Farmácias disponíveis a administrar vacina contra a Covid-19, falta autorização das entidades

A Ordem dos Farmacêuticos fez saber, em declarações à Renascença, que há disponibilidade por parte do setor em fazer parte do processo de vacinação contra a Covid-19.

“É algo que acontece em Espanha, na França e no Canadá”, revela o presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos à RR.

A inclusão das farmácias neste processo poderia vir a diminuir a pressão que existe sobre os Centro de Vacinação espalhados pelo país, para além de permitir com que a vacina possa chegar a mais pessoas em menos tempo possível.

 

Tem Covid-19 ? Isolamento e baixa médica deixam de existir a partir deste sábado

Com o fim do estado de alerta, os doente infetados por Covid-19 vão deixar de ter a obrigatoriedade de se manterem isolados, podendo contactar livremente com a restante população.

A baixa médica por infeção do novo coronavírus termina, assim sendo, se testar positivo e não apresentar sintomas graves poderá continuar a apresentar-se ao trabalho.

As autoridades de saúde acreditam que, com estas medidas, o número de casos volte a subir mas entende que este é o momento certo para “baixar a guarda” e dar um tratamento mais ligeiro à doença.

Diretor Desportivo do F.C.Famalicão Feminino alvo de denúncias por assédio sexual

Samuel Costa, diretor desportivo da equipa feminina do Futebol Clube de Famalicão, também foi alvo de denuncias por assédio sexual, a informação é avançada pelo Sindicado dos Jogadores.

De acordo com aquela organização, Samuel Costa terá sido denunciado pelo mesmo grupo de jogadoras que acusaram Miguel Afonso, relatando situações que ocorreram na época desportiva 2020/2021, quando representava outros clubes que não o Futebol Clube de Famalicão.

Em declarações à SIC Notícias, Samuel Costa negou todas as acusações. O sindicado que representa as atletas adianta que o processo já está a ser investigado pelas autoridades, afirmando estar disponível para lhes dar todo o apoio possível, nomeadamente ao nível psicológico e jurídico.

 

Famalicão: Jornal i revela relatos de abuso de menores por parte de antigo padre de Joane

O Jornal i desta sexta-feira faz manchete com os relatos de abusos sexuais de menores na vila de Joane, em Famalicão.

De acordo a publicação, e após uma reportagem do Nascer do Sol neste mês de setembro, várias pessoas utilizaram as redes sociais para denunciar episódios de abusos, que terão sido levados a cabo pelo padre Fernando Sousa e Silva ao longo de décadas.

A investigação do jornal refere que os crimes, que terão ocorrido no confessionário, chegaram a ser denunciados ao arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, entre 1999 e 2002.

Alguns dos relatos já foram comunicados à Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja, criada pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Famalicão: Despiste de mota faz um ferido na N206 em Gondifelos

Uma pessoa ficou ferido na sequência do despiste de mota onde seguia, em plena N206, na freguesia de Gondifelos, em Vila Nova de Famalicão.

O acidente, na Avenida de São Felix, deu-se por volta das 08h00.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que assistiram a vítima e asseguraram o transporte para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Ao que nos foi possível apurar, o motociclista sofreu ferimentos.

Famalicão: PSP localizou esta madrugada viatura furtada durante a tarde desta quinta na cidade

Foi localizada, durante a madrugada desta sexta-feira, a viatura que havia sido furtada durante a última tarde, de uma zona de estacionamento nas proximidades da estação de comboios de Vila Nova de Famalicão.

O carro foi encontrado numa zona próxima ao Estádio Municipal, relatou à Cidade Hoje a proprietária do veículo.

A comunicação das autoridades deu-se por volta das 03h00, cerca de quatro horas após o apelo publicado pela Cidade Hoje.