FC Famalicão a caminho da Europa

A equipa do FC Famalicão continua a fazer história na edição 2019/20 da Liga Nos. A duas jornadas do final do campeonato, e depois da vitória, 2-1, em casa do Setúbal, a equipa subiu à quinta posição e só depende de si para chegar à Liga Europa.
Depois deste passo importante, os jogadores festejaram no balneário, prova da união e de foco num objetivo que, a ser alcançado, será histórico para o clube e para a cidade.

Mais de 750 produtos sem glúten na Mercadona

A Mercadona continua a aumentar a diversidade de produtos sem glúten e celebra hoje, 16 de maio, o Dia Internacional do Celíaco, mantendo o seu compromisso com todos os “Chefes” (clientes) intolerantes ou alérgicos a esta proteína.

Neste hipermercado, os produtos isentos de glúten estão devidamente identificados com um selo exclusivo (SEM GLÚTEN) na embalagem para facilitar no ato de compra. Além disso, a empresa oferece um serviço gratuito de Apoio ao Cliente através do 800 500 220 para canalizar dúvidas e sugestões, encaminhando-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.

Atualmente, a Mercadona possui em Portugal cerca de 750 produtos livres desta proteína: bolo de chocolate sem lactose; pão de hambúrguer; mini gelados sabores variados; cereais recheados de chocolate e avelã; biscoito revestido de chocolate; nuggets de peru; massa folhada; cerveja sem álcool; sidra de maçã; sidra de morango; tostas; croquetes de presunto; pizza de fiambre e queijo sem lactose; molho fresco de trufa; massa tipo penne; cocktail frutos secos tostados sem sal; tarte de queijo; madalenas.

Nesta “Semana do Celíaco” pode encontrar, tanto nas lojas como nos canais oficiais da Mercadona, ações de sensibilização da sociedade para esta doença, esclarecendo dúvidas, ouvindo e oferecendo algumas opções de receitas, destacando o sortido sem glúten. A Mercadona dispõe, ainda, no seu website, de uma seção de conselhos sobre alimentação, no qual podem ser encontradas algumas sugestões de receitas sem glúten, como pizzas ou snacks.

A empresa trabalha para oferecer produtos com a máxima segurança alimentar e a melhor qualidade a preços imbatíveis.

Os mais recentes estudos sobre o tema dão conta de que em Portugal a doença celíaca pode afetar cerca de 1% da população. No entanto, crê-se que apenas cerca de 15.000 casos tenham sido diagnosticados, sendo, por isso, uma doença largamente subdiagnosticada, e cujo número real de celíacos possa oscilar entre os 70.000 e os 100.000 em Portugal.

Colaboração com Associações

A Mercadona mantém um compromisso importante com a comunidade celíaca nos locais onde está presente, pelo que colabora, há dois anos, com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC). Esta colaboração visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca.

 

Famalicão: Bairro FC celebra 19 anos

O Bairro Futebol Clube foi fundado a 16 de Maio de 2003, fruto da união de dois clubes: o Sporting Clube de Bairro e o Clube Desportivo de Bairro.
Esta segunda-feira, assinala 19 anos de existência, «com vontade de crescer, de chegar a mais adeptos, de fazer mais e melhor», escreve o clube numa publicação nas redes sociais.
Na mesma publicação, a associação fala da responsabilidade desportiva e social que sobre si pende, reiterando que quer continuar «a envolver a comunidade, os sócios, os adeptos, as forças vivas da terra, as empresas e as instituições. A força deste clube vai ser sempre a força das suas gentes. Das gentes de Bairro e dos inúmeros amigos que temos».
Em termos desportivos, a equipa sénior do Bairro terminou a apresente época desportiva, Divisão de Honra da AF Braga, no terceiro lugar, da série B.

Famalicão: Jorge Moreira da Silva testa positivo à covid e altera agenda de campanha

Nas redes sociais, o candidato à presidência nacional do PSD comunicou, esta segunda-feira, que testou positivo à covid-19, «pelo que terei de suspender a minha participação presencial nos eventos previstos para os próximos dias».
O famalicense Jorge Moreira da Silva avança que alguns dos encontros terão de ser alterados para um formato virtual e outros terão de ser reagendados. «Em breve darei mais informações sobre as alterações de agenda», esclarece.
Entretanto, a formalização da sua candidatura será feita esta segunda-feira, pelas 18 horas, na sede nacional do PSD, pelo coordenador da candidatura, Miguel Goulão, e pelo diretor de Campanha, Carlos Eduardo Reis, com a entrega das assinaturas dos militantes subscritores, do orçamento da campanha e da moção de estratégia global».
As eleições diretas no PSD estão agendadas para o dia 28 de maio.

Equipa Feminina do Famalicão já exibe troféu fair play

Na penúltima jornada da Liga BPI, fase de apuramento de campeão, a equipa feminina do Famalicão empatou, 2-2, na Academia, com o bicampeão Benfica.

Nesta partida, realizada na tarde deste domingo, a Federação Portuguesa de Futebol entregou alguns dos prémios referentes a esta competição.

Carole Costa (SL Benfica) recebeu o prémio de melhor jogadora da competição, enquanto Regina Pereira (FC Famalicão) recebeu, em nome de todo o grupo, o prémio “Fair Play”.

 

 

Famalicão: Nadadores famalicenses conquistam medalhas e um recorde nacional em Espanha

Seis nadadores do Grupo Desportivo de Natação competiram, este fim de semana, no XXXV Trofeu Villa de Gijon/Espanha, em representação da seleção regional. Destas prestações, João Oliveira estabeleceu um novo máximo nacional na estafeta de 4×50 Estilos, no quarteto composto por João Costa, João Oliveira, Mariana Cunha e Francisca Martins, ao realizar o tempo de 1:49,28.

Os nadadores famalicenses contribuíram para a ANNP conquistar o primeiro lugar neste prestigiado torneio, com o Afonso Silva e Rodrigo Pereira a ganharem a medalha de prata nos 400 Estilos e nos 200 Mariposa, João Oliveira, a medalha de bronze nos 100 e 200 Bruços, e Daniela Lopes, também o bronze nos 400 Estilos. Mafalda Mesquita venceu a final B, 100 Costas, e Tomás Costa foi segundo da final B, 200 Bruços.

«Os atletas estão de parabéns, demonstrando toda a sua qualidade e compromisso com a modalidade. São estes factos que demonstram que só com o investimento no trabalho sério, sistemático e contínuo é possível chegar a patamares de excelência no desporto de rendimento», elogia o treinador Pedro Faia.

Famalicão: João Afonso e João Cotter no top cinco nacional de xadrez

O Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis esteve representado no Campeonato Nacional de Jovens na vertente semirrápidas, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20, onde se destacou João Pedro Afonso, em sub-16, e João Cotter, em sub-10, ao conquistarem o quinto lugar absoluto nos seus escalões. Desta forma afirmam-se entre a elite do xadrez nacional e provam a importância da formação no Clube de Xadrez da Didáxis.

A prova, que decorreu no dia 14 de maio, em Moscavide, foi organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez e contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e Câmara Municipal de Loures. Participaram 285 jogadores, depois do êxito organizativo e participativo registado nos meses de março (vertente rápidas) e abril (vertente lentas).