Festival de Cinema Jovem de Famalicão com inscrições abertas até 7 de outubro

As inscrições de curtas-metragens estão abertas até 7 de outubro. A última fase da sétima edição do Ymotion vai realizar-se do dia 8 até ao dia 13 de novembro. “O Ymotion é a grande referência em Portugal do cinema jovem”, declarou o jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha.

Rui Pedro Tendinha, também comissário do Ymotion, juntamente com a vereadora da Juventude do município famalicense, Sofia Fernandes, lançaram o desafio à participação no festival, na última sexta-feira, dia 7 de maio. O argumentista Tiago R. Santos e o jornalista Tiago Alves também estiveram presentes no lançamento.

Neste encontro também foi divulgado os elementos do júri da nova edição. É presidido pelo argumentista Tiago R. Santos e composto por Leonor Teles, realizadora e vencedora do “Urso de Ouro” de curta-metragem, na edição de 2016 do Festival de Berlim, por Filipe Ruffato, realizador vencedor da última edição do Ymotion, Benedita Pereira, atriz, e pelos jornalistas Tiago Fernandes, Pedro Oliveira e Ana Markl.

O Festival de Cinema Jovem vai ser responsável por atribuir oito prémios: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, à melhor curta-metragem; vão ser ainda entregues prémios nas categorias de “Prémio Escolas Secundárias” e “Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, de “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros, e prémios para “Melhor Representação”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.

A fase final, a realizar-se de 8 a 13 de novembro, vai ser dividida entre a Casa da Juventude, Centro de Estudos Camilianos e a Fundação Castro Alves. Na noite do dia 13 de novembro vão ser conhecidos os vencedores. Durante a semana de encerramento, vai realizar-se a habitual mostra “O Novíssimo Cinema Português”, coordenada por Rui Pedro Tendinha. Adicionalmente, no dia 12 de novembro, a banda Capitão Fausto vai protagonizar um momento musical no Centro de Estudos Camilianos, seguido de uma conversa com a audiência sobre o filme concerto “Sol Posto”.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.

 

Chuva está de volta na terça-feira

A chuva estará de regresso na próxima terça-feira, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ainda segundo o IPMA, até quinta-feira as temperaturas em Famalicão não deverão ultrapassar os 28 graus.

Terça-feira será o dia mais fresco da semana, com uma máxima de 22 graus.

Veja a previsão ao detalhe aqui

Continental: Pneus produzidos em Famalicão a partir de garrafas já começaram a ser vendidos

Já começaram a ser comercializados os pneus da Continental, produzidos na unidade de Vila Nova de Famalicão, a partir de garrafas de plástico.

A novidade foi anunciada pela empresa que refere que “desenvolveu a chamada tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional no pneu e que está em produção em série desde abril de 2022. O novo material de alto desempenho já está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6”.

Neste tipo de pneus o poliéster utilizado é fabricado a partir de garrafas de água e sumos de plástico PET.

F.C.Famalicão perde em casa com o S.C. Braga (0 – 3)

O Futebol Clube de Famalicão estreou-se esta época em casa com uma derrota, diante do S.C. Braga.

Os golos foram somente apontados pela equipa visitante, aos minutos 13, 19 e 79.

Na classificação, ao fim de duas jornadas, o Futebol Clube de Famalicão continua sem pontuar no campeonato.