Famalicenses campeões do mundo e da europa reconhecidos pel´ O Minhoto

“O Minhoto – Troféus Desportivos” promove, uma vez mais, a distinção especial a todos os atletas e instituições minhotas que, em 2019, conquistaram títulos mundiais e europeus.

Entre os distinguidos estão dois famalicenses. O hoquista Gonçalo Alves, campeão do mundo, e José Silva, de 13 anos, que conquistou o título europeu de Wushu Kungfu, duilian dupla cadetes (duelo combinado).

Recorde-se que em 2019, atletas e instituições minhotas conquistaram 24 títulos mundiais e europeus, em 9 modalidades diferentes.

Campeões do Mundo: Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Miguel Vieira e Rafael Costa (Hóquei em Patins); Bruno Torres e Jordan Santos (Futebol de Praia); Carlos Alves, Nélson Silva, Paulo Lemos, Susana Castro e Susana Sampaio (Judo S. Down) e Leandro Gomes (MMA-Artes Marciais Mistas/IMMAF).

Já na Europa, foram 10 os atletas da região que conquistaram o lugar mais alto do pódio: Bruno Torres e Jordan Santos (Futebol de Praia); André Pinto (Remo); Sara Rocha e Vânia Franco (Bilhar Pool); Bernardo Vieira e José Silva (Wushu Kungfu); João Machado e Luís Gonçalves (Atletismo S. Down) e Marta Jordão Paço (Surf Adaptado). 

O Sporting Clube de Braga sagrou-se, ainda, Campeão do Mundo e da Europa de Clubes, na modalidade de Futebol de Praia.

Famalicão: O melhor guarda-redes de fevereiro já recebeu o troféu

Lazar Carević já recebeu o prémio de melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic de fevereiro. Nesse período de tempo, o montenegrino manteve a baliza a zero nos três jogos disputados. Um registo que mereceu o reconhecimento dos treinadores das equipas do primeiro escalão do futebol português, com 19,66% dos votos.

Nas jornadas 21, 22 e 23 o guarda-redes fechou a baliza nos encontros com Vitória Sport Clube, Gil Vicente Futebol Clube e Moreirense Futebol Clube, registo que, acumulado aos jogos com Boavista Futebol Clube e Estrela da Amadora, permitiu igualar um recorde, de 92/93, de cinco partidas consecutivas sem sofrer golos.

“Estou muito contente pela atribuição deste prémio que deve ser partilhado pelos meus colegas, pois não poderia conquistá-lo sem a ajuda deles e do trabalho da equipa técnica. Eles acabam por tornar bem mais fácil o meu trabalho”, referiu o atleta que espera que a equipa volte a destacar-se pelos registos defensivos.

Lazar Carević acredita que as suas exibições refletem o trabalho diário. “Estou a treinar bem. Soube esperar pela minha oportunidade e aproveitei as partidas em que joguei para demonstrar a minha qualidade”.

A cumprir a temporada de estreia no Futebol Clube de Famalicão, o montenegrino admitiu estar feliz com a opção que tomou no início da temporada. Não só pelo clube e pelas condições que proporciona, mas também pela cidade.

Famalicão: Jogador da equipa sub-17 vai disputar o CAN

Athos Sousa está convocado para a seleção sub-17 de Angola que vai disputar o Campeonato Africano das Nações, que começa na próxima semana, em Marrocos. O médio da equipa sub-17 do Futebol Clube de Famalicão foi chamado para disputar uma prova em que o conjunto angolano está no Grupo D, com Mali (1 de abril), Costa do Marfim (4 de abril) e República Centro-Africana (7 de abril).

Depois de Oliver Tan ter jogado, na passada semana, dois jogos pelos Estados Unidos, este é o segundo jogador da equipa sub-17 do clube famalicense a ser convocado para a respetiva seleção. Esta dupla convocatória reflete a boa época que a equipa está a realizar, estando a disputar a fase de apuramento de campeão nacional.

Famalicão: Luís Silva Jr e Tomás Pinto sobem ao pódio da Rampa de Murça

No passado fim de semana, na prova de abertura do Campeonato de Portugal de Montanha, Tomás Pinto e Luís Silva Jr, da Famaconcret Racing Team, enfrentaram algumas dificuldades, mas fecharam a Rampa Porca de Murça com pódios.

Luísa Silva Jr., na defesa do título conquistado em 2024 no então denominado grupo SC-B – agora SC-D -, incluído na Categoria Super Challenge, continua ao volante do Citroen C1. Lutou sempre com alguma falta de competitividade, mas foi capaz de alcançar, na última subida, o segundo lugar. Tomás Pinto, por seu turno, mostrou um bom andamento, mas um problema no Toyota Starlet impediu-o de lutar pelo triunfo. No segundo dia, foi sempre o mais rápido, mas a pista molhada na derradeira subida não ajudou a chegar ao triunfo, contentando-se com o terceiro lugar.

A Famaconcret Racing Team já prepara a Rampa da Penha Paisagem Protegida, a 5 e 6 de abril.

Famalicão: Seleção de Boccia apurada para a fase final do campeonato

A seleção de Boccia Sénior de Famalicão conquistou o bronze e um apuramento direto para a fase final do campeonato nacional, que se realiza a 21 de maio, em Vila Nova de Poiares.

Estes resultados foram conseguidos no decurso do Campeonato Nacional – Zona Porto – Equipas, que teve lugar, esta terça-feira, na Maia, com 71 atletas em competição.

A participação famalicense, com cinco atletas, ficou a cargo da coordenação técnica de Luís Silva e Vânia Pinheiro.

 

Famalicão: Equipa feminina joga tudo pela permanência na Liga BPI

Com quatro jornadas para o final da Liga BPI, principal campeonato nacional de futebol feminino, o FC Famalicão joga tudo pela permanência. No próximo sábado, as famalicenses visitam o tranquilo Marítimo (7.º, 26 pontos) na jornada 19 da prova.

Com 11 pontos e o décimo lugar, a quatro pontos do play-off de manutenção, ocupado Estoril, o FC Famalicão joga uma importante cartada nas próximas jornadas. Se a deslocação à Madeira reveste-se de elevado grau de dificuldade, já o Estoril recebe o último, o Vilaverdense, sem qualquer ponto. O Clube Albergaria (11.º, 11 pontos), outro adversário direto pela manutenção, tem uma difícil deslocação a Braga, casa do terceiro classificado.

Famalicão: Léo Realpe em definitivo até 2029

Léo Realpe assinou contrato com o FC Famalicão até 2029, depois do clube famalicense e o Red Bull Bragantino terem chegado a acordo para a transferência definitiva do atleta.

O defesa central tinha sido cedido no início da época ao FC Famalicão e as suas qualidades convenceram a SAD do FC Famalicão a avançar para a compra.

«Sinto-me muito feliz e honrado por continuar este trajeto no Futebol Clube de Famalicão. Esta era uma meta que tinha estabelecido assim que cheguei no início da temporada e, como tal, não poderia estar mais orgulhoso», confessou. Acrescenta que «este voto de confiança deixa-me ainda mais apaixonado pelo clube e, simultaneamente, aumenta a minha responsabilidade».

Com vínculo até 2029, Léo Realpe promete retribuir a confiança demonstrada pelo clube e «dar tudo em campo para representar da melhor forma os valores do Futebol Clube de Famalicão»; até porque considera que o clube «proporciona aos jogadores todas as condições para evoluírem e estarem totalmente focados no trabalho».

Descreve-se como um defesa que «gosta de antecipar cenários para estar sempre à frente dos adversários», e acredita que «a evolução no Futebol Clube de Famalicão permitirá regressar à seleção do Equador».