FC Famalicão ganha projeção mundial com jogadores na Copa América e no Europeu

O Futebol Clube de Famalicão é o segundo clube português com mais jogadores na Copa América, apenas suplantado pelo FC Porto. Os famalicenses têm dois atletas na prova americana (Cádiz, Venezuela; Puma Rodríguez, Panamá), enquanto que os portistas têm cinco atletas. Tal como o Famalicão, o Benfica também tem dois, enquanto que o Sporting, Gil Vicente, Casa Pia, Vizela e Académico de Viseu têm um único representante.

Na verdade, e ao cabo de mais de 90 anos de história, o emblema famalicense nunca teve tantos jogadores representados em grandes competições ao nível de seleções. Para além dos já citados, acresce Enea Mihaj que está em ação no Campeonato da Europa, ao serviço da Albânia.

Este estatuto mundial que os famalicenses agora exibem é resultado das apostas de toda a estrutura de futebol sob a alçada da SAD, criada um ano antes da equipa sénior subir à primeira liga (2018/2019) e que, desde então, tem-se afirmado no contexto nacional.

Os proveitos da qualidade do plantel são, agora, exponenciados por esta projeção mundial que valoriza os atletas, mesmo aqueles que, sem seleções, têm sido muito cobiçados no mercado de transferências e que podem proporcionar um recorde de vendas, ultrapassando os cerca de 40 milhões de euros da época passada.

Luiz Júnior, Zaydou Youssouf, Gustavo Sá, Cádiz, Topic, Puma Rodríguez, Francisco Moura, Riccieli e Enea Mihaj são, entre outros, os jogadores mais cobiçados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Já são conhecidos os vencedores das PAP do último ano letivo

Alunos dos Agrupamentos de Escolas D. Sancho I, Camilo Castelo Branco e Padre Benjamim Salgado venceram “O Meu Projeto é Empreendedor” do ano letivo 2023/2024, promovido pela Rede Local de Educação e Formação de Famalicão.

A cerimónia de entrega de prémios, no valor de mil euros para os vencedores, decorreu esta quinta-feira na Universidade Lusíada.

O objetivo é desafiar os alunos a desenvolver projetos de valor que possam ser aplicados no mercado, com base na sua experiência de estágio. Este ano estiveram a concurso 18 projetos.

Na categoria Indústria, a PAP vencedora foi “Controle de velocidade e lomba Móvel” dos alunos Daniel e Francisco que frequentaram o curso Técnico de Eletrotecnia, da Escola Secundária D. Sancho I.

Na categoria Tecnologias, o vencedor foi Tomás Santos, do curso técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com o projeto “Soluntion4Blind”.

Na categoria Comércio e Serviços, o prémio foi atribuído ao projeto “Sistema de Segurança para autoestradas” dos alunos Diogo e Francisco do curso Técnico de Eletrotecnia Automação e Computadores da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.

Na categoria Agroalimentar, o prémio foi atribuído ao Bruno, aluno do curso técnico de “Processamento e controlo da qualidade alimentar” da ES Camilo Castelo Branco, com o projeto “Bolacha de alfarroba com farinha de inseto”.

O Vereador do Empreendedorismo, Augusto Lima, marcou presença na apresentação dos projetos e elogiou “a inovação, o arrojo e a mais-valia das muitas ideias apresentadas”.

«O Meu Projeto é Empreendedor» foi apadrinhado e patrocinado pela Louropel, CEVE – Cooperativa Elétrica do Vale do Este, Continental e Primor.

Famalicão: Seleção de boccia sénior vence Liga INATEL

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da seleção de boccia sénior, venceu a sétima edição da Liga INATEL, realizada em Resende.

Na passada quarta-feira, o conjunto famalicense, com cinco elementos, teve uma prestação de excelência terminando a competição só com vitórias. A equipa ficou a cargo da coordenação técnica do treinador Luis Silva e de Vânia Pinheiro.

A Liga INATEL contou com a participação de 12 municípios – Famalicão, Paredes, Resende, Gaia, Matosinhos, Penafiel, Vila Conde, Santo Tirso, Lousada, Gondomar, Castelo de Paiva e Baião – num total de150 atletas.

 

Famalicão: Ala da Frente com nova exposição da autoria de Pedro Proença

“Sonetário” é um trabalho artístico da autoria de Pedro Proença e encontra-se exposto na galeria municipal, Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, até dia 9 de fevereiro do próximo ano. A inauguração aconteceu no passado sábado, 19 de outubro, com a presença do artista.

A nova exposição da galeria municipal volta a contar com curadoria de António Gonçalves. Segundo o artista, as obras “resultam do trabalho desenvolvido com base no modelo do soneto e, em particular, com base no trabalho do psiquiatra americano Merrill Moore, que serviu de foco de interesse para Pedro Proença fomentar a ideia de sonetos e imagens que partilhem um mesmo espaço nas páginas de um livro”.

O artista Pedro Proença levanta um pouco o véu sobre os elementos que o inspiraram na criação de “Sonetário”. “Há algo de enigmático, hierático e sacerdotal nos livros”, explica. “As imagens devolvem-nos algo de concreto e universal ante os mecanismos de abstração próprios da escrita e da linguagem verbal”.

A exposição “Sonetário” de Pedro Proença tem entrada livre e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos fins-de-semana das 14h30 às 17h30, no espaço da Ala da Frente, localizado no Palacete Barão da Trovisqueira (Museu Bernardino Machado), na rua Adriano Pinto Basto, em Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Já foram recolhidas 13 toneladas de cápsulas de café para reciclagem

Os famalicenses já depositaram 13 toneladas de cápsulas de café usadas nos capsulões espalhados pelo concelho. Uma estratégia do município para recolher e valorizar este tipo de resíduos, desde o final de 2023.

Depois da instalação dos primeiros 20 capsulões, a autarquia instalou este mês, mais 30 equipamentos para a deposição de cápsulas de café usadas nas freguesias, contabilizando um total de 50 capsulões distribuídos por todo o concelho.

O plástico e alumínio das cápsulas vão ser reciclados e as barras e filtros de café vão para compostagem.

Os famalicenses que queiram reciclar estes materiais devem inserir as cápsulas de café usadas num saco de plástico fechado, dirigir-se a um dos capsulões disponíveis em todo concelho e depositá-lo dentro do equipamento. A localização dos capsulões pode ser consultada no site do município, em www.famalicao.pt/recolha-de-capsulas-de-cafe

Recorde-se que a implementação deste projeto surgiu do protocolo celebrado, entre o município de Vila Nova de Famalicão, a AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, e as empresas Nestlé, Delta Cafés, Massimo Zanetti, Newcoffee, JVM, José Maria Vieira e UCC Coffee, – comercializadoras de café em cápsula para consumo doméstico em Portugal.

Famalicão: No Dia da Freguesia, Delães inaugura o novo auditório

A 9 de novembro, o Dia da Freguesia terá como momento alto a inauguração do Auditório da Casa de Delães, em sessão marcada para as 10 horas, com os habituais discursos, homenagem aos ex-membros da Assembleia de Freguesia e a atuação de várias associações locais. Entre as 12 e as 18 horas estará patente a exposição “Escutismo, filosofia de vida”.

A noite, às 21h15, decorre a Gala Delães.

Esta data «serve para valorizar Delães, os delaenses e os seus feitos». A Junta de Freguesia procura neste dia «realçar aqueles que individual ou coletivamente se notabilizaram no panorama local, concelhio ou nacional e que têm Delães como denominador comum». Ainda numa publicação nas redes sociais, o executivo autárquico considera que a este tributo acresce a inauguração do Auditório da Casa de Delães.

Este espaço dedicado à arte e ao entretenimento, mas também de cariz educacional e formativo, tem capacidade para mais de 260 lugares e representa um investimento municipal superior a um milhão de euros.

Famalicão: Doçuras ou travessuras e música no centro da cidade

O Dia das Bruxas chega à cidade este fim de semana com o Mercado Doçura ou Travessura, com doces, salgados, vinhos, licores e sumos.
No sábado, o mercado estará aberto das 10 às 20 horas. Neste primeiro dia, às 14 horas, há um momento cultural dinamizado pelo Tatu & CIA. Pelas 16 horas, são as Concertinas Monte Santo André que vão animar o centro da cidade.
No domingo, os famalicenses podem visitar os expositores até às 18 horas.
O “Vai à Vila – Mercados Urbanos” é uma iniciativa municipal que decorre durante todo o ano no centro da cidade. Dar “vida” a este espaço citadino e visibilidade às instituições participantes são os grandes objetivos desta iniciativa.