova de Famalicão movimentaram um total de 27,58 milhões de euros em levantamentos durante o mês de fevereiro de 2025, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística. Este valor, que inclui tanto os levantamentos feitos pelos habitantes do concelho como por visitantes, e representa uma média diária próxima de um milhão de euros.

Comparando com fevereiro de 2024, em que foram levantados 28,11 milhões de euros, regista-se uma ligeira descida de 1,9%. Apesar desta redução, o levantamento de dinheiro continua a ser uma prática relevante na economia local, especialmente em períodos de maior consumo.

Em meses de maior movimentação, como dezembro de 2024, os levantamentos chegaram aos 37,8 milhões de euros.

Desemprego desce em Famalicão: Concelho com perto de 4 mil desempregados

O número de desempregados em Vila Nova de Famalicão registou uma descida em fevereiro, fixando-se nos 3 995, segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Face a janeiro, quando havia 4 121 pessoas sem trabalho, houve uma redução de 126 desempregados. A maioria continua à procura de um novo emprego (3 621), enquanto 374 procuram o primeiro trabalho.

O relatório revela ainda que 1 451 pessoas estão inscritas no centro de emprego há mais de um ano, enquanto 2 544 são desempregados recentes. Quanto à distribuição por género, 2 371 são mulheres e 1 624 são homens.

Famalicão: Riba d’ Ave vence adversário direto na luta pela permanência

Na noite deste sábado, a equipa de Raul Meca conseguiu uma importante vitória, 6-7, em casa da Juventude de Viana, adversário direto na luta pela manutenção.

Com mais três pontos, o Riba d’ Ave subiu ao décimo segundo lugar, com 19 pontos.

Gustavo Pato, Bruno Dinis (2), Nanu Castro e três golos de Franco Pósito valeram a vitória merecida perante um também valoroso oponente. Foi um jogo intenso, quase sempre com os ribadavenses na frente do marcador, excetuando quando os vianenses viraram para um 5-4. Veio a resposta com novo empate no jogo e, depois, o estender do marcador para um 5-7. A Juventude de Viana ainda reduziu para o 6-7 final de grande penalidade, aos 22 minutos.

A seis jornadas do final do campeonato, na próxima ronda o Riba d’ Ave CSJ Group recebe a AD Sanjoanense. Mais um duelo importante para as aspirações ribadavenses, tal como para a equipa de São João da Madeira.