
“O Minhoto – Troféus Desportivos” promove, uma vez mais, a distinção especial a todos os atletas e instituições minhotas que, em 2019, conquistaram títulos mundiais e europeus.
Entre os distinguidos estão dois famalicenses. O hoquista Gonçalo Alves, campeão do mundo, e José Silva, de 13 anos, que conquistou o título europeu de Wushu Kungfu, duilian dupla cadetes (duelo combinado).
Recorde-se que em 2019, atletas e instituições minhotas conquistaram 24 títulos mundiais e europeus, em 9 modalidades diferentes.
Campeões do Mundo: Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Miguel Vieira e Rafael Costa (Hóquei em Patins); Bruno Torres e Jordan Santos (Futebol de Praia); Carlos Alves, Nélson Silva, Paulo Lemos, Susana Castro e Susana Sampaio (Judo S. Down) e Leandro Gomes (MMA-Artes Marciais Mistas/IMMAF).
Já na Europa, foram 10 os atletas da região que conquistaram o lugar mais alto do pódio: Bruno Torres e Jordan Santos (Futebol de Praia); André Pinto (Remo); Sara Rocha e Vânia Franco (Bilhar Pool); Bernardo Vieira e José Silva (Wushu Kungfu); João Machado e Luís Gonçalves (Atletismo S. Down) e Marta Jordão Paço (Surf Adaptado). O Sporting Clube de Braga sagrou-se, ainda, Campeão do Mundo e da Europa de Clubes, na modalidade de Futebol de Praia.